CMPD é aprovado

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD), está oficialmente instituído: o projeto de lei 9, do Executivo, foi aprovado em segunda discussão, por unanimidade dos votos, durante a 7ª sessão ordinária, realizada dia 4 de abril,

O Conselho ativo abre portas para o Município receber recursos destinados aos deficientes, como relatado na sessão do dia 14 de março, quando Willian Bento (PTB), informou que Santa Gertrudes foi contemplada com uma academia adaptada para portadores de deficiências, mas “para receber, é preciso que o Município tenha um conselho específico ativo”.

Durante os trabalhos, o presidente da Câmara, vereador dr. Marcelo Ferreira (PL), fez um alerta importante: “tenho atendido em meu consultório vários casos de pacientes com Dengue; é preciso limpar os quintais e calçadas, eliminar objetos e plantas que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito Aedes Aegypti”. O Presidente também informou a conquista de verbas para entidades: “o deputado Miguel Lombardi atendeu nosso pedido e destinou emendas para três entidades, R$ 25 mil para a Apeac, R$ 25 mil para o Lar dos Velhinhos e R$ 100 mil à ABSA, aproveito para agradecer ao Deputado que está sempre pronto a atender as demandas de Santa Gertrudes”, relatou.

No expediente, deram entrada o Projeto de Resolução 3, onde a Mesa Diretora demanda autorização para desincorporar bens patrimoniais: dois microcomputadores de mesa, appliance de rede e monitor; e seis requerimentos: dr. Marcelo solicita ao Executivo, informações sobre prestação de serviços a moradores do Parque Flórida: número de alunos matriculados na Rede Pública e atendimentos contabilizados pela Saúde; e renovação das macas e travesseiros do setor de Fisioterapia, “que se encontram desgastados, causando desconforto aos pacientes”. Luiz Basso (PL), indaga acerca dos loteamento da Pascon Empreendimentos: quantidade de lotes em cada bairro: Jardim Verona, Veneza e Jardim Napoli; instalação de placas de identificação nos viadutos Abílio Aparecido Seneme, Alcides Milani, Antonio Scatolin, Norvalho Lahr, e nas estradas Vereador Luiz Carlos Azorli e Maria Cândida Prates Baeta Neves.

Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-Dem), requer informações sobre trabalho, renda e empreendedorismo no Município: a variação detectada nos postos de trabalho em relação ao período pré-pandêmico, taxas de desemprego de 2020 a 2022; os cursos de qualificação com vagas abertas, os que estão sem vagas disponíveis e os já foram oferecidos desde o início da pandemia; e segregados por micro e pequenas empresas, e Mei’s, e os números anuais de aberturas e fechamentos de estabelecimentos entre 2019 e 2021.

Na tribuna, Willian relatou envio de emenda pelo deputado Campos Machado, no valor de R$ 400 mil, destinados a iluminação tipo Led, e sugeriu serem utilizados no perímetro urbano da Rodovia Constante Peruchi e em algumas vias da Cidade. Basso informou que estão abertas inscrições para a Univesp, sendo oferecidas 30 vagas, lembrando que os cursos são gratuitos. Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), agradeceu a Paulo de Tarso – assessor do secretário de Estado da Agricultura, Itamar Borges, pela intermediação na assinatura de convênios que resultaram no envio de dois tratores ao Município e ao prefeito Lázaro Noé da Silva por atender seu pedido e instalar faixas alertando os jovens sobre data limite para o alistamento militar; e destacou os problemas enfrentados pelas entidades particulares que cuidam de animais de ruas, solicitando ao Prefeito “abraçar esta causa, todas as cidades da nossa região têm departamentos públicos para cuidar dos animais abandonados e realizar castrações”; pontuou Sivaldo. Dr. Marcelo relatou que a entidade da qual ele faz parte, a Spama, fez cerca de 100 castrações nos últimos 12 meses.

Indicações

Sivaldo da Água pede realização de feira de variedades no espaço livre da quadra do Jardim Paulista, para atender pequenos produtores; contemplar os funcionários públicos com décimo terceiro do vale alimentação; e instalar placas de identificação de ruas, avenidas, logradouros e o Cep em todas as vias do perímetro urbano.

Luiz Basso aponta a construção de canaleta para águas pluviais na esquina da Rua 5 com a Rua 18; demarcação de duas vagas escolares para embarque e desembarque em frente a Emeif Prefeito Antonio Filier; de placas de identificação das ruas e avenidas dos bairros Jardim Maria Lígia, Miranda, São Mauricio, Jardim Luciana, Iporanga, Parque Industrial e Indaiá I, II e III; construção de lombada na Rua Santa Isabel, em frente ao número 1054, a pedido de munícipe; participação do time local na Taça EPTV de Futsal; e junto aos demais vereadores, sugere homenagear à ex-vereadora Nice do Carmo Gemignani Timoni Góes, dando seu nome a algum logradouro. Cassapinha reivindica a instalação de lixeiras nos parques e lagos públicos.

Dr. Marcelo pede ao Prefeito que oficie o DER (Departamento de Estrada e Rodagem), para realizar manutenção nas árvores declinadas nas laterais da Rodovia Constante Peruchi, entre os bairros Jardim. Paulista e Parque Industrial, para evitar possíveis acidentes; e adequações no Parque Ruy Raphael da Rocha: divisória no espaço pet, demarcando um local para cães de portes médio e grande e outro para os pequenos, instale lixeiras em ambos ao lados do espaço e trincos no portão para garantir a segurança dos animais e das pessoas que frequentam o Parque.

Willian pleiteia junto ao chefe do Executivo, contratar Endodontista e cirurgião Bucomaxilofacial para o Centro de Especialidades Odontológicas; e oferecer atendimento odontológico noturno ou aos sábados.

A próxima sessão ordinária será dia 11 de abril, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara (acesso pelo ícone TV Câmara, no site do Legislativo), e também pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM.

Publicado em: 07 de abril de 2022