Seguindo a linha “a união faz a força”, deu entrada durante a 5ª sessão ordinária, dia 15 de março, mais uma propositura assinada por todos os vereadores. O método é iniciativa do presidente da Câmara, vereador Marcelo Ferreira, utilizado para “dar mais força às solicitações”. Desta vez, o assunto que recebeu aval dos nove legisladores é um pedido que tramita há quase 10 anos: a instalação de uma agência ou posto de serviços do Itaú pata atender aos muitos trabalhadores que recebem seus pagamentos pelo Banco e precisam se deslocar até cidades da região para sacar o dinheiro.
Comentando o assunto, o vereador Luiz Basso (PR), lembrou que em junho de 2013 a Câmara recebeu informação que no final daquele mês, começariam as obras da agência local do Banco; mas tempos depois, em resposta à Câmara cobrando a obra, a diretoria do Itaú informou que não existe projeto para instalação de agência na Cidade. “Talvez tenham desistido devido ao difícil momento econômico que o País está vivendo; mas vamos continuar pedindo, somos brasileiros e não desistimos nunca”, afirmou.
Marcelo mandou seu recado ao Itaú: “se a crise é o problema, são eles que menos sofrem, porque é nesta época que as pessoas mais procuram os bancos para contratar empréstimos e, com os juros nas alturas, os bancos lucram muito; então, é a hora do Itaú abrir uma agência aqui”.
O requerimento 08/2016, que também deu entrada durante a sessão, solicita ao Executivo, a criação de um projeto criando um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para os funcionários públicos, iniciativa do vereador José Luis Vieira (Ratinho-PMDB). Também foram apresentadas seis indicações.
A indicação 12/2016, autoria de Levy Xavier Ferraz (PRB) pede reforço na fiscalização do Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”, proibindo o trânsito de veículos pesados pelo local, visando maior segurança. José Valter Ceregatto (Titão-Dem), Levy, Basso, Antonio Carlos Candido (Gordinho) e Aécio Bisesto (Paraná), ambos do PTB, solicitam que seja delimitado estacionamento para motos em frente às agências bancárias e, no caso da Caixa Econômica Federal, o aumento do número de vagas. Em outro documento, Basso e Titão reivindicam que a “Prefeitura disponibilize ônibus para o transporte de alunos que estudam em Rio Claro”. Na ordem do dia foram aprovadas quatro proposituras.
Glalson Chamon (Pros) foi à tribuna informar que os serviços de limpeza de terrenos e espaços públicos deve se intensificar, e que a empresa para tapar buracos no asfalto já está contratada: “a Prefeitura está renovando o contrato com a empresa responsável pela limpeza e pediu o aumento de funcionários para realizar o serviço e uma operação tapa-buracos deve começar em breve”.
Basso também comentou a necessidade de reparos no asfalto. “Buraco é um problema de segurança geral e, no caso de uma pessoa cadeirante, que mora na Rua Antônio Bertazzo, é mais grave ainda, já que ela não pode sair de casa com segurança, pois tem um buraco na rua em frente sua casa”. O Vereador também reforçou o pedido para fretamento de ônibus para estudantes. “Muitas pessoas procuram se aperfeiçoar profissionalmente e, como aqui não tem faculdade, têm de ir a Rio Claro. Como os gastos são grandes, pagar pelo transporte inviabiliza os estudos. Peço ao nosso Prefeito que ofereça este benefício para quem quer estudar”, enfatizou.
A reportagem exibida nesta semana teve como tema a segurança, mostrando o novo prédio onde funcionará o Pelotão da Polícia Militar e a necessidade de verba para reforma do local. “A Câmara, junto com algumas lideranças, trabalhou muito para conseguir um local para a PM. Vamos continuar na ‘luta’ e tomara que as conquistas evoluam, vamos buscar sanar as carências de nossa Cidade. Parabéns ao Prefeito e aos vereadores pela conquista”, comemorou Marcelo.
O Presidente da Câmara comunicou seu desfiliamento do Partido Democrático Trabalhista (PDT) onde era vice-presidente e explicou o por quê. “Estava há muito tempo no PDT. Tínhamos um Partido atuante, com diretoria formada e bem representado. Sem qualquer comunicado anterior, chegou um indivíduo, tomou o partido e se tornou presidente. Não recebemos qualquer comunicado oficial”, afirmou. Marcelo explicou que usou o período de “janela de transferência” e oficializou sua saída. “Hoje estou livre e vou estudar para qual partido irei. Agora é o início de um novo tempo”, concluiu.
A próxima sessão ordinária será dia 22 de março, terça-feira, das 19h30 às 21 horas, com transmissão ao vivo pela TV Claret, canal 19. Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Publicado em: 17 de março de 2016
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024 A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...
Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...
Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...
Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...
Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...
A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.