A obra para reparos no telhado do prédio da Câmara, prevista para acontecer ainda este ano, foi adiada pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), em virtude da pandemia pelo novo coronavírus e a necessidade de disponibilizar mais verba para a área da Saúde. Outros contratos também estão sendo revistos com a finalidade de enxugar os gastos. A decisão teve respaldo dos vereadores e foi apresentada durante a 13ª sessão ordinária, realizada dia 11 de Agosto.
O telhado da sede do legislativo está com vazamentos e, quando chove, a água invade salas e outros espaços, causando transtornos. “A meta era reformar o telhado neste semestre, as necessidades são grandes para preservar o patrimônio público, mas por ora não será feita, avaliei e decidi que precisamos devolver o maior valor de dinheiro possível ao Prefeito e indicar a ele que use na Saúde, então, até a pandemia acabar a obra não será feita”, explicou. Gordinho ratificou que a pandemia pelo novo coronavírus elevou os gastos do Munícipio e é necessário injetar mais dinheiro na área da Saúde para atender à população, e frisou que os legisladores podem “pedir” ao Prefeito que use o dinheiro no setor, mas a decisão de onde aplicar a verba é do chefe do Executivo.
Mesmo apoiando a decisão do Presidente, José Luis Vieira (Ratinho-MDB), acredita que é melhor avaliar o adiamento total da obra. “Deixo minha ponderação: é preciso consultar o departamento Jurídico porque as goteiras estão danificando o prédio e isso pode configurar depredação do patrimônio público e acarretar problemas, chove mais dentro da Câmara do que fora; acredito que seria prudente eliminar as goteiras e adiar o restante dos reparos”. Gordinho informou que consultou o Jurídico antes de tomar a decisão e explicou que “herdou os problemas”, relatando que, de acordo com avaliação técnica, as telhas foram quebradas quando da instalação dos ares-condicionados.
Na “tribuna”, que devido a pandemia não é usada, os vereadores discursam de suas mesas, no microfone individual, Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), parabenizou o colega Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), por solicitar campanha de castração de gatos e cachorros sem raça definida, explicando que uma fêmea pode gerar até 36 mil filhotes, que faz dois anos que não é realizada campanha e cobrou: “as pessoas têm que ter consciência antes de adotar um animal, tem que cuidar e não abandonar”. Dr. Marcelo informou que esteve adoentado, com febre, cumpriu isolamento, fez teste para a Covid-19 e deu negativo, e já voltou ao trabalho.
A Indicação apresentada por Alexandro do Iporanga solicita ao Executivo realizar campanha de castração e vacinação de cães e gatos, justificando que tem recebido questionamentos de donos de animais sobre a falta de campanhas. “As campanhas são importantes para atender as famílias que não têm condições de pagar pelos procedimentos e seria útil para evitar o grande crescimento de animais abandonados pelas ruas”.
Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), comentou que, mesmo durante o período de pandemia, os vereadores estão trabalhando sério, “só não podemos ir buscar recursos pessoalmente, mas estamos em contato com os deputados em reuniões on-line”, cobrando o repasse de verbas para nossa Cidade, e fiscalizando os serviços públicos. “A prova é que fui verificar as obras no Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida e não tem espaço para passagem de cadeirantes nem carrinhos de bebês, e têm alguns postes atrapalhando a passagem, peço ao Secretário de Obras para retirar os postes”. Cobrou pintura de sinalização de solo nas ruas dos bairros Jequitibás e Jardim Paulista, construção de lombadas no Jequitibás III; voltou a denunciar a falta de remédios controlados de alto custo; e finalizou: “passamos para a fase amarela, onde a abertura de igrejas e comércio é permitida, é importante que a população possa participar dos cultos e missas, isso ajuda a passarmos por este momento difícil”.
Willian Bento (PTB), sugeriu ao Presidente que a devolução de parte do duodécimo à Prefeitura, que acontece em Dezembro, seja antecipada, “para que seja utilizada na realização de exames e compra de medicamentos; quando se fala em Saúde, o momento é agora, fica minha sugestão”. Willian indagou sobre o andamento da reforma do antigo prédio da Casa da Agricultura, que será a sede do Pelotão da Polícia Militar: “o ano está quase acabando e como trabalhamos bastante para conseguir o prédio, seria importante entregar a obra o mais rápido possível”.
Ratinho, que na sessão anterior apontou o mesmo problema no Viaduto, disse que foi verificar e que o espaço é suficiente para a travessia com cadeira de rodas, mas concordou na retirada dos postes. O Vereador prosseguiu solicitando construção de lombada na Rua Mário Velo, altura do número 620; troca de lâmpadas queimadas, informando que tem recebido muitas reclamações pela demora pelo serviço; não deixou de cobrar a implantação do projeto Praças de Alimentação; recapeamento na Estrada José Horácio Pascon; limpeza e corte de mato nas laterais da SP 316 (Rodovia Constante Peruche); reivindicou solução para água empoçada na passarela que dá acesso à Rua Orlando Pereira; e informou que empresa Rumo fará a troca da estrutura e elevação da passagem no Viaduto Remolo Tonon.
Os vereadores Aécio Bisesto (Paraná-PTB), e Levy Xavier Ferraz (Republicanos), não participaram da sessão. Levy está cumprindo quarentena por suspeita de Covid, e Paraná em isolamento domiciliar por fazer parte do grupo de alto risco.
Com a mudança de Santa Gertrudes para a Fase 3 – Amarela, do Plano São Paulo, de retomada da economia devido à pandemia, a população pode acompanhar as sessões ordinárias do Plenário, seguindo regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscara. A próxima sessão ordinária será dia 18 de Agosto. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana. A população pode acompanhar os trabalhos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 13 de agosto de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O projeto que institui o programa de demissão voluntária de servidores do Poder Executivo deu entrada na Câmara na sessão ordinária desta semana, realizada dia 7 de abril. Também foram apresentados...
Fundada em 1949, no dia 6 de abril era realizada a primeira sessão da Câmara Municipal de Santa Gertrudes. 76 anos depois e ao longo de 19 legislaturas, os vereadores seguem defendendo os interesse...
Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...
O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), convocou os demais vereadores para uma sessão extraordinária, realizada para discutir e votar projetos em regime de urgência. Sete legisladores comp...
Os projetos que definem o reajuste nos vencimentos dos funcionários da Câmara e da Prefeitura, deram entrada na Casa durante a sessão ordinária desta semana. O Projeto de Lei (PL), 17/2025, do Exec...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.