Na ordem do dia, entre vários projetos, requerimentos e moção, os vereadores aprovaram em segunda votação, o Projeto de Lei 23/2012, do Legislativo, que autoriza o Executivo a criar o programa Cidade Digital de Internet Banda Larga Gratuita. O benefício contou com apoio unânime dos vereadores que entendem a necessidade da inclusão digital para todos moradores e vinham cobrando a implantação da internet gratuita. Em primeira votação foi aprovado o PL 24, do Legislativo, que inclui no calendário oficial de eventos municipal, a Missa do Trabalhado; e, em votação única, a Moção de Aplausos e Reconhecimento à equipe de futebol Conde E.C. – de autoria do vereador Luiz Basso; e mais seis requerimentos.
Através de requerimentos José Luis Vieira pede a implantação do sistema self-service na merenda escolar; Lázaro Noé da Silva quer saber o número de guardas civis e de funcionários comissionados contratados pelo Município; Basso e José Valter Ceregatto solicitam que o Executivo preste homenagem em memória do senhor Atílio Montezelli; e Glalson Chamon da Silva quer uma campanha de prevenção de acidentes de trânsito e a construção de banheiros para portadores de deficiência física na Policlínica “Manoel Wendell”.
Em seu pronunciamento na tribuna Chamon apoiou o requerimento de Lázaro Noé da Silva, denunciando o mau estado de conservação das salas do Cemitério: “as trincas nas paredes estão grande e está perigoso, podendo causar acidentes”. Lázaro fez referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e lembra que em Santa Gertrudes tem cada vez menos árvores: “que em 2013 tenhamos mais árvores e ar menos poluído”, deseja. O Vereador também pede providencias para o bairro Santa Catarina e diz que “a condição do bairro é insustentável, muita poeira, sem médico, sem lazer. Só peço o básico, segurança, saúde e educação”.
Basso também voltou ao assunto “Santa Catarina” e disse que passou pelo local no dia 4 de junho e novamente a poeira dominava: “a poeira é terrível, alto tráfego de caminhões transportando argila e cana-de-açúcar”. O Vereador pede solução para o trânsito no acesso ao Parque Jequitibás, pela SP 316, “vem carros de todos os lados e a situação está caótica. É preciso estudar uma solução”; confirma 50 vagas para trabalhadores de Santa Gertrudes em curso de qualificação, resultado da parceria entre a Prefeitura e a indústria Tigre; e parabeniza o atleta Carlos Max da Silva Verneck pelo primeiro lugar na mini-maratona de Americana.
A palestra que o Sebrae realiza, dia 26, às 19 horas, no Centro Cultural, de orientação e qualificação aos pequenos, médios e microempresários foi assunto relatado por Nivaldo Rocha. O Vereador também pediu a instalação de unidade do Corpo de Bombeiros; e conta que, com ajuda do deputado federal Alexandre Leite, já está protocolado na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o pedido de tarifa local para ligações de Santa Gertrudes para Rio Claro. Este trabalho do vereador Nivaldo vem desde 2009 e agora aguarda resposta da Anatel.
Reginaldo Pereira da Silva quer saber quando terão início as obras de alargamento do pontilhão localizado perto da cerâmica Celva. “O empréstimo da verba já foi aprovado. Quando a obra vai começar?” indaga Reginaldo, que também questiona sobre a falta de medicamentos de alto custo e a poluição no bairro Vigorelli que está causando doenças nos moradores.
José Luis Vieira também falou sobre o Santa Catarina, lembrando que há meses cobra providências com relação ao tráfego de caminhões pelo bairro: “sempre falo que durante a realização de qualquer obra de melhoria os moradores do local passam por alguns transtornos, mas no Santa Catarina este tempo está longo demais”. Na tribuna, o Presidente da Câmara disse que aguarda o início dos trabalhos de sinalização e reengenharia de trânsito no Jequitibás – que de acordo com o Secretário de Obras seriam iniciadas no dia 1 de junho – e que os moradores do Jardim Ipê também solicitam demarcação de mão única de direção nas ruas e avenidas do bairro.
A área da saúde voltou a ser pauta de discussões no plenário da Câmara. Vieira pede à secretária da pasta, Ivete Cipola, analisar os casos pendentes e tomar providências no geral: demora em consultas, exames e cirurgias, falta de medicamentos etc. O Vereador ainda relata denúncia de paciente sobre a falta de respeito e educação por parte de alguns funcionários no trato com os pacientes; e que o telefone 3545-1126, do Hospital, só da sinal de ocupado. Encerrando, entre vários assuntos José Luis pede solução para a água empossada na Rua Limeira. “Espero que antes da festa do Migrante a Prefeitura possa tirar aquela água de lá, já que a rua é um dos principais acessos à área onde acontece o evento”. A Festa do Migrante será de 21 a 24 de junho, no Jardim Paulista.
A próxima sessão ordinária acontecerá na terça-feira, dia 12 de junho, às 19h30, e poderá ser acompanhada ao vivo pela televisão, canal 55, TV Opinião, do plenário da Câmara ou, ainda, pelo camarasg.sp.gov.br .
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 11 de junho de 2012
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024 A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...
Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...
Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...
Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...
Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...
A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.