Comissão quer liberação de ligação de água

O secretário municipal de Obras, Frederico Luiz Barreiro, foi convidado e participou da reunião desta semana da Comissão de Estudos e Assuntos relevantes no âmbito da Câmara Municipal, referente aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário, prestados pela concessionária BRK Ambiental, bem como a fiscalização, sob responsabilidade da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). Na reunião do dia 14 de maio, Frederico veio acompanhado dos secretários Filipe Penedo (Habitação), e Adriana Lotumolo (Administração), e de Fernando Zaia Topa (supervisor de Obras).

A pauta principal do encontro foi a possibilidade de a Prefeitura autorizar mais de uma ligação de água e esgoto em terrenos com mais de uma construção, mesmo não estando regularizadas. Hoje, a ligação extra só é autorizada em imóveis regularizados. “Muitas famílias moram em casas diferentes, construídas no mesmo terreno em situação irregular, o que impossibilita que tenham hidrômetros individuais, e pagam uma única conta de água e esgoto”, explicou Willian Bento (PTB), presidente da Comissão. “Solicitamos ao Secretário que autorize pelo duas ligações, para que cada família pague pelo que consumir, já que algumas têm um número maior de integrantes que outras ou utilizam quantidades muitos diferente de água”.

O secretário de Habitação, Filipe, aproveitou a reunião com os vereadores e adiantou o teor de alguns projetos de lei que serão enviados à Câmara sobre normatização para novos loteamentos; e também relatou que está conversando com responsáveis da Associação e construtora do Condomínio Recanto Flafer para que mude o projeto e construa 170 casas, tipo de habitação com maior aceitação entre os interessados em adquirir imóveis, do que apartamento, como o projeto foi idealizado inicialmente.

Adriana Lotumolo, recém empossada, veio se apresentar aos vereadores, conhecer a sede do Legislativo e acompanhou os trabalhos.

Participaram também da reunião da Comissão, os vereadores: Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL) - presidente da Câmara, Luiz Aparecido Basso (PL), Alan Felipe Basteli (PSD), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), e Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB); e Fábio Scianama – chefe de Gabinete.

A Comissão, criada para buscar soluções às carências dos consumidores de água e esgoto, após inúmeras reclamações de munícipes com relação aos serviços prestados pela BRK e Arsesp, está levantando dados para formalizar as solicitações junto aos órgão responsáveis. A BRK e o Procon já foram ouvidos.

Publicado em: 20 de maio de 2021