A 10ª sessão ordinária do ano teve início com o presidente da Câmara, dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), solicitando um minuto de silêncio em solidariedade aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na tribuna, vereadores também mencionaram a tragédia ambiental causada pela enorme quantidade de chuva que assola o Estado Gaúcho. Em Santa Gertrudes, as doações aos desabrigados podem ser enviadas à Paroquia São Joaquim e à Capela São José.
Iniciados os trabalhos da reunião da noite de 6 de maio, dr. Marcelo esclareceu que os novos radares instalados na Cidade “não estão multando, são educativos; estão armazenando dados para avaliação do trânsito e, posteriormente, sejam tomadas ações para melhorar o tráfego”; e, também, informou que os projetos aprovados por unanimidade pelos legisladores, recebem oito votos, já que o Presidente só vota em caso de empate. “Ultimamente, não houve necessidade de desempatar nenhuma votação. Não temos aprovações por nove votos”, confirmou.
No expediente da sessão, deram entrada dois projetos elaborados pelo Executivo: o Projeto de Lei 36, dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2025 (Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO), que estabelece as regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte: disposições preliminares, metas e prioridades da administração, organização e estrutura dos orçamentos, sua execução e alteração; e o Projeto de Lei Complementar 4, que altera a Lei 2909/2022, criando gratificação por desempenho de Atividade Delegada, a ser paga aos militares que exercem a função no Estado, por meio de convênio. Os documentos foram encaminhados pelo Presidente às comissões e assessoria Jurídica da Casa.
Três requerimentos e 13 moções também foram apresentadas, e aprovadas. Via requerimentos, Luiz Basso (PL), solicita ao Prefeito que informe a quantidade de imóveis residenciais, comerciais e industriais existem na Cidade; à BRK, o número de ligações, e à Elektro, os dados sobre ligações, também especificados.
As moções de Parabéns, Aplausos e Reconhecimento, “pelos relevantes serviços prestados”, propõem homenagens às professoras Giane Cristina Brassoloto Correia, Ivana Cristina Codo Custódio e Ana Cláudia Zonta Avi – diretoras de escolas, e ao professor Aryan Carlos Vrunelli – vice-diretor, indicados por Basso.
Os melhores classificados e os destaques do Torneio 1º de Maio – Taça Palmiro Swenson, estão na relação assinada pelos vereadores Luiz Basso e Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos): às equipes: Fael F.C., campeã, Imigrantes F.C., vice-campeã, Família Iporanga F.C., terceira colocada e Esporte Clube Brothers – quarto lugar, e os atletas: Ivison dos Santos Pereira (União Sergipe F.C.), artilheiro do Torneio, Erick José de Abreu (Fael F.C.), e Leandro Guiaro (Família Iporanga F.C.), goleiros menos vazados, e Antônio Balbino Sobrinho (Família Balbino), vencedor na categoria jogador mais idoso.
Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), e Clayton do Espetinho homenageiam Irranuzia Maria da Silva, “como gesto de apreço e testemunho do nosso mais profundo respeito e gratidão por sua dedicação e serviços exemplares ao Grupo Mães Atípicas, fomentado pelo Ministério de Inclusão e Acessibilidade na Sociedade”.
Na tribuna, Luiz Basso ratificou solicitação feita por meio de indicação, sobre a importância em manter as calçadas transitáveis, evitando pisos escorregadios e soltos, buracos ou outras formas de propiciar acidentes, principalmente em idosos, e comemorou a inclusão de Santa Gertrudes no Programa Vida Longa, do Governo de São Paulo, que oferece moradia a idosos (60 anos ou mais), sozinhos ou com vínculo familiar fragilizado, e renda de até dois salários mínimos. O condomínio horizontal é formado por, no máximo, 28 unidades autônomas, projetadas com todos os itens de segurança e acessibilidade, inclusive nas áreas comuns, visando facilitar a locomoção, e segurança e conforto ao idoso. Santa Gertrudes terá um condomínio de 28 casas.
