O projeto de lei (PL) 02/2021, que torna pública a lista com os nomes das pessoas vacinadas contra a Covid no Município, foi aprovado em primeira votação, com emenda, durante a 2ª sessão ordinária, realizada terça-feira, dia 9 de Fevereiro.
O documento, de autoria do vereador Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), recebeu uma emenda elaborada pelos integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, ficando com a seguinte redação: Fica estabelecida a obrigatoriedade da publicação da lista de todos os vacinados contra Covid-19 no Município, sendo periodicamente atualizada a cada semana, no endereço eletrônico oficial da Prefeitura (site). A publicação deverá conter as seguintes informações: nome completo, número do CPF (ocultando os seis primeiros dígitos), data da vacina, quantidade de doses aplicadas e em estoque.
O presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), que não vota, afirmou que, se fosse votar, seria contra. “Como médico, preservo a integridade e sigilo dos pacientes, seguindo o que determina o Conselho de Medicina. Confio na nossa Secretária de Saúde, no rigor do seu trabalho; isso, sem contar que o funcionário que estaria atendendo a população terá que ser deslocado para cumprir a função administrativa”. Dr. Marcelo relatou, ainda, que o ecoponto do Indaiá já foi desativado e nova área está sendo preparada para receber o ponto de descarte de materiais.
Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), comunicou que a quadra esportiva, localizada no Jardim Luciana, está interditada até que medidas de monitoramento sejam implantadas. “O local estava sendo utilizado para outros fins, como uso de entorpecentes, orgias e tráfico, pedi ao Secretário de Esportes uma fiscalização e, constatado o problema, foi tomada providência”.
Luiz Aparecido Basso (PL), informou que solicitou várias emendas ao deputado Miguel Lombardi, que se prontificou a enviar recursos à nossa Cidade; e Alan Felipe Basteli (PSD), elogiou as melhorias no trânsito implantas pelo Secretário. Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), quer maior divulgação dos novos Ceps (Código de Endereçamento Postal), que passaram a ser individuais, por logradouros, como ruas, avenidas, alamedas etc., já que muitas pessoas não têm acesso à internet ou nem sabem como procurar.
Requerimentos apresentados durante os trabalhos: Basso solicitou realização dos Jogos Estudantis assim que a pandemia terminar; instalação de placas de identificação nos viadutos “Abílio Aparecido Seneme”, “Alcides Milani”, “Antonio Scatolin”, “Norvalho Lahr” e no trecho da Estrada Municipal – SGT 153, denominada “Estrada Municipal Vereador Luiz Carlos Azorli”; e criação de uma área de lazer no Município.
Willian Bento (PTB), pediu informações sobre o Cemitério Municipal: se existe planejamento para ampliar o espaço para construção de novas sepulturas, utilizando o local onde hoje é destinado a estacionamento; se a Prefeitura tem área para construir um novo cemitério, caso tenha, qual a localização e se atenderá os requisitos ambientais; qual o planejamento do Município sobre o assunto; e se existe estudos para alteração da forma de sepultamentos, como a versão vertical ou outra forma.
Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), apontou a necessidade de construção de um anel viário como alternativa de rota para veículos pesados trafegarem no Município sem a necessidade de utilizar as vias centrais; e estacionamento com início em frente à creche “Sebastião Domingues” seguindo até à Igreja Perus.
Indicações: Clayton do Espetinho quer a construção de “sarjetão” na Avenida Belmiro da Silva com a Rua Antonio Milani; obras para solucionar alagamentos causados pelo “transbordamento das válvulas de retenção de esgoto” na Rua Pérsio Correa Júnior; construção de uma Unidade Básica de Saúde no Santa Catarina e revitalização da entrada da Cidade pelo mesmo bairro; construção de quadra de basquete aberta e melhoria na iluminação da quadra de areia do Parque Ruy Raphael da Rocha, de quadra de grama sintética no Jardim Paulista, e canaleta, além de reforma nos bancos da Praça, ambas na Avenida Rêmolo Tonon.
Alan Felipe Basteli (PSD), reivindicou limpeza e corte de mato em todo perímetro urbano, principalmente na estrada “Vereador Luiz Carlos Arzoli” e troca das placas de sinalização que estão foram do padrão exigido pelo Código de Trânsito; “verificar a situação da Rua Ipeúna, onde dois bueiros foram fechados e o que restou não comporta a água das chuvas”, alagando os imóveis; e reparos no toldo de proteção das salas de aula da Emei “Professor Geraldo Apparecido Rocha”.
