Homenagem e gratidão aos profissionais da Saúde

Os profissionais da Rede Municipal de Saúde, que atuaram na linha de frente contra a Covid-19, receberam homenagem da Câmara. Em solenidade realizada na noite do dia 29 de abril, no plenário Íria Hansen, foi inaugurada uma placa para marcar o dia 7 de abril como o Dia em “homenagem e gratidão” a esses trabalhadores.

A lei 2860/2022, projeto de autoria do vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), presidente do Legislativo, que “institui o dia 7 de abril como o Dia Municipal em Homenagem e Gratidão aos Profissionais que atuaram na linha de frente contra a Covid-19”, foi aprovado por unanimidade e sancionada pelo prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia). A data foi escolhida por ser o Dia Mundial da Saúde.

O evento teve início respeitando um minuto de silêncio pelos mortos em decorrência da Covid-19. Na sequência, foi apresentado um vídeo com depoimentos de profissionais que trabalharam, e ainda trabalham, diretamente no enfrentando à pandemia pelo novo coronavírus, e pessoas da comunidade que contraíram a doença. Abrindo os trabalhos, dr. Marcelo ressaltou: “passamos por momentos difíceis, mas estamos aqui e seguimos lutando”, e agradeceu aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, enfermeiros, motoristas, atendentes, ao pessoal da limpeza e demais envolvidos, pela coragem e dedicação.

O prefeito Gino enfatizou que “nos meus 43 anos de profissão, nunca tinha passado por momentos tão tristes” e relembrou o alívio com a chegada dos primeiros lotes da vacina; concluindo com agradecimentos à equipe da Saúde e aos vereadores pelo empenho, “a atuação de vocês fez a diferença para salvar vidas”.

Representando todos os profissionais, a secretária de Saúde, Vivian Filier Gonçalves, afirmou que “está difícil falar, a emoção é grande”, e ratificou a importância desses trabalhadores para salvar vidas. “Enquanto o mundo parou, indústria, comércio e serviços, nossos colegas trabalharam como nunca; Deus cuidou de nós com muito zelo, nunca desistimos do próximo, nossa equipe lutou junto com cada paciente. Muito obrigada à minha equipe e aos vereadores pela homenagem”.

Após descerrar a placa, que será afixada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, dr. Marcelo contou que a primeira oportunidade dada a ele para trabalhar pela saúde pública em Santa Gertrudes foi oferecida pelo ex-prefeito Rogério Pascon. “Montamos uma equipe competente, responsável e determinada, que deu condições de a Saúde funcionar; Gino nos proporcionou continuar com o projeto e isso fortaleceu e deu estrutura para passarmos pelo pior período da vida, na Saúde”, contou o Presidente da Câmara, enfatizando que, apesar da flexibilização, os cuidados ainda devem ser seguidos, como manter o distanciamento social e uso de álcool em gel. “Estou feliz com a noite de hoje”, finalizou.

A mesa de honra da solenidade de homenagens esteve composta pelos vereadores Alan Felipe Basteli (PSD), Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), Luiz Aparecido Basso (PL), prefeito Lázaro Noé da Silva, dr. Marcelo Ferreira, a secretária Vivian Filier, Willian Bento (PTB), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), e Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos).

Publicado em: 02 de maio de 2022