Fundada em 1949, no dia 6 de abril era realizada a primeira sessão da Câmara Municipal de Santa Gertrudes. 76 anos depois e ao longo de 19 legislaturas, os vereadores seguem defendendo os interesses da população e do Município.
Desde o dia 6 dezembro de 2016, as sessões acontecem no Auditório Íria Hansen, na sede localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, prédio projetado para comportar as necessidades dos vereadores, funcionários e ao atendimento à população.
No biênio 2025-2026, a Câmara é presidida pelo vereador Willian José Bento (PL), tendo como vice-presidente Luiz Aparecido Basso (PL); Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), é o primeiro-secretário; e Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), segundo-secretário. Completam o quadro de legisladores: Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), José Silvanio da Silva Lucena (Pastor Silvanio Ceará-PP), Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-PL), Marcos Gomes de Oliveira (Marcos do Gás-PL), e Reginaldo Pereira da Silva (Palhaço Totó-Podemos).
O primeiro documento elaborado foi o livro Ata, onde consta que, no “dia 6 de abril de 1949, no prédio número 58 da Rua Um, destinado ao funcionamento da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, na presidência do senhor doutor Hugo Caccuri, meritíssimo Juiz de Direito da comarca de Rio Claro, convida o senhor Escrivão Eleitoral Hygino Pereira, para proceder à chamada dos vereadores presentes na sessão da instalação”.
Participaram da primeira reunião os vereadores: Guerino Codo (que dá nome ao prédio do legislativo), Benedito Baptista Pedroso, Paulo Vaz Pinto, Oswaldo R. Rocha, Eugênio Secco, Francisco Pagnoca e Albano de Oliveira Leitão, que foram devidamente empossados e prestaram o compromisso regimental. Posteriormente, foi realizada a primeira eleição para compor a Mesa Diretora do legislativo, que ficou assim constituída: Guerino Codo – presidente; Benedito Baptista Pedroso – vice; Albano de Oliveira Leitão – primeiro-secretário; e Eugênio Secco – segundo-secretário, todos com sete votos.
O primeiro ato do Presidente eleito foi dar posse ao prefeito Oscar Raphael da Rocha que, de acordo com a Ata, prestou o compromisso oficial, “terminando sob vibrante salva de palmas”, como registrado na ata da sessão.
Um fato curioso, na primeira sessão ordinária, que aconteceu no dia 8 de abril, o vereador Fernando Pagnoca solicitou demissão, “apresentando motivos justificados”. Prosseguindo, foi convocada sessão extraordinária para o dia 12 de abril, “para tratar do empréstimo que a Fazenda do Estado se dispõe a conceder aos novos municípios”. Na ordem do dia da primeira sessão ordinária, o Presidente declarou aberta a vaga com a renúncia do senhor Fernando e convidou o suplente, Joaquim Pereira, para prestar o juramento e assumir a cadeira, juntamente com os demais vereadores eleitos: Archangelo Soave, Ruy Raphael da Rocha, Antonio Filier, Bento Dias de Castro, Dermeval da Fonseca Nevoeiro e Manoel Arthur Alonso.
Ainda na primeira sessão, o Presidente nomeou os integrantes da Comissão para elaborar o projeto de Regimento Interno da Câmara, que foi composta por: Albano, Joaquim, Bento, Dermeval e Ruy.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 04 de abril de 2025
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...
O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), convocou os demais vereadores para uma sessão extraordinária, realizada para discutir e votar projetos em regime de urgência. Sete legisladores comp...
Os projetos que definem o reajuste nos vencimentos dos funcionários da Câmara e da Prefeitura, deram entrada na Casa durante a sessão ordinária desta semana. O Projeto de Lei (PL), 17/2025, do Exec...
Deu entrada na Câmara, durante a 4ª sessão ordinária do ano, o projeto que determina ações sobre cuidados e especifica regras básica para o bem-estar animal, como a proibição de mantê-los acorrenta...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.