Notícias



Legislativo homenageia profissionais da saúde e de serviços essenciais

Visualize fotos

A fachada do prédio da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, que a cada mês “é pintada” nas cores das campanhas voltadas à prevenção de doenças, está iluminada na cor verde, uma homenagem dos vereadores e funcionários da Casa aos profissionais que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus, a Covid-19.

Esta iluminação especial é uma forma de demonstrar apoio a quem trabalha na linha de frente no atendimento aos pacientes com sintomas da doença e aos que contraíram a Covid-19, como profissionais da saúde e limpeza.

O verde foi escolhido por simbolizar a cor dos uniformes das equipes de saúde. A cor tem vários significados, como esperança e saúde e, segundo estudos, o verde acalma a alma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito.

A fachada segue iluminada de verde durante todo o período de combate à pandemia.

O sistema de iluminação do prédio do legislativo gertrudense foi instalado no início de 2019, como medida de segurança do patrimônio público e marcou o engajamento do legislativo nas campanhas voltadas à prevenção e tratamento de doenças, com objetivo de difundir a conscientização sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde; servindo, também, para a abertura de debates sobre as doenças, educação do público e troca de experiências.

As cores e as campanhas de cada mês do ano

Janeiro - Branco: Mente sã, corpo são. O primeiro mês do ano é um alerta sobre a saúde mental. As ações dessa campanha buscam ressaltar a importância de cuidarmos não só da parte física, mas como emocionais para o melhor equilíbrio e bem-estar.

Fevereiro - Roxo / Laranja: Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização da lúpus, do mal de Alzheimer e da fibromialgia. O segundo mês do ano também tem uma campanha "alaranjada", para conscientizar sobre a leucemia.

Março - Azul Escuro: A campanha durante todo o mês de março é voltada ao debate sobre a prevenção ao câncer colorretal.

Abril - Azul: É um dos meses que já tem campanha bem conhecida e estabelecida no mundo todo. O Abril Azul é voltado ao debate sobre o autismo, por causa do dia 02/04, que é data do "Dia Mundial de Conscientização do Autismo".

Maio - Amarelo / Vermelho: O quinto mês do ano é destinado à prevenção de acidentes de trânsito. Já o "Maio Vermelho" tem como objetivo principal informar sobre a hepatite.

Junho - Vermelho: O laço vermelho do sexto mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue. Isso se deve ao dia 14/06, o "Dia Mundial do Doador de Sangue". Junho ainda se colore de Laranja para a conscientizar sobre a anemia.

Julho - Amarelo: O sétimo mês do ano ganha a cor amarelada para trazer à tona a conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.

Agosto - Dourado: Nesse mês, entre os dias 01 e 07, acontece a "Semana Mundial da Amamentação", por isso, o período é destinado às informações sobre o aleitamento materno.

Setembro - Vermelho / Verde: O nono mês do ano fica vermelho para ressaltar a importância de cuidarmos da saúde do coração. O período também destaca ações sobre a doação de órgãos e a prevenção do câncer no intestino. Para essas duas campanhas, o mês se pinta de verde.

Outubro - Rosa: Mais divulgado e conhecido por todo o mundo, o Outubro Rosa foi uma das primeiras campanhas criadas (iniciou nos Estados Unidos na década de 1990) e é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

Novembro - Azul: E se outubro é dedicado em maior parte à saúde feminina, novembro chega para os homens quebrarem seus preconceitos históricos. O novembro azul ganha também um logotipo em formato de bigode para conscientizar a pessoas sobre a importante de prevenir e combater o câncer de próstata. Além disso, a cor também serve para campanhas votadas aos cuidados da diabetes

Dezembro - Laranja / Vermelho: O ano se fecha com cores vibrantes. O "Dezembro Laranja", serve para conscientizar sobre a importância de combater o câncer de pele, enquanto o "Dezembro Vermelho" ressalta a necessidade de prevenir a AIDS.(www.conquistesuavida.com.br)

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 08 de maio de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Cobranças marcam os trabalhos da semana

17 de setembro de 2020

A falta de conjuntos habitacionais para atender famílias de baixa renda, os preços cobrados pela água e os loteamentos criados sem atender a lei que determina que todo novo loteamento tenha áreas s...

Leia Mais

Legisladores pedem explicação sobre leilão

10 de setembro de 2020

Alvo de agradecimentos pela construção e críticas pela altura, a lombada na Avenida Nossa Senhora do Carmo passará por adequação na quinta-feira (10 de Setembro). A informação é do presidente da Ca...

Leia Mais

Estrada: Vereadores querem asfalto antes das chuvas

03 de setembro de 2020

O motivo da falta de medicamentos, conclusão do asfaltamento na Horácio Pascon, reparos no prédio e estacionamento do Hospital, aumento da capacidade do Cemitério e precatórios foram as principais...

Leia Mais

PL que altera lei de zoneamento dá entrada na Câmara

20 de agosto de 2020

Deu entrada durante a 14ª sessão ordinária, realizada dia 18 de Agosto, o Projeto de Lei 28/2020, que introduz nova redação para o zoneamento descrito na Lei Complementar 1883/2002, sobre o Plano D...

Leia Mais

Presidente adia obra para injetar dinheiro da Saúde

13 de agosto de 2020

A obra para reparos no telhado do prédio da Câmara, prevista para acontecer ainda este ano, foi adiada pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), em virtude da pandemia pelo no...

Leia Mais

Estrada: vereadores retomam cobrança por asfalto

06 de agosto de 2020

O recesso obrigatório do legislativo terminou e, com a volta das sessões ordinárias, legisladores retomam os pedidos de asfaltamento da Estrada Municipal José Horácio Pascon. A Prefeitura realizou...

Leia Mais

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.