Requerimento aprovado durante a 11ª sessão ordinária, realizada dia 2 de Junho, solicita ao Executivo a criação de um conselho para apontar, acompanhar e solucionar problemas relacionados à coleta e distribuição de água e do esgoto. Segundo o documento, o conselho seria formado por representantes da Câmara, Prefeitura, sociedade civil, comercial e industrial, e BRK Ambiental.
“Considerando que nossa Cidade tem 100% de rede de água e esgoto tratados; que apenas uma entidade que regulamenta e controla sobre essa rede; que quando há algum problema, só essa entidade pode determinar como será resolvida a questão; que a decisão tomada não é a melhor e a mais útil a todos; requeiro ao senhor Prefeito, seja estudada a criação de um Conselho Municipal de Água e Esgoto”, diz o documento apresentado por Levy Xavier Ferraz (Republicanos).
Levy afirma que a iniciativa é em decorrência de alguns abusos, como a não leitura regular mensal para determinar a quantidade de água efetivamente consumida, fazendo pela média, o que eleva o valor da conta quando a leitura é realizada, e a diferença é paga em uma única fatura. “Já contatei a BRK, mas não foi resolvido e muitos consumidores devem estar com o mesmo problema, só não identificam o porquê do aumento nas contas; o Conselho é importante também para participar da elaboração do reajuste e fiscalizar as ações da BRK”, enfatizou o Vereador, alertando os consumidores para os valores pagos e reivindicando que a leitura seja realizada a cada 30 ou 31 dias.
Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), também apresentou reclamações do atendimento da BRK. “Uma pessoa da minha família estava recebendo contas com valores bem acima dos gastos normais, pedi que uma equipe fosse verificar e não fui atendido, resolvi fazer por conta própria e o problema era a boia da caixa de água que estava vazando ar, e o relógio continuava rodando mesmo com todas as torneiras fechadas, peço a BRK que colabore para identificar problemas, mesmo dentro das casas, principalmente de pessoas idosas ou sem condições de pagar um profissional, seria uma prestação de serviço importante neste momento, quando muitas famílias estão sem trabalho e não têm condições de pagar o reparo”.
A BRK foi pauta do vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), que relatou reclamações sobre valores altos das contas de água, devido a falta de leitura periódica e pediu à BRK que ofereça desconto nas faturas de consumidores desempregados.
Através de Indicações, Willian Bento (PTB), reivindicou o conserto da máquina de amassar e empacotar latinhas e a compra de uma caixa de ferramentas para o Centro de Reciclagem. Aécio Bisesto (Paraná-PTB), solicitou a distribuição de colchões, cobertores e marmitex para quem vive em situação de rua. Isaias Lino do Couto (PSC), sugeriu utilizar o dinheiro que seria aplicado na Festa da Cidade, para a compra e distribuição de máscaras de proteção ao novo coronavírus, e aquisição de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19; e que torne obrigatória a disponibilização de álcool em gel nas agências bancária, na área dos caixas eletrônicos. Na Ordem do Dia da sessão, deu entrada o projeto de lei 20/2020, do Executivo, que altera dispositivos das leis financeiras e abre crédito especial no orçamento.
Encerrados os trabalhos do Expediente e Ordem do Dia, o presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), abriu a palavra aos vereadores. José Luis Vieira (Ratinho-MDB), voltou a relatar que pré-candidatos ao legislativo estão prometendo implantar o projeto Praças de Alimentação (autoria de Ratinho, aprovado no início da década de 2010): “Já está até chato, em todas as sessões, há anos, eu cobro a implantação do projeto das praças de alimentação, infelizmente, até agora não fui atendido; só lembrando a quem está prometendo fazer, vereador não tem autonomia para executar, nós apresentamos as ideias, aprovamos e pedimos ao Executivo para fazer”, e cobrou do Prefeito que implante, em pelo menos uma praça, “ou faça uma parceria com a iniciativa privada para que o projeto saia do papel”.
Ratinho ainda relatou a falta de manutenção nos serviços de iluminação, apontando a grande quantidade de lâmpadas queimadas e a demora na troca, lembrando que o serviço é pago pela população; solicitou informações sobre a continuidade das obras na Estrada José Horácio Pascon; alertou para o aumento nos casos de contaminação pelo novo coronavírus, apontando a necessidade de normatizar regras para o funcionamento do comércio e pediu às pessoas contaminadas ou as que tiveram contato com quem esteja, que obedeçam ao isolamento: “o mau comportamento de um coloca em risco todos os demais”. O Vereador reclamou da sujeira nas ruas; pediu uma campanha educativa de trânsito para orientar os motoboys; fiscalização na Rua Francisco Vitte, afirmando que motoristas não respeitam o semáforo; e operação tapa buracos na Rua Pérsio Correia Júnior.
