Notícias



Projeto do Cismetro chega à Câmara. Vereadores pedem cancelamento do contrato com a Odebrecht

Visualize fotos

Deu entrada durante a durante a 8ª sessão ordinária, realizada dia 18 de abril, projeto de lei do Executivo (PL 09), solicitando autorização para o Município integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde, uma opção para atendimento do setor de Saúde. Para esclarecer os moradores sobre seu funcionamento, durante os trabalhos foi exibida reportagem em vídeo, onde o presidente da Casa, vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) e a secretária de Saúde, Vivian Cristina Filier Gonçalves explicam como funciona o Cismetro.

Dentre os requerimentos aprovados, está o que solicita ao Prefeito estudar a possibilidade de cancelamento do contrato com a Odebrecht Ambiental – responsável pelo serviço de água e esgoto. O motivo é o envolvimento da Empresa em escândalos de superfaturamento de obras públicas e pagamento de propina a partidos e políticos. O documento foi assinado por oito vereadores; somente Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) não participou do pedido, alegando acreditar que mudar a empresa não vai resolver problema dos valores cobrados pela água na Cidade.

Rever os valores e faixas de cobrança da água tem sido assunto dos legisladores em várias reuniões e, nesta terça-feira, foi aprovado o requerimento 28/2017, onde José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) pede que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo (Arsesp) seja acionada para rever a tarifa dos micro e pequenos estabelecimentos comerciais, que pagam o mesmo que as grandes empresas.

Na tribuna, Totó voltou a cobrar ações para resolver a falta de medicamentos nas farmácias municipais. Washington Luiz Pereira (PSDB) reafirmou a necessidade de instalação de um posto de Sebrae, da implantação de uma Incubadora de Empresas – parceria com o Sebrae e Ciesp, além da criação de um mini distrito industrial.

Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC) contou que foi conhecer a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, em Piracicaba, e sinalizou a necessidade de Santa Gertrudes participar do projeto, realizado através de Parceria Público Privada (PPP). O Vereador relatou que 85% do lixo são reaproveitados e que o lixo orgânico é transformado em energia (gás). “Santa [Gertrudes] poderia enviar o lixo para a Central. Lá, o material é pesado e vendido, e o valor debatido do que seria pago. Seria uma economia importante”. Além de Alexandro, foram conhecer o Ecoparque os vereadores Willian José Bento (PTB) e Washington, e o vice-prefeito Glalson Chamon da Silva (PSDB).

A necessidade de veículo para transportar as profissionais de saúde que atendem em domicílio, foi ratificada por Isaias Lino do Couto (PSC). O Vereador apresentou Indicação solicitando que a Prefeitura destine um veículo para o serviço, explicando que, “se os profissionais se deslocarem de carro, eles conseguem atender um número maior de pacientes”. Isaias também pediu para que o Departamento de Obras diminua a inclinação da rampa de acesso às instalações do Clube do Vovô e comentou: “é preciso mais carinho e valorização do idoso”.

José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) levantou bandeira em defesa da continuidade do convênio Prefeitura e a Etec “Prof. Armando Bayeux da Silva”. Pela parceria, a Prefeitura oferece espaço e a Escola envia professores e material didático para que as aulas aconteçam em Santa Gertrudes, evitando que os alunos tenham de se dirigir até Rio Claro para estudarem. O Vereador atendeu pedido de um grupo de alunos de Logística que acompanham a sessão do plenário. “É preciso investir na educação e, se tem demanda, temos que fazer esforços para facilitar o acesso à educação”, disse Ratinho.

“Além dos inúmeros problemas que a Odebrecht causou em nosso País, os Correiros também tem deixado a desejar. A autarquia federal está falida e quem tem que pagar os prejuízos é a população”, desabafou Willian. O líder do Prefeito na Câmara foi questionar os responsáveis pela Agência local e recebeu resposta que faltam funcionários. “Não tem funcionário suficiente para atender a Cidade e, como os boletos chegam atrasados, as pessoas têm que pagar as contas com juros e multa”. O Vereador comentou sobre a não realização do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nas escolas da Cidade, devido a falta de profissional habilitado para proferir as palestras e informou ao Prefeito que a Guarda Municipal tem profissionais capacitados a realizar o projeto.

A próxima sessão ordinária será dia 25 de abril, no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara Municipal, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e é aberta à população. As sessões são transmitidas ao vivo pela internet e através da TV Claret, das 19h30 às 21 horas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 20 de abril de 2017

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!