“Reforço o pedido do Basso [ver Indicação abaixo], animais ferozes precisam usar focinheira quando estiverem em locais públicos, é lei; todo espaço público precisa ter placas informando e, também, fiscalizar; em vários espaços públicos as placas foram arrancadas e jogadas”, relatou Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP).
Alan Felipe Basteli (MDB), fez um relato de sua viagem a Brasília, integrando a Comissão da Juventude, do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, quando solicitou ao deputado Baleia Rossi uma unidade móvel de saúde, e informou emenda enviada pela senadora Mara Gabrilli, de R$ 200 mil, para a Saúde, pedido protocolado em parceria com o vereador Willian Bento (PL).
Indicações
Basso pleiteia denominar logradouro público em homenagem à memória dos senhores Antônio Luiz Meyer (Gordinho da Cesp), e Geraldo Antonio Milani, e da senhora Alexandrina Sperandio Tinelli; fiscalização em todas as calçadas da Cidade, para evitar acidentes, e incluir medidas como: inspeções regulares para identificar problemas: pisos escorregadios, desníveis ou buracos; e que seja feito reparo imediato das áreas identificadas como perigosas, além de trabalho de manutenção preventiva; fazer cumprir a lei que determina a obrigatoriedade de cães de raça ferozes usarem focinheira e coleira em vias públicas, praças e parques; instalação de semáforo na Avenida São João, esquina com a Rua São Marcos; e instalação de bancos no canteiro de árvores localizado na Avenida 17, entre Ruas 1 e 1-B,
Willian relata à Secretaria de Obras, instalar um ponto de ônibus com cobertura na Rua Vereador Gumercindo Fernandes Pereira, em frente ao Supermercado Examine, e de piso emborrachado na área de playground da Creche Tereza Pascon Vitte.
Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-PL), pede iluminação eficiente na Rua Santa Isabel; pintura de sinalização de solo em frente à Emeief Prefeito Antonio Filier; e disponibilizar local apropriado para realização de Desfile de Cavaleiros, Cavalgadas e shows.
Clayton do Espetinho reivindica reparos e limpeza na galeria da Rua São Pedro, próxima ao número 724.
Sivaldo da Água aponta a necessidade de instalar um pet park nos lagos Ruy Raphael da Rocha e Chico Lucas; construir rampas de acesso a cadeirantes nas escolas e implantar o programa Remédio em Casa.
Dr. Marcelo indica ao chefe do Executivo que cobre da BRK Ambiental, o uso de asfalto de qualidade quando for necessário quebrar o existente para alguma obra, “tenho recebido reclamações por parte dos moradores sobre a má qualidade do recapeamento: asfalto mal compactado - resultando em desnivelamentos, buracos na pista e falhas prematuras no recapeamento, com deterioração rápida”
Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-Podemos), solicita instalar ventiladores, ar-condicionado e câmeras de monitoramento nos quartos de internação, e contratar vigia ou porteiro para o Hospital Santa Francisca.
Encerrando, Washington dos Vasos sugere incluir serviço de cobertura das pistas de skate, BMX e patins, no projeto de reforma do Parque Ruy Raphael da Rocha.
A próxima sessão ordinária está agendada para o dia 13 de maio, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara e, também, pela Rádio Jovem Pan News, 1410,0 AM.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 09 de maio de 2024
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...
O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), convocou os demais vereadores para uma sessão extraordinária, realizada para discutir e votar projetos em regime de urgência. Sete legisladores comp...
Os projetos que definem o reajuste nos vencimentos dos funcionários da Câmara e da Prefeitura, deram entrada na Casa durante a sessão ordinária desta semana. O Projeto de Lei (PL), 17/2025, do Exec...
Deu entrada na Câmara, durante a 4ª sessão ordinária do ano, o projeto que determina ações sobre cuidados e especifica regras básica para o bem-estar animal, como a proibição de mantê-los acorrenta...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.