Vereadores jovens buscam recursos em Brasília

O vereador Alan Felipe Basteli (PSD), segundo-secretário da Câmara e membro da Comissão da Juventude, do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, esteve em Brasília, na semana de 28 de agosto a 1 de setembro, junto com uma comitiva de legisladores jovens, representando 13 cidades da Região Metropolitana de Piracicaba; na pauta, assuntos relacionados aos municípios. O Vereador esteve acompanhado do seu assessor parlamentar Lucas Capretz,

No roteiro da viagem de trabalho, Alan participou de reuniões em diversas secretarias e com deputados, onde apresentou demandas da Cidade na Saúde e programas habitacionais. Basteli também informou que Santa Gertrudes receberá R$ 2,3 milhões em emendas solicitadas por vereadores.

Na Secretaria Nacional da Juventude, os legisladores se reuniram com o secretário Ronald Sorriso e outros membros da Secretaria, e com o ministro Márcio Macedo, onde discutiram políticas públicas para os jovens e conferências da juventude. A comitiva esteve no Ministério do Trabalho, onde tratou de assuntos parlamentares e federativos, assim como qualificação social e profissional, com o professor Luizinho, Ana Alencastro e Cristina Kavalkievicz.

A pauta sobre programas, convênios e emendas aos municípios foi apresentada ao ministro Alexandre Padilha e demais integrantes do Ministério de Relações Institucionais. As deputadas Tabata Amaral e Andrea Werner receberam o grupo para abordar questões relacionadas ao Autismo, saúde mental e vulnerabilidades sociais. No gabinete do deputado Rodrigo Gambale foi entregue ofício solicitando emenda parlamentar; e, ao deputado Ricardo Silva e ao senador Giordano, recursos para a Saúde.

Com o ministro Márcio França, de Portos e Aeroportos, o objetivo foi discutir políticas públicas para a juventude, especialmente relacionadas à passagem mais barata para jovens e a construção de um aeroporto regional na cidade de Limeira.

A Lei de Inclusão foi debatida com os secretários de relações institucionais e programas de acessibilidade, na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Os legisladores jovens foram à sede do Ministério da Cultura para se encontrar com os responsáveis pelos comitês culturais e discutir a Lei Paulo Gustavo e outras iniciativas de fomento cultural. O grupo também teve compromisso no Ministério do Turismo para tratar da importância do turismo regional, com foco em questões como cerâmicas e café, e foi recepcionado por Cristiane Nascimento – da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar).

Programas habitacionais, entre eles o Minha Casa Minha Vida foi assunto da reunião com Rui Pires - chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Habitação; e com André Almeida Morais - Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, temas relacionados à pasta. Educação também esteve no roteiro da viagem ao Distrito Federal; os representantes do Parlamento Metropolitano de Piracicaba foram na sede da Universidade de Brasília para discutir a evasão escolar com membros da União Nacional dos Estudantes (UNE), e participar da posse da diretoria da entidade.

(Informações e fotos: assessoria do vereador Alan Basteli)

Publicado em: 13 de setembro de 2023

Publicado por: Silvia Araujo / Divulgação