Notícias



Bacco, Dionisío e Santo Dezotti: os novos comendadores

Visualize fotos

Comendador é a denominação usada como um título de honra que pode ser dado pelas autoridades para os cidadãos que são de alguma forma, muito importantes para sua região. As pessoas que ganham essa honraria normalmente fizeram muitas ações que se tornaram um benefício geral para a sociedade”.

Comendador é uma pessoa que recebeu uma comenda, e Santa Gertrudes tem três novos comendadores. Em sessão solene realizada na noite do dia 28 de Novembro, por iniciativa do presidente da Câmara, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), foi outorgada a Comenda “Emília Valsechi Valdanha” à três figuras da mais alta consideração pela sociedade gertrudense, os senhores Antonio Marcos Garcia (Bacco), Dionísio Natalino Valdanha e Santo Dezotti. Os decretos legislativos propondo a homenagem foram aprovados por unanimidade.

“Este mês tem sido de muitas emoções; foram várias homenagens prestadas, quando esta Casa consolidou a importância de seus filhos e fez com que esses cidadãos jamais sejam esquecidos. Nossos homenageados de hoje, são exemplos de dignidade, ousadia, iniciativa e trabalho; estou lisonjeado de poder participar como Presidente de uma solenidade tão emocionante”, confessou Antonio Carlos Candido.

O Presidente enalteceu o trabalho do maestro Bacco à frente da Corporação Musical Augusto Tranbaiolli, que ensina música a jovens e adolescentes; relatou a emoção em homenagear seu tio Dionísio, contando que ele chorou quando foi informado da outorga, e lembrou de ato heroico (há 50 anos, um incêndio em um posto de combustíveis, poderia ter causado uma catástrofe e Dionísio, que trabalhava no local, num ato de coragem conseguiu apagar o fogo, salvando muitas pessoas): “como é importante ter coragem, ter iniciativa; esse exemplo ficará para sempre, ele colocou sua vida em risco para salvar as pessoas”, frisou. “Seu Santo, falar o que deste homem, um exemplo de como é bom viver, uma pessoa de espírito jovem, que sabe da importância de ser feliz e fazer o outro feliz, um cidadão trabalhador; ele é a história viva de Santa Gertrudes”, afirmou.

O prefeito Rogério Pascon parabenizou o Presidente pelo “brilhante trabalho” à frente do legislativo; e também citou um a um os novos comendadores. Sobre Dionísio, neto da senhora Emília, que emprestou seu nome à Comenda, afirmou ser “a prova da esperança, do recomeço”; do Maestro, ratificou o excepcional trabalho como músico, maestro e professor: “você eleva o nome de Santa Gertrudes”; e do senhor Santo Dezotti, o Prefeito brincou: “agora que é comendador ninguém segura esse homem”, concordou que ele é a história viva da Cidade e por quem todos têm muito carinho; lembrando que o homenageado é ex-vereador, e que continua na política “dando seus palpites, procurando ajudar”. Encerrando, Pascon afirmou: “seu Santo é um menino ainda, com sua alegria ele nos alegra todos os dias”.

Encerrando, os comendadores fizeram seus pronunciamentos, agradeceram ao Presidente por propor a homenagem e aos demais vereadores pela aprovação, e se emocionaram.

Compuseram a mesa de honra da sessão solene, o presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido, o prefeito Rogério Pascon, e os vereadores José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), e Willian Bento (PTB).

Homenageados

Antonio Marcos Garcia (Bacco), iniciou a carreira musical na fanfarra da escola Pedro Raphael da Rocha, tocando corneta e depois trompete, na década de 1970. Logo em seguida formou sua primeira banda, Os Lunáticos. Nos anos 80 foi estudar música, formou a Banda Marcial, que originou a Corporação Augusto Trambaiolli; também montou a Banda Monalizza. Estudou aperfeiçoamento musical, composição e regência. Bacco participou de 42 carnavais e segue à frente da Corporação até hoje.

Dionísio Natalino Valdanha começou a trabalhar como faxineiro em um posto de combustíveis e chegou ao cargo de gerente do estabelecimento, onde ainda trabalha. Há 50 anos, no dia 5 de Novembro, sofreu um grave acidente de trabalho; teve queimaduras de terceiro grau em grande parte do corpo, ficando internado por um ano. Neste acidente, Dionísio salvou a vida de inúmeras pessoas.

Santo Dezotti é formado pela Escola Arthur Bilac. Aos 16 anos foi trabalhar em São Paulo e, voltou à Santa Gertrudes para trabalhar como guarda-livros (hoje contador), na Fazenda Paraguaçu. Profissionalmente, se encontrou no comércio. Começou como vendedor ambulante e, mais tarde, abriu seu próprio negócio. Santo Dezotti foi vereador no período de 1969 a 1972, suplente de vereador e, em 1973, foi eleito vice-prefeito na primeira gestão do seu grande amigo Valtimir Ribeirão. Foi membro atuante da Associação de Pais e Mestres da Escola Pedro Raphael da Rocha; e atleta: corredor pedestre e jogador de futebol, tendo representado Santa Gertrudes em diversas competições, trazendo várias conquistas para a Cidade.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 05 de dezembro de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo.

17 de abril de 2025

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo. É uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A...

Leia Mais

Refis oferece descontos de até 100%

16 de abril de 2025

Os quatro projetos constantes na ordem do dia da sessão ordinária desta semana receberam aval dos legisladores, junto com requerimentos e moções. Seis documentos foram apresentados na reunião do di...

Leia Mais

PDV e multa para maus tratos, PLs chegam à Câmara

09 de abril de 2025

O projeto que institui o programa de demissão voluntária de servidores do Poder Executivo deu entrada na Câmara na sessão ordinária desta semana, realizada dia 7 de abril. Também foram apresentados...

Leia Mais

76 anos da instalação da Câmara

04 de abril de 2025

Fundada em 1949, no dia 6 de abril era realizada a primeira sessão da Câmara Municipal de Santa Gertrudes. 76 anos depois e ao longo de 19 legislaturas, os vereadores seguem defendendo os interesse...

Leia Mais

Índice do reajuste repercute na Câmara

27 de março de 2025

Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...

Leia Mais

Câmara sedia Ciclo de Debates do Tribunal de Contas

25 de março de 2025

A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...

Leia Mais

 

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!