Durante a 2ª sessão ordinária do ano, dia 3 de março, a Câmara de Santa Gertrudes realizou eleição para escolher o presidente para o biênio 2015/16. O vereador Marcelo Ferreira da Silva (PDT) foi eleito para o cargo majoritário do legislativo.
Dois nomes participaram da disputa: Marcelo Ferreira da Silva (PDT) e Glalson Chamon da Silva (Pros). Na primeira eleição, Marcelo obteve 4 votos, Chamon 3 e dois vereadores votaram em branco. Como nenhum candidato obteve a maioria absoluta, de acordo com a Lei Orgânica do Município, foi necessária nova eleição, onde Marcelo recebeu 6 votos, dos 9 possíveis, sendo eleito para comandar a Casa.
“Foi uma disputa democrática. Parabenizo meu concorrente, o colega Chamon e demais vereadores. Agora, vamos juntar a Casa e partir para o trabalho objetivo e franco. Esta Casa é muito importante para o povo e temos que continuar fiscalizando e colaborando com o Executivo; apresentando, discutindo e votando projetos visando o bem-estar da população que está carente de muitas coisas”, afirmou o novo Presidente.
A mesa diretora da Câmara está composta pelo presidente Marcelo, tendo Luiz Basso (PR) como primeiro secretário; e Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB) no cargo de segundo secretário. Como o atual presidente ocupava a vice-presidência, o cargo ficou vago; e, assim que assumiu, o Presidente eleito marcou para o dia 10 de março a data da eleição que definirá quem ocupará o posto.
O processo eleitoral da Câmara foi preparado pelo supervisor legislativo, Edmilson Valdanha, a apuração dos votos foi feita pelo procurador jurídico chefe, o advogado José Antonio Escher, sendo secretariados por Rosa Féria. O processo foi acompanhado por todos os vereadores, público presidente no auditório “Íria Hansen” e transmitido ao vivo pela TV Claret.
Eleições
As eleições na Câmara aconteceram por determinação do Ministério Público, através do juiz André Alcântara que, alegando a necessidade de “rotatividade”, determinou o afastamento do presidente José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), reeleito para o terceiro mandato a frente do legislativo gertrudense, em dezembro de 2014. Os demais cargos da mesa diretora foram mantidos.
A sessão
Assim que foi encerrada a eleição, o presidente Marcelo Ferreira deu início a 2ª Sessão Ordinária do ano, quando deram entrada o Projeto de Lei (PL) 02, do Executivo, solicitando autorização para celebrar convênio com a Associação Beneficente Solidária das Acácias (ABSA); um requerimento e sete indicações.
Na ordem do dia, foram aprovados dois requerimentos. José Valter Ceregatto (Titão-Dem), pediu do Executivo, informações sobre a implantação da base do Corpo de Bombeiros; e Valério Gaioto (PR), solicitou ao Prefeito que contrate ou nomeie um fiscal de postura, “para apoio” a Guarda Civil e Polícia Militar, na fiscalização de estabelecimentos comerciais.
Na tribuna, os vereadores Ratinho, Chamon e Luiz Basso (PR) relataram problemas e cobraram solução para: dengue, limpeza de ruas e terrenos, e desratização. Na área da saúde, os vereadores pediram o fim das longas filas para a realização de cirurgias e exames. “Falta gerenciamento. É preciso ter um profissional especializado em gerenciamento de problemas que resolva. Não é possível um paciente ficar 2 ou 3 anos esperando uma cirurgia, mesmo que seja eletiva. Precisa criar uma fila com expectativa de solução”, opinou Marcelo, que é médico e conhece a fundo o problema.
A próxima sessão ordinária será dia 10 de março. Os trabalhos são transmitidos ao vivo, pela TV Claret, canal 19, e pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes