Deu entrada durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara, dia 12 de junho, o Projeto de Lei 34/2012, que pede o aval do Legislativo para trazer a Santa Gertrudes uma unidade do Corpo de Bombeiros. O documento foi encaminhado à Assessoria Jurídica e Comissões da Casa e, deverá ser votado na próxima semana, dia 19, durante a 15ª Sessão.
Uma unidade da Corporação na Cidade foi solicitada por Luiz Aparecido Basso e Nivaldo Antonio da Rocha através de requerimento que pede a formalização de convênio com o Governo do Estado, dentro do projeto de expansão do Corpo de Bombeiros, e aprovada por unanimidade pelos vereadores, devido importância de a Cidade ter um serviço de emergência de qualidade, principalmente pela grande quantidade de indústrias. “Até agora, quando há necessidade, a Cidade utiliza os serviços dos bombeiros de Rio Claro, mas como em urgências e emergências cada minuto é essencial para se salvar vidas e também bens, ter um Corpo de Bombeiros em Santa Gertrudes agilizará o socorro”, lembra José Luis Vieira, presidente da Câmara.
Durante os trabalhos os vereadores aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei (PL) que inclui no calendário oficial de evento do Município, a Missa do Trabalhador, a ser realizada no dia 1 de maio; e, em primeira votação outros dois PLs: o que inclui no calendário a corrida pedestre “Eduardo Cocco” – de Luiz Basso, e a Festa do Peão – de Vieira. Em votação única, os legisladores deram parecer favorável a mais quatros PLs, todos de Basso, homenageando pessoas ilustres: vereador Luiz Carlos Azorli, Abílio Aparecido Seneme, Alcides Milani e Norvalho Lahr; cinco Moções para os senhores: João Geraldo Pin, Idivaldo Luiz Tesseti, Carlos Alberto do Carmo, Afrânio Moura e Antonio Cordeiro – de autoria dos vereadores: Valério Joaquim Gaioto, José Valter Ceregatto, Luís Carlos Pereira Dias de Barros e José Luis Vieira; e também 13 requerimentos, dos vereadores: Vieira, José Valter, Luís Carlos, Basso, Lázaro Noé da Silva, Glalson Chamon da Silva e Valério.
Seis vereadores ocuparam a tribuna para fazer questionamentos, solicitar serviços e melhorias, e aprovar ações executadas. Chamon deu início aos pronunciamentos relatando a falta de áreas de lazer nos bairros e manutenção nos já existentes, e elogiou o início do recapeamento no Jardim Paineiras e Indaiás.
Lázaro leu uma carta recebida de uma moradora que sugere a realização de ampla divulgação para que a população saiba como proceder para solicitar os serviços do Samu. A solicitação foi feita devido a reclamações de usuários do serviço. O vereador também apresentou queixa dos funcionários do hospital, que pedem a presença de guardas no local, principalmente no período noturno, já que muitas vezes pacientes bêbados ou drogados causam transtornos. Outros assuntos explanados por Lázaro: os problemas na área da saúde: falta de medicamentos, demora para marcar exames e cirurgias; o bairro Santa Catarina que, de acordo com o Vereador “continua abandonado”; e o aumento nos casos de roubos e assaltos pela Cidade.
Segurança também foi tema debatido por Luís Carlos, que levou ao conhecimento de todos, a rapidez com que veículos são roubados em Santa Gertrudes e levados à cidades da região para serem desmanchados; elogiou a reforma da praça “Carlos Augusto Buschinelli”; e parabenizou a equipe da secretaria municipal de Obras, pelo serviço de limpeza de terrenos no Jardim Iporanga, afirmando que os moradores ficaram satisfeitos.
Basso iniciou sua fala pedindo recapeamento do asfalto em todo Jardim Luciana e relatou que, atendendo o requerimento 60/2012, de sua autoria, recebeu resposta da secretaria de Cultura, informando que já locou imóvel onde será instalado um museu. A informação sobre a reabertura da clínica de fisioterapia foi divulgada por Nivaldo Rocha: “fui informado pela Unimed que a clínica será reativada em outro endereço, no centro da Cidade e, logo os serviços voltam a ser prestado aqui mesmo, em nosso Município”. Nivaldo ainda agradeceu ao Prefeito por acatar seu pedido sobre o convênio com o Corpo de Bombeiros e voltou a reivindicar aumento na carga horária para as cadeiras de dança e música, devido à falta de vagas. O presidente da Casa, pediu para inserir na solicitação, reforçando seu pedido anterior, aumento também para os funcionários do Conselho Tutelar, Banco do Povo e Procon.
O vereador Reginaldo Pereira da Silva quer a instalação de placa proibindo a entrada de caminhões na praça central, “para não destruir o piso como aconteceu. O prejuízo do conserto fica para o município, o povo é quem paga. A praça ficou bonita, mas falta banheiro”, afirma. O Vereador também denuncia que o asfalto está cedendo em dois pontos da cidade: na Rua 4, perto da Aspacer, e no viaduto Ruy Ribeiro de Almeida.
A falta de opção para atendimento de animais que precisam de cuidados foi levada à tribuna pelo vereador José Luis, que recebeu pedido de moradores para que haja no Município o serviço. Vieira mais uma vez cobrou do Executivo a implantação do projeto de sua autoria, o Censo Animal. O Vereador relatou a falta de espaço de lazer nos bairros, um melhor atendimento na área da saúde e as reclamações de morador do Bom Sucesso da má qualidade da água.
José Luis também solicitou subvenção para o Centro de Ecoteperapia do Clube de Cavaleiros de Rio Claro, que atende crianças com problemas motores com ótimos resultados. O Centro está passando por dificuldades financeiras e, caso não receba ajuda começará a cobrar pelos serviços e o custo é alto para a maioria das famílias. O Vereador também questiona o aumento da criminalidade e convida os moradores para prestigiarem a Festa do Migrante, projeto de sua autoria, que terá início no dia 21 deste mês (junho), com entrada gratuita.
Os vereadores voltam se reunir em sessão ordinária na terça-feira, dia 19 de junho, às 19h30. Os trabalhos podem ser acompanhados ao vivo pela televisão, canal 55, TV Opinião, do plenário da Câmara ou, ainda, pelo camarasg.sp.gov.br .
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 14 de junho de 2012
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024 A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...
Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...
Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...
Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...
Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...
A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.