Atendendo convite do presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), representantes da BRK Ambiental estiveram reunidos na sede do Legislativo e ouviram dos vereadores as reclamações dos consumidores. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 27 de Março.
Dentre as principais queixas, os legisladores relataram à Isabella Martins (Relações Institucionais e Governamentais), Rodrigo Dias (diretor Operacional), Rogério Lima (gerente Operacional), e Giuliano Bertagna (gerente Comercial), todos da Concessionária de água e esgoto do Município, os altos valores dos serviços; a falta de diálogo entre consumidores e BRK; preço cobrado pelo esgoto – o mesmo da água -; insatisfação no modo de cobrar o excedente (durante os primeiros seis meses da pandemia, a leitura dos hidrômetros não foi realizada), pela média, o que elevou o valor já que, na maioria dos casos, o cliente mudou de faixa de consumo; qualidade da água distribuída; demora no atendimento de solicitações; insatisfação no atendimento presencial (falta de orientação ou orientação errada); dificuldade em ser atendido via telefone; e a negativa em instalar hidrômetros individuais em casas construídas no mesmo terreno.
Inicialmente, os representantes da Empresa fizeram uma explanação sobre os serviços realizados desde que assumiu a distribuição e tratamento da água e esgoto na Cidade, em 2010, afirmando que hoje são 9 mil ligações, previsão de implantação de nova adutora em 2024, reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Após questionamentos sobre valores, a resposta foi que a tarifa é determinada pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), sendo determinada pela qualidade da água captada. No caso do esgoto, é calculado 80% do valor água quando não tem tratamento e 100% quando é tratada. Foi também explicado que, apesar de existir valores diferentes para cada faixa de consumo, o preço final é pela média de consumo, calculado para “evitar consumismo”. A redução da taxa de esgoto pode ser solicitada pela contratante em “revisão de contrato”.
Qualidade. Com relação às constantes reclamações sobre a falta de água e da coloração do líquido que chega nas casas, foi explicado que a principal causa de desabastecimento é a queda de energia, e que são realizadas três mil análises por ano, sem constatar problemas. Mas os representantes alertaram para que os problemas sejam comunicados à BRK e “a empresa possa averiguar, agir e corrigir”. Lembrando, a Vigilância Sanitária local também pode e deve fiscalizar a qualidade da água.
A demora no atendimento aos consumidores foi outro ponto abordado. A afirmação é que a média de atendimento da BRK é de 4 horas após a solicitação e, de acordo com o contrato entre Prefeitura e Empresa, o prazo é de até 24 horas. A alegação de a BRK não poder realizar ligações individuais em casas construídas no mesmo terreno, como é feito no caso da ligação de energia, é que o Plano Diretor Municipal não permite ligações em imóveis não regularizados.
Sobre a possibilidade de a BRK “ajudar” o consumidor a identificar vazamentos, foi relatado que em muitos casos a equipe técnica já colabora, mas eles não têm equipamentos adequados para detectar o local exato e, por isso, é aconselhável contratar empresa especializada. É importante salientar que, comprovado o vazamento, o consumidor pode solicitar desconto no valor do esgoto.
Com as explicações recebidas, os vereadores estão avaliando as medidas cabíveis a serem tomadas para solucionar as carências, como por exemplo, a solicitação de revisão no atual contrato e contratação de outra agência reguladora. “Os mesmos problemas apresentados hoje, já levamos para a Foz do Brasil, Odebrecht e agora para a BRK, e nunca conquistamos nada. Já está na hora de atender o consumidor, peço uma revisão de consciência por parte da BRK”, desabafou dr. Marcelo, lembrando que, melhoria nos serviços e redução de preço “é uma luta constante da população e de nós vereadores há anos”.
Participaram da reunião, além dos citados, os vereadores Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), Alan Felipe Basteli (PSD), Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB). Luiz Aparecido Basso (PL), Willian Bento (PTB), e Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD). Os vereadores Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-Dem), e Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), foram representados por seus assessores. Também acompanham a reunião o chefe de gabinete: Fábio Sciamana, Glauco Pedrassolli – procurador Jurídico, e Analicia Talarico – assessora da Presidência, da Câmara.
O vídeo com os principais momentos da reunião está disponível no Facebook e YouTube da Câmara. https://www.facebook.com/camarasantagertrudes/videos/480946433101764
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 30 de março de 2021
Publicado por: Silvia Araujo
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Categoria: Notícias da Câmara
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