Poeira causada por Usina é alvo de reclamações

A poeira causada pelo manejo e transporte de cana de açúcar voltou às discussões na tribuna da Câmara durante a sessão ordinária desta semana. O assunto foi abordado na reunião anterior pelo vereador Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), que enviou notificação aos responsáveis pela Usina Iracema e, como não houve resposta prática, o problema foi novamente pautado.

Atendendo a novas reclamações de moradores da região onde está instalada a Usina, o Vereador solicita que a empresa molhe as estradas não asfaltadas por onde os veículos trafegam e os caminhões carregados, antes de saírem da área da Usina com destino às estradas. Sivaldo relatou que o problema é antigo e já foi levado ao Ministério Público de Piracicaba (MP): “a Usina não está cumprindo seu papel, peço aos proprietários que cumpram o que foi acordado; vou cobrar até resolver”, prometeu.

Deu entrada durante a 12ª sessão, realizada no dia 22 de maio, o Aditivo ao Regimento Interno da Câmara, incluindo, no artigo 234, Parágrafo 19, o Inciso VIII, determinando que “nenhum projeto que implique em aumento de despesas para o Município, será dado por definitivamente aprovado antes de submetido a duas discussões, exceto os projetos que tramitam em regime de urgência e seja para firmar convênios, abertura de créditos e subvenções”.

Na ordem do dia, foram aprovados, em votação única, dois projetos de decretos legislativo (PDL), ambos concedendo títulos de Cidadão Santa-Gertrudense: o de número 5, iniciativa de Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), ao senhor Pedro Ricardo Apolinário Neri, professor de Educação Física, especializado em Gestão Educacional, que atua na Rede Municipal, “contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, com grande espírito esportivo, possibilitando que os atletas possam seguir a carreira profissional”; e o 6, autoria de Luiz Basso (PL), ao senhor Guanair Brant, residente em Santa Gertrudes há 26 anos, “membro cooperador da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério de Perus, atuando como recepcionistas de fieis e visitantes.

Também recebeu aval o requerimento endereçado ao Executivo, para que envie à Câmara, projeto de lei implementado o Piso Salarial dos Profissionais de Enfermagem, conforme a Lei 14.434/ 2022, e a Emenda Constitucional nº 124/2022, e que seja adequada a Lei Orçamentária Anual (LOA), com abertura de créditos suplementares para efetuar o pagamento, assinado por Washington dos Vasos.

Encerrada a ordem do dia, o presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), solicitou ao Vice-Presidente assumir os trabalhos. Willian Bento (PTB), deu prosseguimento, convidando os vereadores inscritos a irem à tribuna. Alan Basteli (PSD), parabenizou a administração pública pelo programa a combate ao bullying, implantado nas escolas da Rede Municipal, relatou participação na solenidade de posse da mesa diretora do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, em Limeira, dia 16 de maio, e informou que o Grupo está trabalhando, junto ao Ministério da Educação para instalar uma universidade federal no prédio onde funcionou a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), fechada em 2021.

Basso cobrou a troca de lâmpadas queimadas nos bairros São Maurício e Maria Lígia, questionando a pouca durabilidade, “já que foram trocadas há menos de seis meses”; e informou abertura das inscrições para formar os integrantes do Conselho Tutelar, no período de 9 a 31 deste mês (maio), na Secretaria de Promoção Social.

Luiz Basso propõe à Secretaria competente, parceria com o Governo do Estado para inclusão do Município no “Programa Mulheres de Peito”, e trazer a Carreta da Mamografia; tapar buraco na Rua Edivaldo Manoel dos Santos, em frente ao número 84; instalar uma academia na região do Parque Industrial ou dos Jequitibás; e denominar logradouro em memória do senhor Marino Batista dos Santos.

Dr. Marcelo solicita instalar semáforo no pontilhão da Estrada Municipal Vereador Luiz Carlos Azorli, conhecida como Estrada da Imperial.

Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-União Brasil), reivindica colocar mesas e bancos de cimento na praça da Avenida Remolo Tonon, esquina com a Rua 4, “tendo em vista que, nos finais de semana, ciclistas, motociclistas e frequentadores não têm a opção de acomodação para alimentação, descanso ou lazer.

Alan aponta que se refaça a pintura de solo nas demarcações de vagas de estacionamento, filas preferenciais, assentos e outros lugares com prioridade de atendimento aos idosos, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito que definiu o novo símbolo referencial.

Sivaldo da Água pontua necessidade de manutenção e fixar as grades soltas na proteção da passagem de pedestres no Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida; à Secretaria de Meio Ambiente, inspecionar as árvores, algumas com raízes secas e tocos já sem vida, poda dos galhos longos e a retirada de entulho acumulado nas dependências do viveiro de animais do Parque Ruy Raphael da Rocha; e criar um departamento exclusivo de proteção e bem estar animal, anexo a uma ouvidoria específica às demandas referentes a causa, junto à Secretaria de Meio Ambiente.

Em parceria, Sivaldo e Alan demandam implantar vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), próximas a órgãos públicos.

Willian requer à Secretaria de Obras que realize concretagem do solo na entrada de visitantes do Cemitério Municipal, acesso pela Rua Nossa Senhora Aparecida.

A próxima reunião está agendada para o dia 5 de junho, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara e, também, pela Rádio Jovem Pan News, 1410,0 AM.

Publicado em: 25 de maio de 2023