Notícias



Segurança nas escolas segue em pauta

Visualize fotos

Após invasões e atentados em escolas do Brasil, pais, professores e demais funcionários das instituições de ensino de Santa Gertrudes estão em pânico e pedem mais segurança. De agosto de 2022 até este mês, foram nove ataques em escolas em todo País, que resultaram em sete mortes. Segundo dados de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), são 40 mortes em uma década.

Preocupados com a situação e atendendo aos apelos de munícipes, vereadores analisaram algumas possibilidades de tornar as escolas mais seguras e enviaram sugestões ao Prefeito. Eles pedem mais segurança nos prédios escolares e creches com instalação de portas giratórias com detector de metais, aparelho portátil de detector de metais, portões trancados e interfone para que os visitantes sejam identificados antes de entrar, elevar os muros e presença de segurança armada durante os períodos de aulas e recreação.

Aos pais, os legisladores apontaram a necessidade de vistoria nas mochilas, acompanhamento do tipo de pesquisas as crianças e jovens fazem na internet, atenção na mudança de comportamento e conversar com os menores sobre o assunto, explicando o que é certo ou errado. Os vereadores também solicitaram atendimento psicológico nas unidades escolares.

Alan Basteli (PSD), apresentou a proposta elaborada pelo Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), sobre o tema, pleiteando que os vereadores assinem o documento que será encaminhado ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas. As seis medidas são: acelerar o processo de chamamento público do concurso dos Policiais Militares para aumentar o efetivo; aquisição de portão eletrônico com detector de metal para todas as escolas; cumprir a Lei Federal 13.935/2019, que prevê que as redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais; manter um segurança em cada escola durante o período de aulas; encaminhar um projeto de lei para a contratação de ex-profissionais da área da Polícia Civil e Militar, para que se tornem agentes de segurança educacional e passem por uma breve capacitação; e, aumentar os muros das escolas e implantar concertina e cerca elétrica, principalmente nas mais vulneráveis. 

Na ordem do dia da 9ª sessão ordinária da Câmara, realizada no dia 17 de abril, o presidente da Câmara, dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), colocou em votação única o Projeto de Resolução 3, da Presidência, dispõe sobre desincorporação de bens móveis; a Moção de Parabéns, Aplausos e Reconhecimento proposta pelo vereador Luiz Basso (PL), à Elizangela Menezes Araújo de Paula, destacando seu desempenho na função de recenseadora, sendo ela responsável pela conclusão de coletas na maior parte das residências do Município e ressaltando que foi uma das poucas que executou brilhantemente tal levantamento do início até o final; e o requerimento assinado por Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), solicitando informações à Secretaria de Meio Ambiente: quais ações e planejamento vêm sendo realizadas no Município com a finalidade de melhorar a qualidade do ar; se a Pasta dispõe de um trabalho de mapeamento e acompanhamento pós-plantio, monitorando as áreas de maior complexibilidade e o número de mudas plantadas; e, quanto aos programas apresentados pelo Estado, quais estão disponíveis em matéria técnica de trabalho apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente. Todos os documentos foram aprovados por unanimidade.

Deram entrada na sessão, dois projetos de resolução: o PR 4, autoria do Presidente da Câmara, definindo regras para adiantamento de despesas com viagens de vereadores e/ou funcionários do Legislativo, que tenham caráter cultural, de capacitação funcional, a serviço ou interesse do Município; e o Projeto 5, apresentado pelo vereador Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), instituindo na Câmara o Dia do Pastor.

Na tribuna, Willian Bento (PTB), trouxe boas notícias: após meses de discussões, as tratativas com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), respectivamente proprietários do prédio da antiga estação ferroviária e o terreno, foram positivas e os órgãos deram sinal verde para transferir a posse ao Município, com aval também da Rumo – concessionária da ferrovia. “80% do trabalho está concluído e, em breve, o Município poderá recuperar o local histórico e usar em benefício da população”, comemorou. Bento também informou emenda de R$ 100 mil, destinada pela deputada Renata Abreu para a área da Saúde.

Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), recepcionou integrantes do Força Teen Universal (FTU), grupo de adolescentes da Igreja Universal do Reino de Deus, que ajuda adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, por meio de ensinamentos bíblicos, protegendo-os contra abusos, violência e mau comportamento, que acompanharam a sessão do Plenário Íria Hansen. O Vereador também reivindicou vistoria em árvores, citando que já ocorreu acidente: “após as fortes chuvas do mês passado, é importante fazer uma vistoria para averiguar que nenhum esteja em perigo de cair e colocar em risco a vida de pessoas e causar danos materiais”, alertou.

Luiz Basso comunicou que a Associação Comercial e Industrial (Acisg), está com vagas abertas para estágio. Interessados, maiores de 16 anos, com ensino médio, devem levar currículo na sede da Associação. Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), agradeceu ao prefeito Lázaro Noé da Silva por atender demandas: reformas em escolas e calçadas. Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), concluiu os pronunciamentos relatando que os muros das escolas municipais serão elevados em 50 centímetros, como medida de segurança

 

Indicações

Willian pleiteia à Secretaria de Esportes, que efetue a compra e instale tabelas de basquete no Ginásio de Esportes Sebastião Ribeirão; à Educação, disponibilizar filtro com água gelada nas salas de aula das Emeis da Rede Municipal; e ao executivo, elaborar projeto arquitetônico de reforma ou restauro do edifício da Estação Ferroviária.

Clayton do Espetinho aponta a necessidade de instalar refletores e bancos de assento no parquinho da Rua São Pedro; trocar os brinquedos dos parquinhos do Jardim Indaiá (e colocar areia), e do existente na Rua Betti Martins (e instalar refletores); e disponibilizar guardas para as escolas e creches, para fazerem segurança nos períodos de aulas.

Basso pede porta giratória com detector de metal em todas as escolas e creches, e designar guardas para fazer a segurança; reformar e reativar a lanchonete e os campos de bocha do Centro de Lazer do Trabalhador Cyro Rocha, “bem como a concessão do espaço público através de licitação, para exploração do local como era anteriormente”; construir lombada na Rua Pércio Franco Corrêa Júnior; ao Prefeito, enviar à Câmara, projeto de lei concedendo desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para terrenos que possuírem muro e calçada, como forma de incentivo; e implantar o Programa IPTU Verde, concedendo descontos aos contribuintes que plantam árvores ou mantêm áreas permeáveis nos imóveis, estimulando efetivamente a consciência ambiental.

Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-União Brasil), pede obras para elevar os muros e instalar cerca elétrica de todas as creches e escolas, garantindo maior segurança e tranquilidade aos alunos e seus familiares; e construir lombada na Rua São Pedro, próximo ao Parquinho.

Dr. Marcelo solicita limpeza do terreno, reformar o parquinho e o campo da Rua São Pedro, próximos à Emeif Nilva de Lourdes Rocha Oliveira.

Wanderley Frentista reivindica instalar guard rail ou alambrados na calçada da Rodovia Constante Peruchi, em frente a Emef Ivone Aparecida Gomes Palumbo.

Sivaldo da Água pede ao Prefeito que solicite à Latina Ambiental, poda de arvores em toda extensão da Rua Itirapina; e limpeza e desobstrução da canaleta de água na saída da Cerâmica Formigres, acesso ao km 164 - sentido Município, Avenida Conde Guilherme Prates se estendendo até o início do Bairro Santa Catarina.

A próxima reunião está agendada para o dia 8 de maio, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara e, também, pela Rádio Jovem Pan News, 1410,0 AM.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 19 de abril de 2023

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO

30 de julho de 2024

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!