Junho Vermelho alerta sobre importância em doar sangue

O Junho Vermelho é o período de conscientização sobre a importância em doar sangue. Neste mês, a Câmara está empenhada em colaborar, incentivando os gertrudenses a doarem, é seguro e não custa nada, só leva alguns minutos. O mês foi escolhido como referência por ser no dia 14 de Junho comemorado o Dia Mundial do Doador de sangue.

Para ser doador é preciso estar em boa condição de saúde, ter se alimentado pelo menos três horas antes da doação, apresentar idade entre 16 e 69 anos, estar com mais de 50 quilos, e, na noite anterior, dormir ao menos quatro horas e se apresentar descansado. Doar sangue é salvar vidas: cada bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas.

Quem quiser ser doador basta agendar no Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro, que fica na Rua 2, 297, bairro Saúde, pelos fones 19-3535-7022 ou 99288-9737. As coletas são de segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas.

As cores e as campanhas de cada mês do ano

Janeiro - Branco: Mente sã, corpo são. O primeiro mês do ano é um alerta sobre a saúde mental. As ações dessa campanha buscam ressaltar a importância de cuidarmos não só da parte física, mas como emocionais para o melhor equilíbrio e bem-estar.

Fevereiro - Roxo / Laranja: Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização da lúpus, do mal de Alzheimer e da fibromialgia. O segundo mês do ano também tem uma campanha "alaranjada", para conscientizar sobre a leucemia.

Março - Azul Escuro: A campanha durante todo o mês de março é voltada ao debate sobre a prevenção ao câncer colorretal.

Abril - Azul: É um dos meses que já tem campanha bem conhecida e estabelecida no mundo todo. O Abril Azul é voltado ao debate sobre o autismo, por causa do dia 02/04, que é data do "Dia Mundial de Conscientização do Autismo".

Maio - Amarelo / Vermelho: O quinto mês do ano é destinado à prevenção de acidentes de trânsito. Já o "Maio Vermelho" tem como objetivo principal informar sobre a hepatite.

Junho - Vermelho: O laço vermelho do sexto mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue. Isso se deve ao dia 14/06, o "Dia Mundial do Doador de Sangue". Junho ainda se colore de Laranja para a conscientizar sobre a anemia.

Julho - Amarelo: O sétimo mês do ano ganha a cor amarelada para trazer à tona a conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.

Agosto - Dourado: Nesse mês, entre os dias 01 e 07, acontece a "Semana Mundial da Amamentação", por isso, o período é destinado às informações sobre o aleitamento materno.

Setembro - Vermelho / Verde: O nono mês do ano fica vermelho para ressaltar a importância de cuidarmos da saúde do coração. O período também destaca ações sobre a doação de órgãos e a prevenção do câncer no intestino. Para essas duas campanhas, o mês se pinta de verde.

Outubro - Rosa: Mais divulgado e conhecido por todo o mundo, o Outubro Rosa foi uma das primeiras campanhas criadas (iniciou nos Estados Unidos na década de 1990) e é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

Novembro - Azul: E se outubro é dedicado em maior parte à saúde feminina, novembro chega para os homens quebrarem seus preconceitos históricos. O novembro azul ganha também um logotipo em formato de bigode para conscientizar a pessoas sobre a importante de prevenir e combater o câncer de próstata. Além disso, a cor também serve para campanhas votadas aos cuidados da diabetes

Dezembro - Laranja / Vermelho: O ano se fecha com cores vibrantes. O "Dezembro Laranja", serve para conscientizar sobre a importância de combater o câncer de pele, enquanto o "Dezembro Vermelho" ressalta a necessidade de prevenir a AIDS.

Publicado em: 22 de junho de 2021