Notícias



Vereadores dão prazo para início das obras no Flafer

Visualize fotos

Após constantes cobranças por informações sobre o não início das obras do Condomínio Residencial José Flávio Ferreira, na manhã de terça-feira, 10 de Março, o secretário municipal de Habitação, Paulo Zemuner, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e da construtora Torres Engenharia – responsável pela obras, estiveram na sede da Câmara, em reunião com os vereadores.

Após ouvir as explicações, o presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), com apoio dos demais vereadores, deu prazo até o mês de Maio para que a obra seja iniciada, caso contrário a Câmara buscará alternativas. Durante a sessão ordinária do dia 4 de Fevereiro, o Presidente cobrou do Secretário de Habitação a real situação do Condomínio e cogitou pedir a devolução do terreno ao Município: “estamos perguntando há meses e não temos resposta, a população quer saber e nós também; se não for construir vamos pedir a devolução do terreno à Prefeitura; não podem mais enrolar a população, já faz um ano que estamos aguardando”.

Em documento, resposta ao ofício 11/2020, autoria de Antonio Carlos Candido, o secretário Paulo Zemuner esclarece que a proposta de financiamento do Condomínio, em área doada pelo Município, está tecnicamente apta para operacionalização e comercialização desde Outubro de 2018, e que até Janeiro de 2019, todas as propostas de financiamento estavam “conformes e prontas para contratação”. Mas “devido ao contingenciamento de verbas do Orçamento Geral da União (OGU), não foram liberados os recursos financeiros para o pagamento do subsídio do programa Minha Casa, Minha Vida, impedindo a contratação das unidades”, explicando ainda, que o fato não ocorreu somente com o Condomínio Flafer: “foi em nível nacional”. Com a “não contratação”, as propostas perderam suas validades, os “prazos de análise de crédito venceram”.

 Segue o documento informando que, a partir de 1º de Março de 2019, os “procedimentos e critérios de avaliação de crédito mudaram drasticamente, o que provocou a queda de mais de 25% das propostas anteriormente aprovadas” e que os compradores foram convocados a apresentarem os documentos para nova avaliação de crédito, mas como a restrição de verba do OGU continuou os recursos não foram liberados.

O documento enfatiza que tais fatos geraram desgastes a todos os envolvidos e novo oficio foi enviado à CEF: “convencidos da comercialização integral das unidades..., nossos parceiros reiteraram o pedido de reconsideração à excepcionalidade da instrução normativa, objetivando a formação de demanda mínima”. E ressalta que, apesar dos pedidos, a CEF não esclareceu os constantes contingenciamentos de verbas para o pagamento do subsídio e este fato gerou descrédito e desgastes, e muitas desistências por parte dos interessados em adquirir os apartamentos, não atingindo o número mínimo exigido pela CEF para início da obra.

Foi informado ainda que, depois de um forte trabalho de gestão e de política junto à matriz da CEF, em Brasília, no final do ano passado (2019), a Caixa autorizou a modulação do Condomínio e o empreendimento poderá ser contratado em duas fases comerciais, garantindo a entrega em 24 meses, a partir da contratação do primeiro modulo, mas a verba paga pagamento do subsídio segue não disponível.

Com a posse do novo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esclarece o documento, “ficou acertado que no início de Março haverá novo desembolso para acabar com a fila de pedidos de financiamento” e, durante a reunião, foi comunicado que a verba para o pagamento do subsídio está liberada; assim, os interessados devem procurar a Secretaria de Habitação o mais rápido possível, levando documentos atualizados. O prazo é de 60 dias. Gordinho alertou “é preciso correr contra o tempo, finalizar os contratos antes que o Governo feche a verba novamente”.

Segundo o engenheiro José Luiz – diretor da Torres Engenharia, inicialmente serão comercializados os 192 apartamentos do primeiro bloco, do total 384 unidades habitacionais.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente Antonio Carlos Candido, os vereadores: Aécio Bisesto (Paraná-PTB), Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), Isaias Lino do Couto (PSC), José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Levy Xavier Ferraz (Republicanos) e Willian Bento (PTB). Os vereadores Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD) e Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), foram representados por seus assessores. Da CEF, participaram: Cristina Angélica Ohofugi – gerente regional e habitação e construção civil, e Rosana Cattai – gerente geral da agência local; e os já citados: engenheiro José Luiz e o Secretário Municipal de Habitação.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 16 de março de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Abertura do comércio é discutida em plenário

21 de maio de 2020

A flexibilização do comércio é uma necessidade, segundo apontou a maioria dos vereadores, enfatizando que as medidas não devem ser iguais para todos os municípios e, em cidades menores, as regras d...

Leia Mais

Willian Bento solicita lavatórios móveis e é atendido

15 de maio de 2020

Atendendo solicitação do vereador Willian Bento (PTB), Santa Gertrudes tem lavatórios móveis instalados em pontos de maior movimentação de pessoas. A medida é mais uma forma de prevenir a dissemina...

Leia Mais

Aprovada verba para Lar dos Velhinhos e Apeac

14 de maio de 2020

Os dois projetos de lei (PLs), inseridos na ordem do dia da 9ª sessão ordinária, realizada dia 12 de Maio, foram aprovados por unanimidade em primeira votação: o PL 15, autoria de Levy Xavier Ferra...

Leia Mais

Legislativo homenageia profissionais da saúde e de serviços essenciais

08 de maio de 2020

A fachada do prédio da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, que a cada mês “é pintada” nas cores das campanhas voltadas à prevenção de doenças, está iluminada na cor verde, uma homenagem dos veread...

Leia Mais

Apresentadas medidas preventivas à Covid-19

07 de maio de 2020

Preocupados com a disseminação do novo coronavírus, vereadores apresentaram novas medidas para evitar o contágio da Covid-19, como a distribuição de máscaras e higienização nas ruas e espaços públi...

Leia Mais

Legisladores temem pelos pequenos empresários

09 de abril de 2020

As consequências aos pequenos comerciantes do Município, devido às restrições a abertura do comércio, foram discutidas durante a 7ª sessão ordinária, realizada dia 7 de Abril. Com a proibição, os v...

Leia Mais

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.