Vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 05/2017, de reestruturação administrativa na Prefeitura de Santa Gertrudes. A primeira votação aconteceu na sessão ordinária do dia 14 de fevereiro e, em segunda apreciação na quarta-feira, 15, em sessão extraordinária, atendendo solicitação de urgência do Executivo – autor do PL. O presidente da Casa, vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), explicou que a aprovação autoriza o Prefeito a diminuir a quantidade de cargos o que é importante devido ao difícil momento econômico nacional.
Dentre as solicitações e sugestões apresentadas e discutidas pelos vereadores, um assunto chama a atenção pela quantidade de pedidos: a falta de infraestrutura no bairro Santa Catarina. As necessidades dos moradores daquela região vêm sendo assunto da quase totalidade dos legisladores há anos. Aécio Bisesto (Paraná-PTB), indicou ao Prefeito as seguintes melhorias no bairro: atendimento médico, reforma da quadra de futsal e ponto de ônibus para estudantes.
Willian José Bento (PTB) - primeiro secretário e líder do Prefeito na Câmara, relatou que os estudantes residentes no Santa Catarina precisam aguardar o transporte no meio da rua, porque a calçada está tomada pelo mato. A limpeza de diversos pontos da Cidade foi solicitada durante a sessão. Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB) citou a Rua Albino Codo: “o mato tomou conta da calçada”. “Vamos analisar o contrato com a Empresa para sabermos dos direitos e deveres da Latina e, após, convocamos o diretor para uma reunião, como pediu o Willian”, sugeriu o Presidente da Casa.
Os serviços da Latina foram questionados também por Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), que comentou as muitas reclamações de moradores sobre a “invasão” de ratos e baratas, afirmando: “precisa de uma dedetização eficiente”. O Vereador lembrou a importância de o Poder Público investir no esporte como forma de “tirar crianças e jovens das ruas” e, para isso, apresentou indicações pedindo a reforma do campo de futebol do Centro de Lazer do Trabalhador e a construção de um campo no Jequitibás.
Após elogiar o trabalho da Secretária de Saúde e de sua equipe, Isaías Lino do Couto (PSC), relatou o grande número de pacientes atendidos pela Unidade Básica de Saúde “João Buschinelli” e pediu a instalação de ventiladores ou ar-condicionado. “São três mil atendimentos por mês e o local é muito quente”. Isaías sugeriu rever a distribuição de atendimentos nas UBSs. Dr. Marcelo disse que a Secretária da Pasta está trabalhando para buscar a melhor distribuição geográfica possível.
Outra necessidade apontada pelos vereadores é rapidez na troca de lâmpadas queimadas. José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), citou alguns pontos onde é necessário o serviço: na Avenida 3, bairro Indaiá, mesmo local onde já ouve assassinato; próximo à quadra do Jardim Paulista também. Gordinho relatou o mesmo problema na Rua 18, onde há três meses os moradores aguardam a troca de lâmpadas. Alexandro anotou a falta de luz na Rodovia Constante Peruchi, do Jardim Ipês até a rotatória da Villagres.
Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), elogiou o serviço de limpeza realizado nas praças da Bíblia e João José e, nesta última, solicitou poda das arvores para melhorar a iluminação. Totó pediu sinalização da Rua Vereador Gumercindo Fernandes: “nesta rua acontecem muitos acidentes e precisa estudar uma forma de solucionar o problema”. O Presidente concordou e sugeriu que a Prefeitura realize uma reengenharia no trânsito da Cidade: “vamos buscar melhor qualidade de vida para nossa população”. Ratinho comentou também que é necessário conter a alta velocidade dos veículos nas ruas do bairro Jequitibás.
O tema saúde também foi alvo do vereador Totó, que relatou caso de paciente que está há um ano com dores a espera de cirurgia. Dr. Marcelo informou que começou a triagem dos pacientes que aguardam por cirurgias e 70 casos foram selecionados como urgência. “Estamos trabalhando junto com a Secretaria de Saúde, buscando a melhoria nos serviços, mas é preciso que as pessoas colaborem: tem paciente aguardando por cirurgia e faltou na consulta de avaliação”, criticou. O Presidente ressaltou que, quem falta a uma consulta, além de prejudicar a si próprio, impede que outro paciente seja atendido.
A próxima sessão ordinária de 2017 será dia 21, no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara Municipal, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e é aberta à população. As sessões são transmitidas ao vivo, pela TV Claret, das 19h30 às 21 horas.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 16 de fevereiro de 2017
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024 A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...
Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...
Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...
Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...
Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...
A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.