Notícias



Vereadores debatem falta de infraestrutura e saúde

Visualize fotos

A 9ª sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes foi pautada em dois principais assuntos: saúde e infraestrutura de tráfego. Ao fim do expediente e da ordem do dia, os vereadores foram à tribuna discutir e procurar soluções conjuntas para as áreas vitais ao bem-estar da população e para o crescimento da Cidade.

Após a ordem do dia, onde foram votados e aprovados três projetos de lei e moções, os pronunciamentos na tribuna começaram com o vereador Glalson Chamon-PSDB, relatando a necessidade de manutenção nas sinalizações de trânsito “que precisam estar sempre visíveis para evitar acidentes e orientar o trânsito, mas estão apagadas”.

Marcelo Ferreira (dr. Marcelo-PSD), presidente da Câmara, e Levy Xavier Ferraz (PRB), opinaram, concordando que as placas de trânsito e sinalizações de solo devem ser repintadas. “Precisa também demarcar os locais dos coletores de lixo e seria interessante que a Latina [empresa responsável pela limpeza urbana] fizesse uma pesquisa para saber se o local das caçambas está satisfatório para os moradores”, sugeriu dr. Marcelo.

Levy destacou que em muitos locais a sinalização não existe, principalmente nas lombadas e relatou problemas em áreas de recreação infantil no Jardim Parque Industrial e no Ipês. No primeiro, “devido as obras na SP-316, a pista ficou bem próxima ao parque e, mesmo com a tela de proteção está perigoso”. Ele relatou, ainda, que dois aparelhos da “academia ao ar livre” foram retirados e precisam ser realocados, “são os mais usados, principalmente, por idosos”. Chamon denunciou: “retiraram as árvores que davam sombra para as mães que ficam observando as crianças”. Na outra área, o problema é o mato alto que está impossibilitando a utilização dos brinquedos.

Outra queixa é com relação à falta de ampliação nos viadutos para permitir a passagem de veículos grandes: o que fica próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) – que dá acesso à SP 316 – e o localizado na SGT-153 (Luiz Carlos Azorli) – que diminuiria consideravelmente o fluxo de caminhões dentro da Cidade. “Uma cidade só se desenvolve com infraestrutura. Estamos recebendo uma obra de infraestrutura muito grande [na Rodovia Constante Peruchi], importante para as indústrias e à população em geral, mas sem as ampliações o acesso continuará restrito”, enfatizou Levy, lembrando que há quase quatro anos foi liberado financiamento para os alargamentos.

Marcelo explicou que as ampliações dos pontilhões ainda não foram realizadas devido à falta de verba. “Não temos verba para isso, mesmo com financiamento liberado, não foi possível pegar o dinheiro porque não teria como pagar. O ideal seria conseguir emendas parlamentares e mesmo assim teríamos que arcar com a contrapartida, verba municipal e, como aplicar dinheiro em obras, mesmo importantes, com os problemas que temos na área da saúde?”, questionou.

“Falando em saúde, a situação está insustentável. Eu tenho recebido muitos pedidos de ajuda de pessoas que aguardam há anos por cirurgias simples, de pequeno porte, consultas com especialistas e exames, e acredito que todos os vereadores também recebem este tipo de pedido de socorro”, afirmou Luiz Basso (PR). O Vereador solicitou ao Presidente para comentar se conseguiu avanços no projeto para realizar um mutirão de cirurgias. “Iniciamos o processo de mapeamento das cirurgias em espera, contatei alguns colegas e hospitais que poderiam participar, mas está complicado, o custo operacional é alto e a Prefeitura não tem como arcar. Continuo tentando, nunca vou desistir e, agora que consegui uma abertura - na verdade uma pequena fresta – para cooperar com a área da saúde, vou fazer o possível e o impossível para melhorar a qualidade da nossa saúde pública”, explicou dr. Marcelo.

O Presidente da Câmara informou que na próxima terça-feira, 26, haverá um programa especial, e o convidado é o prefeito Rogério Pascon. O programa será exibido ao vivo, das 19h30 às 21 horas, pela TV Claret, canal 19. A próxima sessão ordinária será dia 3 de maio.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 20 de abril de 2016

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!