“Já faz oito anos que a área foi doada e até hoje não foi construída nem uma casa”, lamentou Levy, se referindo ao Recanto Flafer, “muita especulação, cobramos dos responsáveis, nos reunimos com o construtor, secretário de Habitação, muito foi prometido e nada foi feito até agora; os compradores não são daqui, assim não serve; temos que pedir a área de volta e o Município fazer um empreendimento para atender moradores de Santa, fiz um croqui e podemos construir 100 casas; se não tomarmos uma atitude agora, vão se passar mais 10 anos e nada”, cobrou. Levy informou que dois ecopontos foram desativados, do Centro do Jequitibás III: “a Prefeitura não tem estrutura para cuidar dos ecopontos nem do cata treco, sugiro que contrate uma empresa para fazer o serviço”. Sobre a pandemia, Levy pontuou: “já são 31 casos, existe imprudência, aglomeração, peço ao pessoal da Vigilância Sanitária que tome providências, fechou lojinhas, mas deixa aglomeração em supermercado, falta fiscalização”, finalizou.
Sobre um comércio onde, segundo foi relatado existe funcionário com Covid-19, dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), informou que as medidas foram tomadas e que o local foi desinfetado. “O funcionário não pode trabalhar se estiver com qualquer sintoma gripal, ele deve informar seu chefe, ser afastado e cumprir o período de isolamento”, avisou.
Dr. Marcelo opinou sobre o aumento de casos em Santa Gertrudes: “houve perda do controle, estava calmo e o povo descuidou, não usou máscara ou usou errado mesmo com tanta informação; tocar em outra pessoa é irresponsabilidade, é um ato imbecil, desnecessário” e alertou: “tem que ter medo, respeito pelo vírus; sempre achei que não era necessário fechar tudo [comércio e indústria], economicamente estaríamos melhor e os números seriam parecidos”. O Vereador concluiu informando que o exame médico para novas habilitações ou renovação da CNH voltou a ser realizado, basta agendar no detran.sp.gov.br .
Totó oficiou ao Prefeito para providenciar limpeza e manutenção nos sanitários da Praça Dermeval da Fonseca Nevoeiro e da Rodoviária, notificando que recebeu reclamações de usuários e foi verificar, constatando que estão sujos, sem sabonete, papel higiênico e toalhas de papel, e reivindicou que um funcionário seja designado para cuidar dos locais; relatou a falta de medicamentos, principalmente para tratamento de problemas emocionais e de pressão arterial; pediu mais atenção aos atendidos pelo Caps “nesta época de pandemia, quando muitos estão desempregados ou impossibilitados de trabalhar”; cobrou a troca dos postes de iluminação da Avenida São Paulo, que são de madeira e estão comprometidos, podendo ocasionar acidentes; colocação da tampa do bueiro localizado na Avenida João Pagni; e quer informações sobre as tendas e sanitários químicos instalados no Hospital: se são aquisições da Prefeitura ou se foram alugadas, e o valor dos pagamentos.
Alexandro do Iporanga cobrou a instalação de grade de proteção nas janelas do prédio da UBS João Buschinelli, que já foi invadida por assaltantes, e do aparelho de ar condicionado no prédio, que está encaixotado, e de ecoponto para atender moradores dos bairros Jardim Luciana, Iporanga e Maria Lígia; cobrou dos munícipes que coloquem os entulhos em frente às suas residências e somente no dia da coleta; e relatou “problema sério de iluminação” na Rua Gregório Swenson, pedindo solução.
O Vereador se mostrou preocupado com o aumento nos casos de Covid-19, alertando que os números são maiores do que os divulgados oficialmente, e pediu à Secretária de Saúde que disponibilize testes rápidos para que os contaminados sejam isolados e iniciem o tratamento o mais rápido possível. Finalizando, Alexandro do Iporanga sugeriu que os profissionais da Vigilância Epidemiológica atuem de forma diferenciada com as pessoas contaminadas, indo até as casas dessas pessoas, oferecendo mais atenção e carinho, já que estão isoladas e, muitos, sem contato com familiares e amigos, e precisam de atenção.
Temporariamente, seguindo regras como o distanciamento e o uso do microfone individual, a sessão segue fechada ao público externo. A próxima sessão ordinária será dia 9 de Junho. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana. A população pode acompanhar os trabalhos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 04 de junho de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O plenário da Câmara foi palco de sessão de homenagens propostas pelo vereador Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), que enaltecem a demonstração de fé de romeiros de Santa Gertrudes que se dirigiram...
Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta semana, a Lei Orçamentária Anual de 2025. A proposta estima receita de mais de R$ 240 milhões, 14.2% acima do previsto para este ano (R$ 211 milhõ...
Dois pedidos ao Prefeito marcaram os pronunciamentos na tribuna durante a 26ª sessão ordinária: Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), aponta a importância de o Município firmar convênio com clínica v...
Dois projetos de lei (PLs), abrindo créditos especiais no orçamento municipal, deram entrada na Câmara durante a sessão ordinária desta semana, realizada dia 4 de novembro. Os documentos injetam ma...
Atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para o Prefeito regulamentar o uso dos espaços públicos, o chefe do Executivo protocolou na Câmara um projeto de lei s...
A mudança nas datas de cobrança da conta de água e esgoto tem ocasionado transtornos e alguns consumidores reclamam por ter de pagar duas contas no mesmo mês. O assunto foi explanado na tribuna, du...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.