Notícias



LDO, distrito industrial e visitas marcam a 15ª sessão ordinária

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

A última sessão ordinária deste semestre teve participação de vereadores de duas cidades de nossa região, que vieram em busca de apoio para melhorias em setores fundamentais ao desenvolvimento regional: segurança e telecomunicações. Em ambos os casos, a Câmara de Santa Gertrudes apoiou os movimentos. “Sempre que o assunto for para beneficiar nossa Cidade esta Câmara prestará todo apoio necessário”, enfatizou José Luis Vieira (PMDB), presidente da Câmara, lembrando que segurança é umas das prioridades da atual presidência da Casa e uma necessidade para toda população que há tempos convive com a “sensação de insegurança” e isso precisa mudar.

O vereador de Rio Claro, Paulo Guedes (PSDB), veio buscar apoio de Santa Gertrudes para a realização do Fórum Regional de Segurança Urbana e Rural de Rio Claro - que também terá participação de Itirapina, Corumbataí, Analândia, Ipeúna, Brotas e Torrinha – e visa elaborar um documento com dados e reivindicações sobre Segurança, a ser entregue ao secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo.

De acordo com o programa do Fórum, explicado pelo vereador Paulo Guedes, entre as metas estão a produção de relatório com dados regionais sobre segurança urbana e rural; a transferência das instalações do 37º Batalhão da PM, de Rio Claro, para área de maior acessibilidade à população; aumento do quadro funcional da Polícia Civil; e, principalmente, solicitar a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), serviços da inteligência da PM para investigação de eventuais quadrilhas de roubo que agem na zona rural. Todas as metas serão entregues à SSP-SP.

“Através da força política da região iremos marcar uma reunião com o Governador do Estado e entregaremos nossas reivindicações a ele e, para isso, contamos com a participação dos prefeitos, vereadores entidades ligadas aos setores produtivos e de representação de classes e da sociedade”, disse Guedes.

Para o presidente José Luis, a melhoria na segurança é uma batalha diária dos vereadores. “Esta Casa está aberta e participará de todas as ações que busquem aumentar a segurança de nossa Cidade e região. Além de participar desse Fórum, daremos todo apoio necessário. Nós temos um compromisso com a segurança e estamos lutando para conseguir aumentar nosso efetivo, mas a resposta que temos das autoridades é que a quantidade de policiais está de acordo com o número de ocorrências em Santa Gertrudes”. Vieira contou ao colega de Rio Claro que já realizou várias reuniões envolvendo todos os setores que cuidam da segurança pública, mas ainda não teve os resultados esperados.

Já o vereador de São Pedro, Adriano Vitor (PSDB), apresentou as bases de um abaixo-assinado solicitando à Anatel uma revisão tarifária nas chamadas telefônicas realizadas entre os 22 municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Piracicaba, determinando as empresas telefônicas que cobrem tarifa local nas chamadas entre estas cidades. O Vereador informou que “o Aglomerado Urbano de Piracicaba atende todos os requisitos para se beneficiar de tarifação local: continuidade territorial, mesmo código de área (19), interesse social e econômico, e engenharia de redes de telecomunicações”. Dentre as cidades que compõem o Aglomerado estão: Santa Gertrudes, Rio Claro, Cordeirópolis, Araras, Ipeúna, Analândia e Charqueada. No total, com as 22 cidade, são mais de 1,3 milhão de habitantes.

Os nove vereadores de Santa Gertrudes participaram do abaixo-assinado. “Espero que juntos, tenhamos mais força para mudar a forma de cobrança das tarifas de telefones, e os consumidores possam pagar os telefonemas entre estas cidades como ligação local. Nós já apresentamos projeto junto à Anatel com as mesmas reivindicações beneficiando as cidades de Santa Gertrudes e Cordeirópolis. Provamos que existe limite urbano entre os municípios, mas ainda não conseguimos mudar a tarifação”, lembrou Vieira.

