Notícias



Refis, dengue e lixo são destaques durante sessão

Visualize fotos

A 26ª sessão ordinária, realizada dia 1 de dezembro, teve início com um recado enviado pelo prefeito Rogério Pascon. “O Prefeito pediu para que eu lembrasse às pessoas que estão em atraso no pagamento de taxas, tarifas e impostos municipais que procurem a Secretaria de Finanças para refinanciar os débitos, até o dia 11 deste mês, aproveitando os descontos e isenções oferecidos”, comunicou o presidente da Câmara, vereador Marcelo Ferreira (PDT).

Marcelo comentou que a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal está abaixo do esperado e a inadimplência prejudica a administração da Cidade, já que diminui consideravelmente a arrecadação. “Sei que a maioria das pessoas está sem dinheiro, mas esta é uma boa oportunidade para quitar e ficar em dia com os pagamentos”, afirmou.

A dengue e os cuidados para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti também foram destaque nos comunicados do Presidente. “Com as chuvas, é necessário intensificar as ações de combate ao mosquito e evitar a proliferação das doenças. Agora temos mais uma ameaça - a microcefalia - então, vamos fazer o dever de casa e eliminar possíveis criadouros”, pediu.

Como um incentivo ao combate à dengue, Marcelo Ferreira sugeriu ao Executivo uma ação envolvendo os agentes de saúde, com descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Pela sugestão, ao realizar as vistorias, os agentes avaliam o local e, se estiver tudo certo, carimbaram o carnê do IPTU, mês a mês, dando direito ao desconto.

A instalação de lixeiras no Centro foi comentada pelos vereadores na tribuna. Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB) disse que até fevereiro todos os bairros serão contemplados com os coletores de lixo orgânico e alertou para que não joguem animais mortos no local. Já Luiz Basso (PR) citou que, como é uma experiência nova, as pessoas podem apresentar alguma resistência, mas “os pós são maiores do que os contra” e que “temos que aprender a usar, porque vai melhorar a coleta, diminuir a sujeira nas ruas e os bichos”. Glalson Chamon (Pros) pediu às pessoas que colaborem e depositem o lixo orgânico nas caçambas: “não tendo sujeira, não teremos bocas de lobo entupidas”.

O requerimento 60, de autoria de Chamon, foi elogiado pelos colegas. No documento, o Vereador pede ao Executivo que “viabilize a criação de uma usina de reciclagem de lixo”, também como medida para cuidar do meio ambiente. Levy comentou que o pedido é importante: “em médio prazo ninguém mais poderá jogar lixo, teremos que reciclar e podemos gerar energia com o lixo que não reciclável”. Há dois anos, a Câmara trouxe uma empresa de reciclagem de lixo com geração de energia para uma reunião na sede da Aspacer. Os diretores apresentaram aos vereadores, Prefeito e ceramistas, um projeto para instalar uma usina em Santa Gertrudes, que poderia atender outras cidades da região. O projeto não teve andamento.

Levy Xavier Ferraz (PRB) informou que visitou a nova sede da Secretaria de Obras e agradeceu ao Prefeito por ter atendido a solicitação e transferido a Secretaria do prédio da antiga estação, local que não atendia as necessidades e estava infestado de escorpiões. “Agora os funcionários estão trabalhando num local adequado, sem correr riscos”.

Gordinho lembrou que há três anos os vereadores cobram a criação de um distrito industrial. “Neste momento, quando o País passa por momento difícil, em crise, um distrito industrial forte traria mais oportunidades. É preciso investir em educação e geração de emprego”. Marcelo concorda da necessidade de mais indústrias e diversificação do parque fabril, que hoje é basicamente de produção de revestimentos cerâmicos. “Tenho certeza que as cerâmicas do nosso polo vão conseguir superar a crise, este momento difícil vai passar”.

Ausência

A ausência do vereador José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) foi justificada. O Presidente da Câmara comunicou que o Vereador requereu afastamento por problemas de saúde. “Em função da minha profissão e como Presidente não tenho como não acatar o pedido em decorrência de doença. Vamos torcer para que o Zé Luis fique bom logo”, desejou Marcelo, que é médico, explicando que o atestado médico é por 15 dias, não prorrogável.

A próxima sessão ordinária será dia 8 de dezembro, sendo os trabalhos transmitidos ao vivo, das 19h30 às 21 horas, pela TV Claret, canal 19, pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 03 de dezembro de 2015

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!