Notícias



Estrada: vereadores retomam cobrança por asfalto

Visualize fotos

O recesso obrigatório do legislativo terminou e, com a volta das sessões ordinárias, legisladores retomam os pedidos de asfaltamento da Estrada Municipal José Horácio Pascon. A Prefeitura realizou obras em 200 metros, mas outros 800 metros precisam ser recuperados.

Na 12ª sessão ordinária, realizada dia 4 de Agosto, o vereador José Luis Vieira (Ratinho-MDB), abordou o assunto. “Parte da Estrada foi recuperada com verba do Município e quem vai fazer o restante da obra? Logo chegam as chuvas o e local fica intransitável, com risco de acidentes graves”. O presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), ratificou a preocupação em asfaltar o local: “tem que resolver antes que acidente grave aconteça, os empresários do setor cerâmico precisam voltar a conversar e definir”. O Presidente informou que parte da obra realizada recentemente apresentou problema, mas já foi solucionado.

Ratinho prosseguiu agradecendo ao Prefeito por atender seu pedido e de vários vereadores e instalar guarda-corpo no Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida, elogiou o serviço, mas criticou: “a largura é inadequada para passagem de cadeirantes, precisamos oferecer acessibilidade e segurança”; e de aceitar sugestão e contratar a Latina para realizar o serviço de cata-treco. O Vereador também voltou a cobrar as praças de alimentação; a implantação do projeto Cinturão Verde; reivindicou a aplicação do Código de Posturas, relatando que muitos terrenos estão sem muro e calçamento, sendo usados como depósito de lixo, servindo de criadouro de ratos e baratas; e sugeriu a instalação de barreiras nas entradas e saídas da Cidade e um profissional para medir a temperatura corporal de quem passar pelo local, como medida de prevenção à Covid-19. Finalizando, solicitou ao Prefeito informar a população sobre o asfaltamento nos bairros. “Estão divulgando que a verba para asfaltamento foi trazida por elas. É importante informar corretamente: a verba para o asfalto e construção de galeria, cerca de 5,5 milhões de Reais, foi empréstimo, aprovado pela Câmara por ser uma necessidade urgente”.

A instalação de limitadores de altura e proibição de tráfego de caminhões na Avenida Albino Codo, que recentemente foi recuperada, com asfaltamento e ouras melhorias, foi um dos assuntos relatados durante os trabalhos, devido a reclamações de caminhoneiros que usam a via de acesso rápido à Rodovia Washington Luís. Gordinho explicou que a decisão não “passou” pela Câmara e disse não concordar com a proibição. Willian Bento (PTB), informou que o limitador foi instalado pelo proprietário do condomínio existente no local, com autorização da Prefeitura “que agora precisa explicar para informarmos a população, e indicar as rotas alternativas aos caminhoneiros”.

Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), voltou a questionar o Prefeito pelo aluguel de dois banheiros químicos e de tenda instalados na área do Hospital, afirmando que “não servem para nada, a tenda está rasgada, não protege da chuva, é melhor alugar um imóvel, custa menos e não joga o dinheiro do povo no ralo. Gasta dinheiro e falta remédio controlado; está faltando administração, gastar com o que é mais importante para a população”, enfatizou e também questionou a paralização de alguns atendimentos médicos devido à pandemia pelo novo coronavírus.

O Vereador também cobrou ação da BRK na recuperação das águas do lago Chiquinho Lucas, contaminado depois de vazamento de esgoto: “por enquanto tem que interditar, depois tratar a água e repor os peixes, a BRK tem que ressarcir o Município; e pelos serviços oferecidos pela empresa distribuidora de água e esgoto, relatando que família recebeu conta de mais de R$ 1 mil e, depois de trocar a válvula, o valor caiu para menos de R$ 200, “estavam pagando pelo ar que vazava pela válvula instalada pela BRK”. Concluiu pedindo explicações ao Secretário de Obras sobre reparos no estacionamento do Hospital, que segundo o Vereador, foi refeito duas vezes: “o material está na garantia? Não pode pagar duas vezes pelo menos serviço”.

Willian também agradeceu ao prefeito Rogério Pascon por ter atendido seu pedido de cobertura da quadra da Emei Professor Geraldo Apparecido Rocha; e ao secretário interino de Esportes por adquirir aparelho medidor de pressão arterial para ser usado na Academia Municipal. O Vereador informou a população que a BRK abriu um feirão de negociação de dívidas on-line, através do site www.brkambiental.com.br . O Presidente da Casa comentou que o preço cobrado pelo serviços de água e esgoto é caro, e que os consumidores precisam ser orientados de seus direitos, lembrando que têm lei garantindo que, em alguns casos, o consumidor pague pela média dos meses anteriores até que o problema seja solucionado.

Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), disse estar feliz com a volta das sessões, onde os vereadores discutem problemas e buscam soluções que beneficiem a comunidade. Começou relatando a necessidade de pintura de sinalização se solo (pare e faixa de pedestres) na Avenida 1 com a Rua 2; contratação de médico veterinário para atender animais pertencentes a famílias de baixa renda e entidades que cuidam de animais abandonados, inclusive com local adequado para a realização de cirurgias; e apontou reclamações de pacientes sobre a qualidade dos exames de raio X, relando caso onde um mesmo paciente fez quatro exames sem apresentar qualquer anormalidade e, quando fez o exame em clínica particular foi constatada fratura. “Não sei o que está acontecendo, o aparelho é novo e vários relatos de erros”. Isaias Lino do Couto (PSC), indagou se o profissional que realiza os exames recebeu treinamento para operar o equipamento e, caso não, “seria importante fazer”. Alexandro finalizou perguntando quando começa o recapeamento no Jardim D’Itália e a galaria de águas pluviais do Jequitibás.

Isaias denunciou que a BRK está “rasgando” o asfalto nas ruas do Jequitibás, cobrando planejamento: “antes de asfaltar, é importante comunicar a BRK para que, se for fazer algum reparo ou novas ligações, que faça antes de receber novo asfalto”. O Vereador foi outro que agradeceu ao Prefeito por atender solicitações e informou que o Fundo Social foi transferido para o edifício reformado na Rua 1, próximo ao Detran. “Um aluguel a menos para o Município pagar”. Ele apresentou pedido de moradores no Nova Santa Gertrudes, que reivindicam a construção de escola no bairro; pediu informações sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs) fornecidos aos profissionais da Saúde: “recebi algumas reclamações e é fundamental oferecer EPIs de qualidade, eles estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus e precisam estar protegidos”. O Vereador cobrou o Executivo para informar sobre a compra de medicamentos: “também recebi reclamação de falta de remédios”.

O presidente Antonio Carlos Candido solicitou do Secretário de Obras a troca da lâmpadas queimadas: “é questão de segurança pública”.

Indicações apresentadas. Isaias, Totó e Alexandro pedem a troca do telhado da entrada do pronto Socorro; Alexandro e Isaias instalação de redutores de velocidade nas ruas do Jequitibás I e II, “principalmente nas proximidades da Emeief Prefeito Antonio Filier; Alexandro do Iporanga reivindica pintura na sinalização de solo em todos os bairros e que “se coloque em prática a legislação e mecanismos de proteção animal”, inseridos no Código de Posturas; Aécio Bisesto (Paraná-PTB), operação tapa-buracos na Avenida Dona Maria HDC Pereira e calçadão na Avenida João Vitte; Willian, que a Prefeitura emita boletim da Covid-19 “através de arte informativa”, para facilitar a compreensão por parte da comunidade, reparo na calçada do poço artesiano, localizado na Avenida São José, e manutenção nos quartos do Pronto Socorro (troca de assentos dos vasos sanitários e reparos nas luminárias de cabeceira de leitos); Levy Xavier Ferraz (Republicanos), quer instalação de redutores de velocidade na Estrada Horácio Pascon; Isaias e Ratinho apresentam a necessidade de iluminação no perímetro urbano da Rodovia Constante Peruche; e, Isaias e Levy pedem ao Executivo que renove automaticamente as receitas de medicamentos de uso contínuo, durante o período de pandemia.

Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), Levy e Paraná, não participaram da sessão. Dr. Marcelo e Levy estão cumprindo quarentena por suspeita de Covid, e Paraná em isolamento domiciliar por fazer parte do grupo de alto risco.

Seguindo regras como o distanciamento e o uso do microfone individual, as sessões seguem fechada ao público externo. A próxima sessão ordinária será dia 11 de Agosto. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana. A população pode acompanhar os trabalhos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 06 de agosto de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Cobranças marcam os trabalhos da semana

17 de setembro de 2020

A falta de conjuntos habitacionais para atender famílias de baixa renda, os preços cobrados pela água e os loteamentos criados sem atender a lei que determina que todo novo loteamento tenha áreas s...

Leia Mais

Legisladores pedem explicação sobre leilão

10 de setembro de 2020

Alvo de agradecimentos pela construção e críticas pela altura, a lombada na Avenida Nossa Senhora do Carmo passará por adequação na quinta-feira (10 de Setembro). A informação é do presidente da Ca...

Leia Mais

Estrada: Vereadores querem asfalto antes das chuvas

03 de setembro de 2020

O motivo da falta de medicamentos, conclusão do asfaltamento na Horácio Pascon, reparos no prédio e estacionamento do Hospital, aumento da capacidade do Cemitério e precatórios foram as principais...

Leia Mais

PL que altera lei de zoneamento dá entrada na Câmara

20 de agosto de 2020

Deu entrada durante a 14ª sessão ordinária, realizada dia 18 de Agosto, o Projeto de Lei 28/2020, que introduz nova redação para o zoneamento descrito na Lei Complementar 1883/2002, sobre o Plano D...

Leia Mais

Presidente adia obra para injetar dinheiro da Saúde

13 de agosto de 2020

A obra para reparos no telhado do prédio da Câmara, prevista para acontecer ainda este ano, foi adiada pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), em virtude da pandemia pelo no...

Leia Mais

Aprovados mais de R$ 330 mil no orçamento

15 de julho de 2020

Deram entrada durante sessão extraordinária realizada dia 14 de Julho, quatro projetos de lei (PLs), todos de autoria do Executivo, abrindo crédito especial no orçamento, destinados à Secretária de...

Leia Mais

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.