Notícias



PJ: Secretária da Educação responde solicitações

Visualize fotos

A secretária de Educação, Iara Lopes dos Santos, esteve na sede da Câmara para participar de reunião com os vereadores do Parlamento Jovem e responder aos questionamentos apresentados durante as sessões ordinárias, referentes à Educação. Bastante solicita, a Secretária foi clara em suas explicações e abriu espaço para questionamentos dos estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2019. Os trabalhos foram acompanhados pelo coordenador do PJ, o vereador Willian Bento.

Dentre os principais pontos apresentados, estão: a criação de grêmios estudantis, aplicação de aulas extracurriculares, de línguas e Libras, reforço escolar, criação de portal virtual, fornecimento de apostilas, internet de maior velocidade, troca dos quadros-negros, mural informativo, instalação de para-raios, montagem de laboratórios e atendimento psicológico.

Iara Lopes foi respondendo um a um os tópicos apresentados através de Indicações, requerimentos e cobranças diretamente da tribuna do Plenário e explicou que a criação de grêmios já é possível, sendo que cabe a direção de cada escola decidir e os alunos devem fazer a solicitação diretamente à direção de cada unidade; e que as escolas já possuem murais informativos, “vou reforçar às diretoras para usarem. A extinção das aulas extracurriculares foi, segundo Iara, devido a falta de adesão dos alunos; o fim das aulas de filosofia e espanhol foi devido ao aumento da carga horárias de matérias como matemática e português, “devido a dificuldade dos alunos nestas disciplinas” e por serem matérias obrigatórias “definimos trabalhar melhor o básico, fazer melhor o feijão com arroz”, explicou a Secretária.

A presidente do PJ, Luana de Oliveira, contrapôs: “a retirada das aulas de Filosofia foi bastante equivocada; aumentar as aulas de determinadas matérias não vai fazer o aluno se interessar mais pelo assunto”. A vereadora Rebeca Vitória da Silva concordou e sugeriu buscar novas técnicas de ensino, “é mais interessante do que aumentar a quantidade de aulas”. Iara se prontificou a levar o tema Filosofia para ser discutido nas aulas Português: “podemos estudar Português discutindo temas da Filosofia”, propôs, lembrando que, em 2020 os alunos terão mais 80 horas de aulas de língua portuguesa.

Sobre o não fornecimento de apostilas, Iara explicou que, por alguns anos, estavam trabalhando com o livro didático e as apostilas, mas o Tribunal de Contas apontou para trabalhar com apenas um material, e foi escolhido o livro que é oferecido pelo Governo Federal. No pedido para aulas de Libras, foi explicado que a matéria não consta no currículo e quando necessário atender alunos necessidade, existem profissionais para atender: “para inserir a matéria, é preciso tirar alguma outra”, justificou.

Os vereadores reivindicaram que a Secretaria ofereça ônibus para passeios e foram informados que, sempre que a direção da escola solicita, é atendida, desde que o passeio tenha “função pedagógica”. Em resposta ao pedido de “internet de melhor qualidade”, Iara afirmou que a melhora está ocorrendo, “a Escola Cecy já disponibiliza, estamos trocando gradativamente, são 16 escolas”. À solicitação de instalação de enfermaria em todas as escolas, foram informados que existem limitações para atendimentos médicos nas escolas, até mesmo para medicar alunos, “temos que seguir as regulamentações existentes; os professores e funcionárias estão aptos a prestar os primeiros socorros, fizeram curso com o Samu e, nos casos graves, acionam o Pronto Socorro”; e quem necessita de atendimento com psicólogo é encaminhado para a Secretaria de Saúde que agenda a consulta, “o profissional da Saúde não pode ser contratado pela pasta da Educação, tem que ser usada verba da Saúde”.

A Secretária de Educação aprovou a sugestão de troca dos quadros-negros por lousas-brancas e explicou que não pode fazer compras sem planejamento orçamentário, que em algumas salas de aulas foram colocados quadros “com maior absorção de pó” e que a troca está em estudo, o mesmo ocorrendo com os para-raios. Os legisladores cobraram a instalação de laboratórios nas escolas (só a Escola Nilva oferece aulas práticas), e foram informados que serão implantados assim que existir salas disponíveis nas demais unidades escolares: “o problema é só questão física, não temos espaço”, concluiu a Secretária. Hoje, existem bibliotecas, salas de vídeo, de artes, entre outras.

Willian Bento analisou a reunião como bastante produtiva e agradeceu a secretária Iara Lopes dos Santos por ter dispendido parte do seu tempo para responder aos vereadores do PJ, ouvir e discutir temas relevantes para os alunos.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 12 de dezembro de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Romeiros recebem moções

21 de novembro de 2024

O plenário da Câmara foi palco de sessão de homenagens propostas pelo vereador Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), que enaltecem a demonstração de fé de romeiros de Santa Gertrudes que se dirigiram...

Leia Mais

Tramitação da Loa é concluída

21 de novembro de 2024

Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta semana, a Lei Orçamentária Anual de 2025. A proposta estima receita de mais de R$ 240 milhões, 14.2% acima do previsto para este ano (R$ 211 milhõ...

Leia Mais

Vereador pede convênio para atender urgências

13 de novembro de 2024

Dois pedidos ao Prefeito marcaram os pronunciamentos na tribuna durante a 26ª sessão ordinária: Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), aponta a importância de o Município firmar convênio com clínica v...

Leia Mais

Projetos propõem verbas extras para a Saúde

07 de novembro de 2024

Dois projetos de lei (PLs), abrindo créditos especiais no orçamento municipal, deram entrada na Câmara durante a sessão ordinária desta semana, realizada dia 4 de novembro. Os documentos injetam ma...

Leia Mais

Aprovada regulamentação para uso de estádios

24 de outubro de 2024

Atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para o Prefeito regulamentar o uso dos espaços públicos, o chefe do Executivo protocolou na Câmara um projeto de lei s...

Leia Mais

BRK: datas de pagamento podem ser alteradas

17 de outubro de 2024

A mudança nas datas de cobrança da conta de água e esgoto tem ocasionado transtornos e alguns consumidores reclamam por ter de pagar duas contas no mesmo mês. O assunto foi explanado na tribuna, du...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!