Definidos os integrantes das comissões

No final da tarde do dia 6 de fevereiro, os vereadores definiram os nomes dos integrantes dos conselhos permanentes da Casa, para o período de 2023 e 2024: Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Obras e Administração Pública (COAP), Orçamentos, Finanças, Fiscalização, Controle dos Gastos Públicos e Contabilidade (COFGPC) e Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Esportes, Turismo e Promoção Social (CSECLETPS).

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, cada comissão tem, obrigatoriamente, ser composta por três vereadores, preferencialmente de partidos políticos diferentes. Os grupos são órgãos técnicos de apoio ao processo legislativo e têm como finalidade, principalmente, examinar e emitir pareceres aos projetos que estão em tramitação na Casa, autorizando ou vetando a propositura.

As comissões podem ser permanentes ou temporárias e são compostos por presidente, relator e membro. Os cargos podem ser ocupados por livre escolha do legislador, com a concordância dos demais, ou, quando não há concordância, o Presidente da Casa pode indicar os integrantes.

O Legislativo Gertrudense conta, também, com a Comissão Especial do Código de Ética e Decoro Parlamentar (CECEDP), mas o grupo só é formado quando há necessidade de discutir um assunto específico e, após a definição e conclusão dos trabalhos, a Comissão é desfeita.

No próximo biênio, por livre escolha dos vereadores, as comissões estão assim definidas:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)

Luiz Aparecido Basso (PL) – Presidente

Alan Felipe Basteli (PSD) - Relator

Willian José Bento (PTB) – Membro

Comissão de Orçamentos, Finanças, Fiscalização, Controle dos Gastos Públicos e Contabilidade (COFGPC)

Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB) - Presidente

Clayton Robert Santos Bastos (Clayton do Espetinho-Republicanos) - Relator

Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD) – Membro

Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC) - Presidente

Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-União Brasil) - Relator

Alan Felipe Basteli (PSD) - Membro

Comissão de Obras e Administração Pública (COAP)

Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD) - Presidente

Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB) - Relator

Luiz Aparecido Basso (PL) – Membro

Nos próximos dois anos, a Câmara está com nova mesa diretora, eleita em dezembro do ano passado (2022). Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), foi reeleito presidente e Luiz Basso (PL) primeiro-secretário; Willian Bento (PTB) é o vice-presidência e Alan Basteli (PSD), o segundo-secretário.

Na foto: os presidentes das Comissões: Sivaldo, Wanderley, Washington e Basso.

Publicado em: 01 de março de 2023