Notícias



Cinturão Verde está “engavetado” há 10 anos

Visualize fotos

A poluição em Santa Gertrudes foi o principal assunto discutido durante a 11ª Sessão Ordinária da Câmara, dia 13 de maio, após divulgação pela Cetesb, da lista das cidades que ultrapassam os níveis de material particulado, onde Santa Gertrudes ocupa o primeiro posto. De acordo com o estudo, os principais fatores para os altos índices de poluição são as fábricas de revestimentos cerâmicos e a poeira das estradas de terra por onde trafegam os caminhões que levam a matéria-prima até as fábricas.

“O problema não é de agora. Há mais de 10 anos esta Casa vem buscando alternativas para minimizar a poluição em nossa Cidade e nada foi implantado até hoje”, disse o presidente da Câmara, José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), se referindo ao projeto de lei aprovado em 2003, denominado “Cinturão Verde”, de autoria de Vieira e do ex-vereador Dinael Mariano. O projeto, elaborado com conjunto com a Unesp, visa o plantio de árvores que ajudam a reter a poeira, evitando que ela se espalhe pelo ar. O projeto foi apresentado ao Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, “e até hoje não saiu da gaveta”.

Outras medidas propostas pela Câmara para diminuir a quantidade de poeira são a implantação do “IPTU Verde”, onde o morador que plantar árvores em frente sua casa, teria desconto no Imposto; campanhas para incentivar a criação de áreas verdes em loteamentos e projeto de arborização para toda a Cidade; a obrigatoriedade de lavagem externa dos caminhões antes de saírem das argileiras; proibição do trafego de caminhões pelas ruas da Cidade, com a construção de rotas alternativas; asfaltamento das estradas de terra por onde circulam os caminhões de transporte de produtos acabados, argila e safra agrícola, estão entre várias outras iniciativas dos vereadores.

Na tribuna da Casa, José Luis também cobrou a criação e implantação de um “código de postura” para disciplinar o descarte de lixo e entulhos. Todo mundo reclama da colocação indevida de lixo nas calçadas, “mas sem este código não teremos um cidade limpa. As pessoas descartam materiais indiscriminadamente já que não existem dias pré-determinados para a coleta de entulhos, lembrando que estes entulhos são os mesmos que vão parar nas galerias e bocas de lobo, entupindo e causando alagamentos”, explicou. Ratinho.

O Vereador cobrou uma campanha de conscientização no trânsito para motoristas e pedestres; operação tapa buracos; instalação de semáforo na Rua 2 com a Avenida 4; limpeza de terreno na Rua Santa Isabel, que vem sendo utilizado para consumo de drogas e esconderijo de ladrões; e voltou a cobrar da Elektro a troca de lâmpadas queimadas: “é preciso que a Prefeitura faça um mapeamento dos locais onde as lâmpadas estão queimadas e cobre da Elektro a troca, é um problema de segurança pública, lugar escuro favorece ação de marginais”.

Marcelo Ferreira da Silva (PDT) relatou reclamação de pessoas que precisaram de atendimento no Conselho Tutelar e não conseguem encontrar os responsáveis, pedindo um telefone de ligação gratuita – 0800, para que a população possa receber as informações necessárias. O Vereador reafirmou a necessidade de campanha de orientação a pedestres e motoristas para que ambos respeitem as sinalizações de trânsito; e pediu ao Secretário de Segurança que tome providências para inibir o “abuso e desrespeito dos jovens que frequentam a Praça “Carlos Buschinelli” nas noites de sextas e sábados. Alguém tem que coibir a bagunça”. Sobre a dengue, Marcelo lembrou que “a luta contra a dengue é todos os dias”, comunicando que foram confirmados mais dois casos, um no bairro Bom Sucesso e outro no Parque Industrial.

“A situação dos moradores nas proximidades da quadra poliesportiva do Parque Jequitibás 3 está bastante complicada. O local virou ponto de encontro de vândalos e usuários de drogas, prejudicando os moradores”, afirmou Luiz Basso (PR), ratificando o que explanou o colega Levy Xavier Ferraz (PRB), lembrando que as obras no local estão se arrastando há mais de um ano e meio e que muitas casas vizinhas estão com rachaduras e infiltrações decorrentes das obras. “Infelizmente tem gente que usa os espaços que deveriam ser para a prática de esporte e lazer de forma indevida”. Basso também comentou sobre a poluição: “triste contestação, vamos continuar cobrando, queremos saber o que vem sendo feito e o que será feito para acabar com o problema”, disse. O Vereador lembrou a promessa do Governador Geraldo Alckmin: “quando ele veio inaugurar a ETE [Estação de Tratamento de Esgoto], anunciou o asfaltamento das estradas vicinais e até agora nada”.

Levy parabenizou os colegas José Luis, José Valter Ceregatto (Titão-Dem), Aécio Bisesto (Paraná-PTB) e Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), pela Indicação 76, que pede a instalação de lixeiras nas vias públicas de maior fluxo de pessoas. “Várias cidades têm e funciona, a cidade fica mais limpa”. Levy voltou a cobrar um projeto de arborização e de incentivo aos moradores para plantarem árvores em frente suas casas, “mas primeiro precisamos arborizas as áreas públicas”. O Vereador contou que residentes do Parque dos Jequitibás estão plantando árvores: “eles estão fazendo o que o Poder Público não faz, tomando iniciativa”; e que um morador na Avenida Dona Luiza Breda fez a limpeza da boca de lobo existente na via. “Eu e outros vereadores já cobramos várias vezes sobre a necessidade de limpeza das bocas de lobo. O morador disse que a boca de lobo estava entupida há mais de 60 dias, exalando odor insuportável. É lamentável chegar a esse ponto, onde o cidadão paga seus impostos e não recebe os serviços de manutenção e limpeza de suas ruas”.

Glalson Chamon da Silva (Pros) disse que o prefeito Rogério Pascon comunicou a ele que recebeu uma academia para idosos e que a mesma será implantada perto do Parque “Cyro Rocha”; pediu a construção de mureta separando as quadras de malhas da quadra esportiva, no Jardim Paulista, para impedir que crianças atravessem pelo local durante as partidas, evitando acidentes; e a limpeza na tubulação de água da Rua 0, no Jardim Parque Industrial: “os moradores reclamam que o cano está entupido, empoçando água”.

Durante os trabalhos os vereadores aprovaram quatro projetos de lei; uma moção e dois requerimentos; e apresentaram outros 22 trabalhos. A próxima sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes será no dia 20 de maio, terça-feira, às 19h30. Os trabalhos são transmitidos ao vivo, pela TV Claret, canal 19, e pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 16 de maio de 2014

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!