Vereadores convocam para vacinação contra a Pólio

Os vereadores usaram a tribuna da Câmara, durante a 23ª sessão ordinária, realizada dia 10 de outubro, para reforçar a importância de pais ou responsáveis levarem as crianças menores de cinco anos para receberem a dose da vacina contra a Poliomielite.

O assunto foi abordado inicialmente pelo vereador Alan Basteli (PSD), e reforçada pelos demais. “Mais uma vez vou pedir aos pais para levarem seus filhos para receberem a vacina, a procura está baixa e não podemos permitir que esta grave doença volte”, enfatizou.

Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), relatou que solicitou ao Prefeito que “leve a vacina até as escolas”, e lamentou que alguns pais não querem vacinar seus filhos “vacina é muito importante, estamos pedindo para proteger as crianças”. Em Santa Gertrudes, a campanha de vacinação foi prorrogada e vai até o dia 31 deste mês (outubro).

No Brasil, o último caso de poliomielite paralítica, que é causada pelo poliovírus selvagem, foi anotado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio.

Abrindo a ordem do dia, o presidente da Câmara, dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), colocou em segunda votação o Projeto de Lei 71, do vereador Willian Bento (PTB), autorizando o Executivo a instituir o uso do Cordão Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiência oculta; e o Projeto de Resolução 13, da Mesa Diretora, contendo a redação final do projeto de reforma do Regimento Interno da Câmara. Os documentos foram consentidos.

Também foi aprovada a Moção de Parabéns, Aplausos e Reconhecimento aos proprietários e funcionários do Grupo Incopisos, pelos 37 anos completados no dia 2 de outubro, autoria do vereador Luiz Basso (PL).

Dois projetos de lei abrindo crédito no orçamento, somando mais de R$ 3.140 milhões, deram entrada durante os trabalhos desta semana. O Projeto de Lei 73, insere um total de R$ 2.824 milhões: R$ 1.979 milhão no Fundo Municipal de Saúde; R$ 510 mil para despesas com serviços urbanos e obras; e dois valores à Secretaria de Esportes: R$ 15 mil e R$ 320 mil. O Projeto 74, injeta R$ 318.568,55 no Programa Atenção Básica de Saúde. Os foram apresentados pelo Executivo e os valores serão cobertos por excesso de arrecadação.

Antes de encerrar os trabalhos, Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), comunicou às pessoas que estão questionando os vereadores sobre a Guarda Municipal, que o convênio entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Segurança Pública está em andamento, “agora só faltam as aulas de tiro e 80 horas de cursos básico”. Sivaldo disse estar ansioso pela volta do patrulhando, mas “o processo burocrático tem que ser cumprido”.

Willian solicita substituir as portas dos banheiros da Emef Joaquim Raphael da Rocha e colocar nos locais que estão sem; e instalar lâmpadas tipo Led na rotatória do Cristo, próxima ao Viaduto Claro Miranda.

Basso reivindica a interligação das ruas Arnaldo Araújo Pinto, Betti Martins e Dona Genú Felipe e pavimentação asfáltica dos trechos; denominar logradouro público em memória do senhor Orides Meneguelli; e aquisição de uma televisão para a sala de espera da Casa da Mulher Margarida Mascarin Paraluppi.

Sivaldo as Água propõe beneficiar as pessoas com qualquer deficiência ou caso seja dependente de familiar que possua somente um imóvel e nele resida, que preencham os requisitos, com a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); aponta a necessidade de construção de calçada em toda lateral de área verde com início no Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida até a quadra de esportes da Avenida São José; e correção e melhorias na guia lateral entre o ponto de ônibus e o final da Rua Gumercindo Fernandes, até a rotatória, sentido Rio Claro.

Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-UB), requisita poda e corte de árvore na Rua 19 na extensão com a Rua 12 e instalação de placas indicativas nas ruas Mário Velo e Lazinho Topa.

Clayton do Espetinho aponta necessidade de pintura de faixa de sinalização para pedestres nas ruas que dão acesso à Avenida Coronel Palumbo, com início na Rua Pércio Franco Correa Júnior; sugere construção de praça (com iluminação, paisagismo e parquinho), na Rua Antônia Beraldo Ferranti; e contratar empresa especializada em limpeza e manutenção de galerias.

A próxima sessão ordinária está agendada para o dia 17 de outubro, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara (acesso pelo ícone TV Câmara, no site do Legislativo), e também pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM.

Publicado em: 13 de outubro de 2022