Cada vez mais os vereadores de Santa Gertrudes estão utilizando uma nova estratégia de apresentação das proposituras, a forma conjunta. São várias as indicações, requerimentos e projetos de lei assinados pelos nove legisladores da Casa.
Durante a 18ª sessão ordinária, dia 8 de setembro, deram entrada mais dois requerimentos apresentados em conjunto. Na avaliação do presidente da Câmara, vereador Marcelo Ferreira (PDT), a medida torna uma reivindicação mais forte e a aumenta as chances de ser atendida, já que tem o aval de todos os representantes do povo e não apenas de um ou dois vereadores.
“Nos últimos meses fizemos várias proposituras assinadas por todos os vereadores. Isso mostra a união do legislativo que junta forças para trabalhar em prol da nossa Cidade. Estamos aprendendo a trabalhar em conjunto, colocando em prática o velho ditado ‘a união faz a força”, explica Marcelo.
Os requerimentos 40 e 41 receberam assinatura de todos os vereadores. O primeiro solicita ao Executivo que a correção dos agentes de saúde e de combate a endemias, seja retroativa a janeiro deste ano. A adequação dos salários é exigida pela lei federal 12.994/2015, que disciplina o piso da categoria. O outro requerimento pede a iluminação na estrada Municipal Luiz Carlos Arzoli, no trecho entre a Rua Gumercindo Fernandes Pereira até o Viaduto João Vitte, para melhorar a segurança no local que é bastante movimentado por pedestres e ciclistas.
Outra medida que vem surtindo bons resultados é o debate nos finais de cada sessão. Após o término dos discursos na tribuna, o presidente da Casa relata alguns temas, que podem ser até algum que tenha sido explanado na tribuna, e “chama” os vereadores para apresentarem sugestões ou críticas sobre o assunto. “Desta forma, cada um sentado em seu lugar, sem ser o foco principal como acontece quando está na tribuna, a conversa flui mais solta e todos participam. É assim, com várias ideias, que encontraremos os caminhos para trabalhar de forma mais eficiente”, analisa o Presidente da Câmara.
Os vereadores Aécio Bisesto (Paraná-PTB), Glalson Chamon da Silva (Pros), José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) e Luiz Basso (PR) foram à tribuna parabenizar os responsáveis pela realização do Desfile Cívico de 7 de Setembro – Dia da Proclamação da República – e fazer suas solicitações. Paraná quer internet gratuita nos bairros Santa Catarina e Nova Santa Gertrudes. Basso lembrou que Santa Gertrudes está entre as cidades brasileiras que fazem parte do projeto “Cidade Digital” e já conta com quatro pontos de internet gratuita e outros dois estão em fase de instalação.
Chamon solicitou à empresa responsável pelas obras na Rodovia Constante Peruchi, que limpe a faixa lateral para que a água escoe e, assim, os veículos não molhem os pedestres e ciclistas; e o recapeamento do asfalto na rotatória do bairro Santa Catarina, acesso à Rodovia Washington Luís. Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB) ratificou o pedido de Glalson, relatando que desde maio pede solução para o problema que está causando acidentes e danos materiais nos veículos.
José Luis levou o pedido das pessoas que fazem caminhadas pela estrada Luiz Arzoli, de reduzir a velocidade para 40 km. Ratinho e o presidente Marcelo Ferreira agradeceram a empresa Latina pela doação de oito cadeiras de rodas para o Lar dos Velhinhos. A iniciativa da empresa, responsável pela limpeza urbana da Cidade, foi após publicação de notícia sobre a campanha lançada pela Câmara “Lacre Solidário”, em prol da casa que cuida de idosos. Marcelo lembrou que a empresa entrou em contato com a direção do Lar para saber quantas cadeiras seriam necessárias para atender os idosos e foi informada que precisavam de nove, mas uma já havia sido comprada.
Marcelo também se desculpou publicamente com o Prefeito e organizadores do desfile de 7 de Setembro pela sua ausência. “Fui visitar minha mãe, no Rio de Janeiro, e cuidar da saúde dela, que estava com pneumonia”. O Presidente voltou a relatar o escoamento de água “barrenta e com mau cheiro” pela Avenida Remolo Tonon. “Sempre que chove acontece isso e é só de um lado da Avenida, do outro a água é limpa. Não sei mais o que fazer para resolver, já tentei de todas as formas, com a cerâmica Buschinelli, com a Cesteb, com a Prefeitura”, reclamou. Levy Xavier Ferraz (PRB) e Luiz Basso deram sugestões. O primeiro, de coletar uma amostra da água e encaminhar aos técnicos do Consórcio do PCJ; e o segundo, chamar o diretor da Cetesb, Adilson Rossini, para uma reunião com os vereadores, e explanar o problema.
Antes de encerrar os trabalhos, Marcelo informou que a Centrovias comunicou que as obras de alargamento da faixa de acesso à Washington Luís, pela Rua Nossa Senhora do Carmo, começam dentro de 50 dias, com previsão de término na primeira quinzena de dezembro; e que Santa Gertrudes já tem o primeiro caso de dengue desta temporada.
A dengue e a sujeira nas bocas de lobo foram os assuntos do vídeo da semana, apresentado durante os trabalhos. A próxima sessão ordinária será dia 15 de setembro, sendo os trabalhos transmitidos ao vivo, das 19h30 às 21 horas, pela TV Claret, canal 19, pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Publicado em: 10 de setembro de 2015
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024 A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...
Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...
Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...
Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...
Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...
A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.