A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica realiza neste mês a “Campanha de Intensificação de Busca Ativa de hanseníase” que acontece de até 31 de outubro de 2017 em todas as unidades de saúde do município.
O objetivo é alertar a população sobre os sintomas da doença e o tratamento gratuito oferecido pelo SUS.
O QUE É HANSENÍASE?
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae.
A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação na doença.
COMO SE PREVINE A HANSENÍASE?
A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física e condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.
Outra dica importante é que quando for diagnosticado um caso de hanseníase os familiares e pessoas próximas procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.
COMO SE TRATA A HANSENÍASE?
O Tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antibióticos são usados para tratar as infecções. Nas formas mais brandas (paucibacilar) demora em torno de seis meses, já nas formas mais graves (multibacilar) o tempo é aproximadamente um ano.
É fundamental seguir o tratamento, pois é eficaz e permite a cura da doença, caso não seja interrompido. A primeira dose do medicamento já garante que a hanseníase não será transmitida.
COMO SE PEGA A HANSENÍASE?
A transmissão acontece através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.
Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente. O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.
COMO SABER SE ALGUÉM ESTÁ COM HANSENÍASE?
A hanseníase acontece primeiro na pele e os nervos periféricos, e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.
Nas áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração. Quando lesiona o nervo da região em que se manifestou a doença, causa dormência e perda de tônus muscular na área.
Podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos; e pode haver alteração na musculatura esquelética causando deformidades nos membros.
ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?
Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.
NÃO ESQUEÇA
A hanseníase tem cura, desde que tratada adequadamente.
O tratamento NÃO deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros Não transmite hanseníase. Beijos e abraços também não.
Procure uma unidade de saúde o mais rápido possível, a qualquer aparecimento de um ou mais sintomas da hanseníase.
Divulgação:
Janyne Godoy
Assessoria de imprensa
Prefeitura Municipal
Publicado em: 23 de outubro de 2017
Publicado por: Divulgação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024 A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...
Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...
Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...
Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...
Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...
A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.