Notícias



Água: Decreto define situação de emergência. Vereadores repudiam matérias caluniosas

Visualize fotos

Como foi antecipado no programa da Câmara do dia 28 de outubro, a Prefeitura declarou “situação de emergência” em Santa Gertrudes, “com a finalidade de evitar o colapso no sistema de abastecimento de água, bem como o uso inadequado e o desperdício de água tratada”, devido a falta de chuvas “regulares e freqüentes”. O Decreto 1945, divulgado durante a 25ª Sessão Ordinária, dia 4 de novembro, estabelece, entre outros, restrições à utilização de água tratada; rodízios e ou interrupções temporárias no fornecimento; e emissão de notificações aos munícipes flagrados desperdiçando água. As medidas estão em vigor desde o dia 31 de outubro e, no caso de descumprimento, prevêem notificação preventiva e multa.

Segundo explicou o presidente da Câmara, José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), as penalidades serão apenas nos casos de uso inadequado. “A água tratada deve ser utilizada prioritariamente ao consumo humano e animal, preparo de alimentos e higiene pessoal”.

Na tribuna da Casa, todos os vereadores manifestaram indignação com notícia publicada em jornal de Rio Claro, divulgando números errados sobre os valores gastos na construção do novo prédio da Câmara. “Notícia caluniosa. Este jornalista, se é que podemos chamá-lo assim, foi de mau gosto e de falta de verdade. Se hoje não temos muitas pessoas acompanhando a sessão pessoalmente, é que a iniciativa de transmitir as sessões pela televisão e pela internet - que tornam este legislativo totalmente transparente - dá oportunidade de as pessoas acompanharem de suas casas; mas na sede nova, grupos de serviços como Rotary, Prefeitura, cerâmicas, igrejas, escolas e outros, terão um espaço para realizar seus eventos. É ridícula, jocosa, essa forma de fazer jornalismo. Repudio. Sou totalmente solidário ao nosso presidente”, afirmou Marcelo Ferreira da Silva (PDT).

“Estamos aqui solicitando que os prédios públicos tenham rampas de acesso para cadeirantes e, na nova sede da Câmara teremos acessibilidade total e espaço adequado para nós e os funcionários trabalharem”, disse Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB). Glalson Chamon (Pros), assim definiu: “triste um profissional que não tem responsabilidade com seu trabalho; uma matéria sem qualquer fundamento. Tenho certeza que nosso espaço será muito útil para a população, às igrejas, entidades”. Para o Presidente, “os meios de comunicação têm que ter responsabilidade na divulgação de dados; não se pode publicar um absurdo desses, nem tem como pagar o valor publicado, é muito maior do que nosso orçamento; e todos os números estão no site do Portal da Transparência e do Tribunal de Contas, é só saber analisar os dados e fazer a conta certa”. Vieira ainda comentou que a transparência é uma realidade em sua administração. “Quando falo em transparência eu provo, porque as sessões na TV é a maior prova que nosso trabalho é totalmente transparente, tudo que aprovamos, reprovamos ou os trabalhos que defendemos podem ser acompanhados ao vivo pela população. Esta Casa é pautada pela transparência. Quando se acessa o Portal tem que ler e pegar a informação correta. Mentira tem perna curta”. O Vereador ainda lembrou que o Ministério Público é o órgão específico para se “mostrar e provar; essas pessoas são mal intencionadas”.

Na tribuna, Levy Xavier Ferraz (PRB) comentou sobre a necessidade de um novo prédio para o Ciretran. “O local não tem cadeira, água para tomar e o espaço físico é reduzido para funcionários e população; o prédio está em péssima situação, está chovendo dentro e apenas um banheiro para atender homens e mulheres”. Levy pediu à Vigilância Sanitária para fazer uma vistoria no local e solicitou que a Prefeitura e o Detran sejam comunicados da situação. Luiz Basso (PR) comentou com o colega que a Ciretran é um órgão público e que o Estado é responsável: “cadê o Estado que não cuida de seus funcionários?”

Basso agradeceu a aprovação do Projeto de Lei (PL) 46, de sua autoria, que institui o Programa de alimentação diferenciada para crianças com doenças que exijam dietas especiais nas escolas da Rede Municipal; e parabenizou a estudante Kauany Vitória Bernardo da Silva, que disputou a fase semifinal da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa.

Aécio Bisesto (PTB) elogiou o trabalho da empresa Latina, afirmando que os serviços melhoraram; e agradeceu à senhora Edna Possa Bertazo pela carta enviada aos vereadores, lembrando que ela foi uma das homenageadas com a Medalha “Leonardo Sorge” - entregue pela Câmara em 2012.

A próxima sessão ordinária será dia 11 de novembro e, com o fim da propaganda eleitoral obrigatória, volta ao horário normal, das 19h30 às 21 horas. Os trabalhos são transmitidos ao vivo, pela TV Claret, canal 19, e pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 06 de novembro de 2014

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!