Devido às constantes reclamações de usuários sobre o preço cobrado pela água, o vereador Levy Xavier Ferraz (Republicanos), fez uma pesquisa de preços e constatou que os preços são similares, apenas uma das cidades da região cobra valores abaixo dos praticados em Santa Gertrudes, e sugeriu à BRK Ambiental, responsável pela distribuição, realize campanhas educativas de conscientização do uso racional da água.
O vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), constantemente cobra da BRK preços mais justos, relatando reclamações de famílias que pagam valores altos. “Tem que abaixar o preço, tem casas com duas pessoas e a conta chega alta, 350 Reais; precisa instalar os aparelhos de bloqueio de ar e gostaria que o Prefeito e a BRK viessem aqui [na Câmara] explicar o que está acontecendo”, cobrou Totó durante a sessão desta semana.
Levy acredita que falta orientação: “é importante fazer campanhas educativas para ajudar o munícipe a gastar menos”, enfatizou. Ainda sobre água, o Vereador contou que visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA), e indagou se a BRK realiza análises periódicas da água do Córrego Caju, relatando que houve morte dos peixes em lagoa próxima e está preocupado que ocorra vazamento de água contaminada na água captada para distribuição à população.
O presidente da sessão, vereador José Luis Vieira (Ratinho-MDB), atual vice-presidente, que assumiu os trabalhos enquanto o presidente Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), se restabelece de cirurgia, também comentou as reclamações. “Não pode desperdiçar água, nem energia; é preciso economizar, fechar as torneiras, apagar as luzes quando sair do cômodo. 20 anos atrás, não tínhamos água; mesmo em época de chuvas, bairros inteiros ficavam sem abastecimento, impedia até o crescimento da Cidade; hoje, não falta nem em período de estiagem, temos que por tudo isso na balança”, e avisou: “daqui a sete anos, o contrato com a BRK poderá ser renegociado, quem for vereador terá esta opção”. Ratinho afirmou: “temos que justificar nossas ações, sempre tomei decisões pensando no bem coletivo, quando votei a favor da concessão, achei que era a melhor alternativa; trabalho para o povo, busco emendas, e sempre que possível elas são direcionadas para a Saúde, que acho fundamental”, concluiu.
Na ordem do dia da 2ª sessão ordinária do ano, realizada dia 11 de Fevereiro, foram aprovados, em primeira discussão, os projetos de lei (PLs): PL 11, que estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares - autoria do vereador Isaias Couto (PSC); o PL 12, que ajusta os vencimentos dos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde ao piso nacional, R$ 1.400,00; o PL 13, implantação do Programa de Desligamento Voluntário dos Empregados Públicos da Prefeitura (PDV); e o PL 14, que solicita autorização para a Prefeitura firmar convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), todos de autoria do Executivo. Os projetos foram aprovados em segunda votação, em sessão extraordinária, realizada dia 12 de Fevereiro, às 15 horas.
O PL 10, sobre isenção de impostos previstos na Lei Municipal 2593, de 2015, sobre política de incentivos e desenvolvimento social, e cria o Programa de Desenvolvimento Econômico e Social, garantindo investimentos e empregos gerados na Cidade (do Executivo), foi retirado da pauta por estar em análise na Comissão de Justiça e Redação. O Presidente solicitou urgência aos membros, “devido à abertura de cerca de 300 novas vagas de empregos”.
Em votação única, foram aprovados seis projetos. Os projetos de decreto legislativo 01, 02 e 03, apresentados por José Luis Vieira, e o 04, de Aécio Bisesto (Parana-PTB), concedendo títulos de Cidadãos Santa-gertrudenses aos senhores: Valdemar de Souza Oliveira, Nelson Domingues, Carlos Alberto do Carmo e Sebastião Lacerda Moraes; o projeto de resolução 01, da mesa diretora, estabelecendo regras para o uso do plenário da Câmara; e o projeto de decreto legislativo 5/2020, que dispõe sobre as contas da Prefeitura referentes a 2017, este em votação nominal, aprovado seguindo o parecer do Tribunal de Contas, autoria da mesa diretora.
