Notícias



Situação da água é crítica. É preciso economizar

Visualize fotos

A situação hídrica de Santa Gertrudes é crítica. A informação é da Odebrecht Ambiental, responsável pela captação e distribuição de água na Cidade, enviada à Câmara e divulgada durante a 24ª Sessão Ordinária, realizada dia 21 de outubro. “Com a falta de chuvas e o aumento da temperatura que traz mais necessidade de água, os níveis de vazão chegaram a índices críticos e, temos que economizar o máximo possível. A população vem colaborando, já baixamos o consumo para 150 litros dia por pessoa, mas para não ficar sem água é preciso continuar usando com consciência”, pediu o presidente da Câmara, José Luis Vieira (Ratinho-PMDB).

O Vereador lembrou que a ação tomada pela Câmara há sete anos, de concessão da água, garantiu que hoje, a população tenha água, diferente de muitas cidades da região onde o racionamento é uma realidade. “Foi uma medida tomada com coragem, porque muitos eram contra, mas pensamos no futuro e, hoje todos concordam que sem os investimentos da Odebrecht, principalmente com a contenção de perdas, não teríamos abastecimento. Há cerca de dois anos temos o privilégio de ser uma Cidade 300%: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado”.

De acordo com o comunicado da Odebrecht, o córrego Santa Gertrudes está com sua capacidade de vazão “altamente comprometida” e garante que todas as “ações possíveis e legais para suprir o abastecimento de água para a captação do Município têm sido implementadas, havendo ações onerosas de busca deste recurso em pontos mais distantes e sob domínio de áreas privadas”. A Odebrecht enfatiza que “cabe informar que a condição atual caracteriza-se como condição crítica” e que, “caso não ocorram precipitações regulares de maior volume no espaço de 10 dias”, haverá “intermitência no abastecimento”, ou seja, interrupção momentânea.

Outro alerta da Odebrecht é sobre pessoas se passando por vendedores de filtros em nome da Empresa, apresentando falsas análises para entrar nas residências. “A abordagem é falsa e não tem relação com a concessionária ou mesmo capacidade técnica sobre o assunto”, esclarece a Odebrecht que colocou uma linha telefônica para sanar dúvidas, 3545-8200.

Na tribuna, o segundo turno das eleições presidenciais foi assunto de todos os vereadores. Marcelo Ferreira da Silva (PDT), Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), Glalson Chamon (Pros), Luiz Basso-PR e José Luis enfatizaram a importância do voto, “um direito e um dever do cidadão” e pediram para que os eleitores avaliem bastante os dois candidatos e “votem naquele que julgarem ser o melhor para o Brasil”. Os legisladores comentaram sobre a Audiência Pública da Polícia Militar, realizada no plenário da Câmara, dia 20, sendo unânimes em afirmar que a segurança melhorou devido a ações como maior número de PMs nas ruas e rondas ostensivas.

Marcelo cobrou da Centrovias e da Latina, respostas às solicitações: alargamento da faixa de acesso à Rodovia “Washington Luís, pela Rua Nossa Senhora do Carmo e o não recolhimento dos sacos de lixo que contenham folhas e galhos de árvores, “já que dentre os serviços contratos estão o de remoção de detritos vegetais”. Gordinho usou seu espaço para elogiar as iniciativas culturais organizadas pela Prefeitura; criticar e pedir explicações aos responsáveis pela demora do Samu para atender ocorrências (assunto também debatido por Vieira e Chamon); e informar que em janeiro começam as obras da área de lazer no bairro Jequitibás, com a construção de um lago, “que também será um reservatório de água para épocas de escassez”.

Chamon levou reclamação de moradores do Jardim D’Itália e Faxina da falta de limpeza nos bairros; questionou o não funcionamento do gerador do Hospital: “estava no Hospital quando acabou a energia e o gerador não estava funcionando; isso não pode mais acontecer”. Luiz Basso comentou os requerimentos 45 e 46, solicitando do Prefeito a construção de casas populares com financiamento pelo CDHU: “o Prefeito disse que iria fazer casas populares e até agora não sabemos onde, as pessoas perguntam e não sabemos responder”; e ampliar o valor da bolsa de estudos para universitários.

Ratinho iniciou sua fala comunicando que, depois de 66 anos, a partir da próxima semana os dois veículos da Câmara terão garagem própria: “estamos ‘nos finalmente’ da obra e, em poucos dia, os carros oficiais serão guardados na garagem da nova sede do legislativo e, aproveito para agradecer ao Nivaldo por ter nos emprestado um espaço, gratuitamente, por este período”. Vieira lembrou que o seu projeto “Praça de Alimentação” foi citado durante Audiência da PM, como uma das formas de evitar que marginais se utilizem dos espaços para praticar roubos e uso de drogas; e ratificou a importância de se cumprir as leis de trânsito para evitar acidentes: “faixa de pedestre é pra ser respeitada e usada”.

A próxima sessão ordinária será dia 4 de novembro e, com o fim da propaganda eleitoral obrigatória, volta ao horário normal, das 19h30 às 21 horas. Os trabalhos são transmitidos ao vivo, pela TV Claret, canal 19, e pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 23 de outubro de 2014

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!