Notícias



Vereadores aplaudem a volta do sistema de som “A Voz de Santa Gertrudes”

Visualize fotos

O presidente da Câmara, José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), e os vereadores Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB) e José Valter Ceregatto (Titão-Dem) estão em busca de recursos para que a Festa do Peão seja gratuita. Para isso, foram buscar apoio do deputado federal Alexandre Leite que, através de ofício, informou que já protocolou o pleito junto ao Ministério da Cultura. “Estamos trabalhando para que a tradicional Festa do Peão de nossa Cidade seja totalmente gratuita para a população e, com apoio do deputado Alexandre Leite tenho certeza que conseguiremos”, comemorou Vieira, durante a 8ª Sessão Ordinária do legislativo, realizada no dia 8 de abril. A Lei 2.433, de 3 de julho de 2012, aprovada pela Câmara, determina que a festa do peão tenha entrada franca. “Como não foi possível ainda realizar a festa sem cobrança de ingressos, estamos em busca de alternativas”, explicou José Luis, vereador autor da Lei.

Outra novidade divulgada durante os trabalhos é a volta do sistema de rádio “A Voz de Santa Gertrudes”, uma reivindicação de todos os vereadores desta legislatura. Luiz Basso (PR) e José Luis destacaram o assunto durante seus pronunciamentos na tribuna. “Os pedidos para a volta da ‘Voz’ vem de vários anos e, agora conseguimos reativar esta tradição”, enfatizou o Presidente, que ainda esclareceu: “será utilizado um sistema moderno com melhor qualidade de som”.

O problema dos trabalhadores que atuam em abertura e fechamento de guardas de caminhões, conhecidos como “chapas”, já discutidos em reunião entre Executivo e Legislativo, está prestes a ter uma solução. Devido à informalidade com que atuam, o Ministério Público do Trabalho determinou uma Recomendação de Adequação de Conduta. De acordo com Ofício do MPT, enviado pelo prefeito Rogério Pascon, o prazo para adequação é de 120 dias, contados a partir do início de março. Dentre as ações a serem adotadas, o MP pede às indústrias: local adequado e condições dignas de trabalho, mão-de-obra própria para a atividade e informar aos envolvidos quanto à irregularidade de abrir e fechar cargas em locais públicos. Preocupado com o pouco tempo que falta para o fim do tempo estipulado, o presidente José Luis pediu ao prefeito Rogério Pascon realizar uma ampla divulgação das determinações do MP junto aos envolvidos para que eles se adequém dentro dos prazos estipulados pelo MP.

Na Ordem do Dia foram votados e aprovados dois Projetos de Lei (PLs). O PL 18, do Executivo, que altera dispositivos das leis financeiras – em segundo votação; e, em primeira, o PL 19, de autoria do vereador Luiz Basso, que cria o “Programa de Turismo Escolar”, uma forma de ampliar o conhecimento das crianças e jovens estudantes, explicou o autor. Também foram autorizados: a Moção 09, conjunta dos legisladores, de “Aplausos e Reconhecimento à Corporação Musical “Augusto Trambaiolli”, pela conquista do Prêmio Funarte; e o Requerimento 13, solicitando ao Executivo o mapeamento e a recuperação arbórea das nascentes da Cidade, iniciativa dos vereadores Glalson Chamon da Silva (Pros) e Levy Xavier Ferraz (PRB).

O vereador Marcelo Ferreira da Silva (PDT) agradeceu a forma respeitosa e rápida com que a secretaria de Educação, Iara Lopes dos Santos, respondeu à ofício proposto pelo Vereador, solicitando a realização de atividades que levem “para um melhor desenvolvimento dos alunos da Rede Municipal”, citando como exemplo o quadro “Soletrando”, do programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo. “No decorrer deste ano estaremos participando da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e da Olimpíada de Língua Portuguesa, e do desenvolvimento de outros projetos”, disse Iara, afirmando que estudará a sugestão do Vereador. “A Secretária demonstrou interesse em valorizar o trabalho dos vereadores. Resposta ágil, prestimosa e educada. Gostaria que a Secretaria de Saúde trabalhasse de forma igual”, disse Marcelo.

Chamon solicitou aos responsáveis a poda de árvores que estão obstruindo o trânsito das calçadas e a retirada de entulhos das ruas; estudos para melhorar o sistema de tráfego de veículos, principalmente no Jardim Parque Industrial e Jequitibás; demarcação de local para embarque e desembarque dos alunos da Escola “Pedro Raphael da Rocha”; e reparos nas lombadas da Estrada Municipal “José Horácio Pascon”, denunciando que o grande fluxo de veículos pesados danificou as existentes.

 O vereador Luiz Basso pediu a regulamentação da distribuição de panfletos no Município, alegando que muitos moradores estão reclamando da sujeira causada pela grande quantidade de material de propaganda jogado nas casas e nas ruas. Basso também alertou sobre a necessidade de roças os terrenos vazios, citando que no Jardim D’Itália II - que é bastante visado por marginais -, os locais com mato alto servem de esconderijo para meliantes. “A segurança de nossa Cidade merece mais atenção”, disse o Vereador que cobrou: “os assaltos, roubos e furtos são frequentes. Quero saber que medidas estão sendo ou serão adotadas para dar mais segurança aos moradores de nossa Cidade. Sei que mais Guardas Municipais foram contratados e estão em treinamento, mas isso é pouco precisamos de mais ações”, concluiu.

O tema Segurança voltou à tribuna com o vereador José Luiz, denunciando que existe uma viela na Rua Edvaldo Manoel dos Santos, no Jardim Ipê, que, devido a sujeira e mato alto, serve de fuga para os marginais. O Vereador relatou que desde o ano passado, 2013, cobra da Elektro a troca das lâmpadas queimadas na Avenida Santa Izabel e informa aos moradores para fazerem um Boletim de Ocorrência na Polícia, porque “é problema de segurança pública”. Sobre o trabalho com os colegas Gordinho e Titão, para a realização da Festa do Peão sem cobrança de ingresso, Vieira relatou que está garantido em 99%.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes será no dia 15 de abril, terça-feira, às 19h30. Os trabalhos são transmitidos ao vivo, pela TV Claret, canal 19, e pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 10 de abril de 2014

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!