Também foram aprovadas três moções de aplausos de reconhecimentos à: Ângelo Aparecido Marco, Ademir Nunes Barbosa e Cristiano de Jongh, todos pelos mais de 20 anos de serviços prestados à Guarda Civil, apresentados pelo vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC). O requerimento solicitando a transferência para a Latina, do serviço de recolhimento “Cata Treco”, assinado por Ratinho, Isaias e Paraná, recebeu consentimento dos demais legisladores.
Indicações de Willian Bento (PTB), pleiteiam a inscrição da Corporação Musical Augusto Trambaioli no Prêmio Funarte de apoio a Bandas de Música 2020, que distribuirá gratuitamente 790 instrumentos de sopro para 158 conjuntos musicais, bandas de concerto, filantrópicas e sinfônicas, e sociedades musicais; reparos e manutenção na pista de caminhada do largo do Jequitibás; e na calçada da Avenida Remolo Tonon, na praça Tereza Biaggi Buschinelli; Isaias e Ratinho pedem a implantação de redutores de velocidade na Rua Pérsio Franco Corrêa Júnior, próximo ao número 980.
Na tribuna, preocupado com acidente devido a queda de árvore a Rua 0, Levy cobrou intensificação no serviço de vistoria e poda das “árvores antigas”, para detectar problemas e possíveis quedas, causando acidentes graves. Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), informou que já fez solicitação de vistoria e Willian Bento (PTB), disse que, em 2018, também reivindicou vistoria e que existem empresas especializadas neste tipo de trabalho.
Levy prosseguiu solicitando reparos nos buracos próximos à ETA; e voltou a cobrar resposta sobre o condomínio residencial Recanto Flafer. Totó pediu para que a Latina seja oficiada e realize a coleta de lixo dos contêineres com mais frequência, explicando que, principalmente nos finais de semana, as caixas coletoras não comportam o volume de lixo, que caem nas ruas; voltou a cobrar a instalação de toldo na Escola Antonio Filier, reparos no telhado do prédio do Hospital e solução urgente para paciente que aguarda por cirurgias há três anos; pleiteou aumento da área do cemitério; relatou que esteve na sede do Caps e verificou que no local havia entulho (madeiras, galhos etc.), possibilitando procriação de animais peçonhentos, pediu a retirada do material e foi atendido. O vereador reclamou que, mesmo os consumidores pagando taxa de serviços, existem muitas lâmpadas queimadas e demora na troca; e reforçou: “ainda não vi a outra viatura da Guarda, comprou duas e só tem uma, onde está a outra?”.
Willian Bento comentou duas das indicações apresentadas por ele: a importância em aderir ao prêmio Funarte como forma de incentivar os músicos e renovar os instrumentos, e manutenção na área de lazer do Jequitibás: corte do mato na pista de caminhada e colocação de pedras, tampar os buracos onde acumula água da chuva. Willian ainda cobrou retorno às reivindicações feitas ao secretário Estadual do Meio Ambiente, Marcos Penido: “estive com o Secretário e apresentei algumas demandas, o Município está tomando medidas, mas precisamos do apoio do Estado; ele disse que daria retorno em 90 dias e o prazo passou há tempos”, concluiu.
Durante os trabalhos, deram entrada quatro projetos de decreto legislativo, todos de autoria de Paraná, concedendo título de Cidadãos para: José Maciel Pontes, Antonio Evangelista Emerick, Antonio de Paula Sobrinho e Luís Roberto de Sousa.
A próxima sessão ordinária será dia 18 de Fevereiro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 14 de fevereiro de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O projeto que institui o programa de demissão voluntária de servidores do Poder Executivo deu entrada na Câmara na sessão ordinária desta semana, realizada dia 7 de abril. Também foram apresentados...
Fundada em 1949, no dia 6 de abril era realizada a primeira sessão da Câmara Municipal de Santa Gertrudes. 76 anos depois e ao longo de 19 legislaturas, os vereadores seguem defendendo os interesse...
Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...
O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), convocou os demais vereadores para uma sessão extraordinária, realizada para discutir e votar projetos em regime de urgência. Sete legisladores comp...
Os projetos que definem o reajuste nos vencimentos dos funcionários da Câmara e da Prefeitura, deram entrada na Casa durante a sessão ordinária desta semana. O Projeto de Lei (PL), 17/2025, do Exec...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.