Alan Basteli no “Lideranças Negras”

O 1° Fórum das Lideranças Negras da Região Metropolitana de Piracicaba, realizado dia 21 de maio, na Câmara de Cordeirópolis, contou com a participação do vereador Alan Felipe Basteli (PSD), representando a Câmara de Santa Gertrudes.

Para o Vereador, o evento foi uma oportunidade de fortalecer as lideranças e de aprendizado. “Todos precisamos de apoio e de união. O encontro trouxe muitos ensinamentos no combate ao racismo. Não haverá democracia e justiça sem encararmos esse problema”, destacou Basteli.

O Fórum Permanente de Lideranças Negras da Região Metropolitana de Piracicaba foi pensado para elevar a cultura de paz e discussões das necessidades de cada município da região e tem o objetivo de sensibilizar as lideranças e a população em geral sobre a importância da propagação da cultura de paz para a promoção do bem comum; incentivar o diálogo entre os grupos étnico-raciais também é prioridade.

Para um melhor resultado, as orientações e conscientização sobre o foco serão através de campanhas educativas institucionais, quanto aos direitos assegurados na Constituição Federal e sobre o direito à liberdade de livre manifestação, em respeito às crenças e processo cultural dos diferentes grupos étnicos. Segundo foi explanado, “caberá ao Fórum de receber denúncias étnicas raciais e encaminhá-las aos órgãos e autoridades competentes para apuração dos fatos”, mas tirar o poder e a responsabilidade que cada Conselho da Comunidade Negra e Conselho dos Direitos Humanos de cada Município.

No Fórum, foi eleita a comissão de líderes negros do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, e aconteceram debates de ideias e projetos para a população negra da região.

(Com informações do Vereador; fotos: Lucas Capretz)

Publicado em: 25 de maio de 2022

Publicado por: Silvia Araujo/Divulgação