Basso relatou a importância em construir lombada na Rua 1, Avenidas 11 e 13; reforma paisagística nas praças “Demerval da Fonseca Nevoeiro” e “São José”; adequação e reforma de todas as áreas esportivas; fixação de cartazes nos comércios, com a programação do cata cacareco; ampliação e duplicação do Viaduto “Norvalho Lahr”; limpeza nas calçadas da Rua São Mateus; substituição do reservatório de água no prédio da Emef “Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”; instalação de semáforos nas vias de maior fluxo de veículos; substituição das lâmpadas das vias públicas para as de Led e que o Prefeito envie à Câmara um projeto de lei determinando que os proprietários de novos loteamentos façam “uma contrapartida de investimento para o Munícipio”.
Willian pediu instalação de antenas para o funcionamento das televisões dos quartos e melhorias nos sanitários do Pronto Socorro, com a instalação de assentos com tampas e troca de lâmpadas; pintura no prédio da Policlínica “Manoel Wendel”, além de identificar o nome na fachada do da Policlínica; e, ao Executivo, elaborar um Programa de Desligamento Voluntário. Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-Dem), quer limpeza e roçada de mato no final da Rua H. Bedra; tapar “o enorme buraco” na Rua Vereador Gumercindo Fernandes; e criação de uma casa transitória. Sivaldo indaga a possibilidade de corrigir o valor do cartão alimentação dos funcionários públicos, justificando que o último reajuste ocorreu no início de 2019.
Dr. Marcelo solicitou ao Prefeito a possibilidade de elaboração de um projeto de lei regulamentando a obrigatoriedade de abertura de fura d’água antes do asfaltamento; revisão e reforma das canaletas; e executar a manutenção nas câmeras de monitoramento.
Wanderley Frentista reivindica alargamento da Avenida Conde Guilherme Prates; distribuição gratuita de uniformes aos alunos da Rede Municipal, cujas famílias não tenham condições de adquirir; construir estacionamento no entorno do Lago do bairro Jequitibás; e designar vigilantes patrimoniais, a fim de preservar e conservar os prédios. Washington apresentou pedido de implantação de um minidistrito industrial para atender as micro e pequenas empresas focadas em oferecer mão de obra feminina; parceria com o Sebrae e Ciesp para implantação de uma incubadora de empresas; duplicação no pontilhão próximo à Avenida Ricardo Panhoca; manutenção nos aparelhos das academias ao ar livre; e instalação de limitador de altura 10 metros antes do Pontilhão de acesso à Avenida Rêmolo Tonon, nos dois sentidos, possibilitando que veículos mais altos tenham opção de escolher outra rota.
A próxima sessão ordinária de 2021 está marcada para o dia 23 de Fevereiro, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, através das páginas da Câmara no Facebook, YouTube ou pelo ícone TV Câmara, no site do legislativo, e também pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 11 de fevereiro de 2021
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dois pedidos ao Prefeito marcaram os pronunciamentos na tribuna durante a 26ª sessão ordinária: Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), aponta a importância de o Município firmar convênio com clínica v...
Dois projetos de lei (PLs), abrindo créditos especiais no orçamento municipal, deram entrada na Câmara durante a sessão ordinária desta semana, realizada dia 4 de novembro. Os documentos injetam ma...
Atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para o Prefeito regulamentar o uso dos espaços públicos, o chefe do Executivo protocolou na Câmara um projeto de lei s...
A mudança nas datas de cobrança da conta de água e esgoto tem ocasionado transtornos e alguns consumidores reclamam por ter de pagar duas contas no mesmo mês. O assunto foi explanado na tribuna, du...
O projeto de lei (PL), que define o orçamento municipal para o ano de 2025, deu entrada na Câmara durante a 22ª sessão ordinária do ano. A proposta do prefeito Lázaro Noé da Silva, Gino, prevê uma...
As eleições municipais do dia 6 de outubro confirmaram o bom trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal na atual legislatura e seis, dos nove vereadores foram reeleitos, totalizando mais de 66%. O...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.