Outro assunto que mobilizou os vereadores foi a informação do Juiz Eleitoral da 245ª Zona Eleitoral, de que não há tempo hábil para a instalação de uma sala de atendimento em Santa Gertrudes. A Câmara enviou documento ao Cartório, solicitando que o Recadastramento Biométrico Obrigatório fosse realizado aqui em Santa, evitando que quase 16 mil eleitores da Cidade precisassem se deslocar até Rio Claro; e, para isso ofereceu a estrutura do Legislativo. Segundo o Juiz Eleitoral, houve uma reunião com os prefeitos das cidades envolvidas e, em Santa Gertrudes a opção foi para que o recadastramento fosse realizado na sede do Cartório, em Rio Claro, e que agora não há mais tempo para mudar a logística planejada.

A 15ª sessão ordinária teve sequência com a aprovação, em primeira discussão, do Projeto de Lei 26/2013, do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2014, a LDO. Também foram aprovadas três moções e um requerimento.

Na tribuna, os vereadores Marcelo Ferreira da Silva (PDT), Glalson Chamon da Silva (PMDB), Luiz Basso (PR) e Vieira, ratificaram o apoio aos colegas vereadores de São Pedro e Rio Claro. Marcelo também comentou sobre “reunião produtiva” que teve com diretores da Foz do Brasil; e solicitou a criação de uma regra para ligações de água, afastamento e demais obras de infraestrutura em novos empreendimentos para evitar desperdício devido a reparos por obras nas ruas depois de serem asfaltadas.

Concordando com pedido de moradores para reparos nos brinquedos dos parques infantis; Chamon cobrou do Prefeito a manutenção dos parques e a construção de novos espaços nos bairros, como forma de lazer das crianças; e mostrou sua indignação com os atos de marginais que destruíram o caixa eletrônico de um Banco, furtaram o dinheiro e atacaram a Delegacia, pedindo a instalação de câmeras de monitoramento.

Basso parabenizou os colegas José Valter Ceregatto (Dem) e Valério Joaquim Gaioto (PR), pela indicação onde pedem a criação de um distrito industrial na Cidade: “todas as cidades da região têm um parque industrial forte, com toda infraestrutura necessária para atender os empresários e Santa não tem. É preciso arregaçar as mangas e criar um distrito comercial e industrial e trazer novas industrias para nossa Cidade. O Prefeito precisa ter coragem de desapropriar terras para criar nosso distrito”. O Vereador solicitou ao Presidente da Casa que marque uma reunião com a Centrovias (Concessionária responsável pela Rodovia “Washington Luís”), para discutir a situação dos viadutos “Claro Miranda” e “João Vitte”, e a construção de uma passarela na WL, no bairro Santa Catarina; pediu reparos na cobertura do campo de bocha do Centro de Lazer “Cyro Rocha”; instalação de lixeiras em postos estratégicos da Cidade;  e cobrou o fim das filas para a realização de cirurgias. “Eu sei que a situação não é local, é nacional, mas não é possível que o Governo Federal gaste bilhões em estádios de futebol e não ofereça as mínimas condições de saúde ao povo”. Luiz Basso concluiu apoiando as manifestações que acontecem por todo País: “mobilização pacífica é o exercício da democracia. O pessoal não aguenta mais, não tem saúde, não tem segurança, nem educação”.

José Luis apoiou Basso na cobrança por uma Saúde melhor: “espero que no segundo semestre tenhamos melhores serviços para oferecer à nossa população. Estamos aqui trabalhando para ajudar o Prefeito a realizar boas ações”. Vieira lembrou que o Executivo precisar agir para a construção da usina de reciclagem; comentou que a Câmara conseguiu, junto à Aspacer, um portal “agora falta definir qual o melhor local para construí-lo; pediu ao Prefeito solução para a área conhecida como “Recanto Flafler” e a colocação de telas de proteção na quadra esportiva do Jardim Paulista, para evitar que a bola caia nas casas vizinhas; e comemorou a chega do micro-ônibus adaptado para o transporte de cadeirantes, mais uma conquista da Câmara de Santa Gertrudes.

Esta foi a última sessão ordinária do semestre. Os vereadores continuam trabalhando e, novas sessões extraordinárias podem acontecer no período de recesso, sempre que algum projeto precise ser discutido em regime de urgência. As sessões ordinárias voltam na primeira terça-feira de agosto, dia 6. Durante o recesso, os programa da Câmara na televisão continuam com reprises ou com edições especiais, sempre das 19h30 às 21 horas, pela TV Claret, canal 19 e pelo camarasg.sp.gov.br .

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 20 de junho de 2013

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!