Santa Casa pede socorro

Jorge Pedro – provedor, Alfredo de Lima – diretor administrativo, e Larissa Loureiro – relações institucionais, da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, estiveram na sede da Câmara, para reunião com vereadores, que aconteceu dia 13 de Setembro, e pediram “socorro”, relatando que o Hospital está sem condições de manter os atendimentos por falta de dinheiro.

O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), lembrou que as demandas do Hospital, “também são nossas demandas”, principalmente porque os pacientes de Santa Gertrudes e demais municípios da micro região, são atendidos em Rio Claro; e enfatizou que todos devem ajudar a Santa Casa de Rio Claro. Dr. Marcelo concluiu que a Câmara apoiará a decisão do prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia).

De acordo com relatório apresentado pelos representantes do Hospital filantrópico, sobre os atendimentos de Santa Gertrudes, nos últimos 18 meses, foram 1.101 internações, que resultaram em 4.240 diárias; e 339 partos, com 730 diárias. Em 2020 até Agosto deste ano, 198 gertrudenses foram internados na Santa Casa para tratamento da Covid-19 e, até dia 13 de Setembro, seis pacientes permaneciam na Instituição.

No relatório também constou os valores recebidos. Os repasses financeiros Pró Santas Casas em 2020 somaram R$ 61.744,68; este ano, até o mês de Julho, foram destinados R$ 36.017,73, totalizando R$ 97.762,41. Mensalmente, o valor é de R$ 5.145,39.

Segundo explicou Pedro, o Hospital mantém convênio com o Sistema Único de Saúde (Sus), para 100 leitos. 50% dos custos são mantidos pelo Governo Federal, 12% pela Prefeitura de Rio Claro, 8% da verba é oriunda do Governo do Estado e os demais 30% são de recursos próprios (que representam quase R$ 20 milhões ao ano). “A conta não fecha. A Santa Casa está sem pernas, sem condições de manter os atendimentos, gastamos mais do que recebemos; este ano, o Hospital já está no vermelho”, relatou o Provedor.

Algumas ações podem colaborar a manter o Hospital filantrópico. O Programa Nota Fiscal Paulista reverte recursos para a Instituição, basta se cadastrar uma única vez pelo site ou aplicativo da Nota Fiscal Paulista. Outra opção é depositar o cupom fiscal de suas compras, sem CPF, nas urnas instaladas em comércios. O comerciante que puder colaborar, pode solicitar à Santa Casa a instalação da urna em seu estabelecimento. As prefeituras e legislativos podem ajudar a financiar os atendimentos, criando e aprovando subvenções, e solicitando aos deputados o envio de emendas parlamentares de custeio, à Santa Casa.

Com o aumento da arrecadação, Jorge Pedro pretende adequar a Santa Casa para atender 270 mil habitantes, que é a população da região. “Trabalhamos para atender melhor e mais rápido”, concluiu.

Participaram da reunião, além dos citados, os vereadores: Alan Felipe Basteli (PSD), Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-Dem), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), e Willian Bento (PTB).

Publicado em: 15 de setembro de 2021