Notícias



Projetos importantes em pauta

Visualize fotos

Três importantes documentos deram entrada durante a 17ª sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes, dia 1 de setembro. Dois projetos de lei (PLs), sobre a remoção de veículos abandonados nas vias públicas; e ajuste dos vencimentos dos agentes de saúde; e processo do tribunal de Contas (TC) referente às contas públicas da Prefeitura, exercício 2013.

Devido ao pedido de urgência do executivo, autor do PL 19, que solicita aval da Câmara para ajustar “os vencimentos dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias ao piso nacional”. Após ter aprovação dos vereadores, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Ferreira (PDT), atendeu à solicitação, explicando que “não é reajuste, é fazer valer a lei e oferecer um salário mais digno às agentes que realizam seu trabalhado com eficiência e simpatia. Já passou da hora, apesar do valor ser muito aquém do que deveria ser”.

O Processo 001689/026/13 foi encaminhado à Câmara pelo TC, emitido com “parecer favorável à aprovação das contas do Prefeito Municipal de Santa Gertrudes, relativas ao exercício de 2013. Marcelo Ferreira determinou 30 dias para que os documentos enviados sejam avaliados pelas comissões da Casa. Também deram entrada outros 10 trabalhos e apresentadas  13 indicações. Na ordem dia foram aprovadas sete proposituras.

Dentre as indicações, destaque para alguns trabalhos como o apresentado por José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), José Valter Ceregatto (Titão-Dem), Aécio Bisesto (Paraná-PTB), e Valério Gaioto (PR) querendo a substituição das árvores “que não se desenvolveram” por outras mudas. Em outra indicação, os mesmos vereadores, com o reforço de Glalson Chamon da Silva (Pros) e Levy Xavier Ferraz (PRB), querem uma parceria entre Prefeitura e Odebrecht, para realização de um mutirão de arborização em toda a Cidade, criando várias áreas verdes, como forma de diminuir os problemas causados pelos altos índices de poluição.

Também é importante relatar a indicação 101, de Luiz Basso (PR), reivindicando ao Prefeito a compra de um aparelho de Decibelímetro Digital para equipar a Guarda Municipal e, assim, oferecer bases técnicas na fiscalização de estabelecimentos e veículos com som alto. O Presidente da Casa sugeriu analisar a lei municipal que trata do assunto, “porque não adianta medir a altura se não tem como punir, precisamos encontrar uma forma de fazer quem está fora da lei de cumpri-la”. Marcelo afirmou que é difícil viver em comunidade, “tenho sorte em ter vizinhos bastante educados, mas tem gente que sofre muito com barulho nas ruas e até dentro de suas casas”.

A indicação 109 traz um pedindo importante para o diagnóstico médico. Marcelo solicitou ao prefeito Rogério Pascon, a compra de um leitor de DVD para a Rede Municipal de Saúde, necessário para a “leitura” de exames digitalizados. “Os exames vêm digitalizados e como a Rede não tem nenhum aparelho de leitor, está impossível ler os resultados, impedindo o trabalho do corpo clínico”.

Chamon foi à tribuna enfatizar a necessidade de desassoreamento das represas da Fazenda São Bento e cobrou um projeto de recuperação das matas ciliares e preservação das nascentes, como forma de prevenir a falta de água. Levy comentou que a represa da Fazenda Harmonia também está assoreada: “a profundidade que era de cinco metros, hoje está com apenas meio metro de água devido ao acúmulo de detritos”.

Sobre o assunto, Marcelo relatou que anos atrás procurou a Odebrecht para discutir a possibilidade de a água das represas ser usada para abastecimento e foi informado que a água é insuficiente, “o total dessas represas representa apenas uma hora do consumo diário da Cidade. É importante este trabalho, mas não para ajudar no desabastecimento”. Ratinho colaborou ratificando que é muito importante a recuperação e preservação da natureza: “na televisão existem programas que mostram exemplos bem sucedidos de recuperação de rios e lagos, como o Globo Rural, é só assistir e colocar em prática”.

Basso pediu providencias com relação ao trânsito no Jardim D’Itália II. O Vereador relatou denúncia de moradores que informaram que, com a interdição de vias - como a Albino Codo - e outras “fechadas” para aulas e exames de autoescola, os veículos longos, quando chegam a algum ponto onde a via está interrompida, não conseguindo voltar, fazem retorno por cima de terrenos, levantando poeira e quebrando guias e sarjetas. “É preciso providências urgentes”, cobrou.

A próxima sessão ordinária será dia 8 de setembro, sendo os trabalhos transmitidos ao vivo, das 19h30 às 21 horas, pela TV Claret, canal 19, pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 03 de setembro de 2015

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!