Galeria 8 de Março é inaugurada

A Galeria Feminina 8 de Março, instalada no plenário Íria Hansen, foi inaugurada na noite do dia 17 de março, na presença de autoridades locais, homenageadas e convidados. A iniciativa do presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), tem a “finalidade de contribuir com o processo de reconhecimento da importância da participação da mulher aos aspectos sociais e políticos, objetivando, especialmente, resgatar a história das mulheres parlamentares no Legislativo Municipal”, e foi legalizada por meio da Resolução 210, de março de 2022.

A Galeria conta com fotos das mulheres que se elegeram legisladoras no Município: Irene Ribeiro de Almeida, vereadora em 1950 e 1951; Jandira Loureiro Lemos, em 1962; Liana Mungai com mandato no período de 1973 a 1976; Fortuna Lopes da Silva, de 1977 a 1982; Nice do Carmo Genignani Timone Góes, exerceu mandato de 1983 a 1986, todas falecidas; e Maria José Demarchi Filier, vereadora de 1997 a 2000; e Rose de Fátima Barbosa Costa, legisladora que atuou entre 2005 e 2008, que representaram as demais na noite de celebração da mulher gertrudense. O quadro ficará exposto no Plenário perpetuando a homenagem às vereadoras.

A solenidade teve início com a composição da mesa principal, formada pelo Presidente da Câmara, prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), Willian Bento – vice-presidente do Legislativo, vice-prefeito Alexandro Souza Vieira, pelos vereadores Luiz Aparecido Basso (PL) e Alan Felipe Basteli (PSD) – respectivamente primeiro e segundo-secretários da Casa, e Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), e o ex-deputado Aldo Demarchi.

Após o hino Nacional, o mestre de cerimônia da noite, Edmilson Valdanha, seguiu os trâmites protocolares lendo a Resolução que criou a Galeria, apresentou as homenageadas e abriu a palavra aos membros da mesa. “Contente em ver esta Casa mais cheia do que normalmente e, mais ainda, em homenagear as mulheres da nossa comunidade através destas sete mulheres que tão bem representaram as cidadãs de nossa Cidade”, enalteceu dr. Marcelo, afirmando: “hoje, a Galeria tem sete fotos, está pequenininha ainda, mas quero que as paredes do Plenário fiquem pequena de tanta foto de mulheres vereadoras”. Em nome da secretária de Saúde, Vivian Filier, dr. Marcelo homenageou as mulheres gertrudenses.

O prefeito Gino parabenizou a iniciativa e disse sentir prazer em homenagear as mulheres e concordou com o Chefe do Legislativo: “esta Galeria vai ficar grande, queremos muitas mulheres no legislativo e no executivo; elas têm sensibilidade maior do que nós, homens; quero que as mulheres vistam a camisa da política, Santa Gertrudes precisa de vocês”, concluiu.

“Muita emoção, orgulho do Parlamento de Santa Gertrudes pela homenagem, a humanidade está começando a reconhecer a importância das mulheres”, discursou o ex-Deputado, irmão de uma das homenageadas presentes na noite.

Luiz Basso também se pronunciou, parabenizando o iniciativa de criar a Galeria 8 de Março, e concluiu: “às mulheres, minhas sinceras homenagens”.

Fechando a noite, as ex-vereadoras Maria José Demarchi Filier (Zezé) e Rose de Fátima Barbosa Costa descerraram o quadro da Galeria e receberam flores.

Publicado em: 22 de março de 2023