Os vereadores estão usando a tribuna durante as sessões da Câmara para relatar problemas recorrentes, e outros que voltaram a perturbar os moradores depois de sanados por um longo período. Alguns são serviços prestados diretamente pela Prefeitura, outros por empresas contratadas ou estatal. O rápido atendimento de algumas solicitações também foi elogiado.
O ponto mais urgente, a Saúde, está em fase final de implantação. Durante a 5ª sessão ordinária, dia 14 de março, o presidente da Casa, vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) disse estar ansioso a espera do projeto de lei que o Executivo enviará ao legislativo, solicitando autorização para assinar convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismetro) e pediu a colaboração dos vereadores para uma rápida apreciação e, assim, começar efetivamente os procedimentos e reduzir a fila de espera dos pacientes.
A chuva forte que caíu durante a segunda-feira, 13, alagou alguns pontos da Cidade. José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) relatou casos de enchentes nos mesmos pontos e outros onde o problema é recente. Ele enfatizou: “há 12 anos a Câmara busca verba para construção de galerias e acabar com as enchentes na Avenida Piracicaba; ontem também entrou água em quase todas as casas da Avenida 4; a boca de lobo da Rua São Pedro jorrou muita água, que quase invadiu a UBS; e o pontilhão da Avenida Renolo Tonon voltou ficar cheio de água”. Ratinho avaliou que em alguns pontos é preciso obras para evitar os alagamentos, mas em outros o problema é a sujeira que entope as bocas de lobo. “Não adianta a gente vir aqui cobrar, se as pessoas jogam lixo e entulho nas ruas; é preciso um trabalho de conscientização e educação do povo”.
Isaías Lino do Couto (PSC) sugeriu instituir educação ambiental desde a pré-escola: “educar a criança pra termos adultos mais educados no futuro”; e, também cobrou a instalação de lixeiras seletivas em locais públicos, citando o Lago do Jequitibás como um dos locais onde a sujeira está prejudicando o lazer. Isaías também comentou a queixa do colega Ratinho sobre os serviços prestados pelos Correios. “Os moradores do Parque Flórida também reclamam que as correspondências não chegam e, quando vão buscar não encontram e ninguém sabe informar onde retirar”.
A poda de mato nas proximidades das academias ao ar livre foi uma das solicitações de Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB). O Vereador ainda pediu instalação de redes de proteção e a reforma do campo do Iporanga; e delatou que no bairro Jequitibás I tem buraco de mais de três anos, que já causou muitos acidentes e que existem muitas lâmpadas queimadas na Avenida Albino Codo.
Entrega de remédios nos finais de semana, os preços cobrados pela distribuição de água e o abandono das instalações da rodoviária foram os principais assuntos relatados por Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC). Totó questionou se a administração não irá contratar médicos para o lugar dos profissionais cubanos que deixaram de atender na Cidade, e a falta de especialistas para substituir o médico em férias.
Willian José Bento (PTB) informou que já foi protocolado pedido de verba no Ministério das Cidades para reformar as instalações da Rodoviária. O primeiro secretário e líder do Prefeito na Câmara disse que também tem recebido reclamações com relação aos serviços dos Correios: “as pessoas estão se queixando de que o sistema está sempre fora de operação, impossibilitando o pagamento de boletos e fui informado pelo gerente que o problema não é local e, por isso, não tem como ser reparado por aqui”. Willian citou que, na sessão anterior, Aécio Bisesto (Paraná-PTB) cobrou operação tapa buracos, poda de mato e outras melhorias no bairro Santa Catarina e que moradores também estão reclamando da falta de médico na UBS do bairro.
Marcelo e Willian estiveram em Brasília em busca de recursos para a Saúde. Os vereadores relataram a necessidade aos deputados Antonio Adolpho Lobbe Neto (PSDB), Nelson Marquezelli (PTB) e Guilherme Campos (PSD), este último, presidente dos Correios, e aguardam retorno. Marcelo informou que levará as reclamações sobre os serviços dos Correios ao presidente da estatal.
A próxima sessão ordinária será dia 21 de março, no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara Municipal, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e é aberta à população. As sessões são transmitidas ao vivo pela internet e através da TV Claret, das 19h30 às 21 horas.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 16 de março de 2017
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024 A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...
Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...
Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...
Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...
Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...
A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.