Notícias



Estrada H. Pascon: buracos e erosão preocupam

Visualize fotos

A falta de condições de tráfego na Estrada Municipal José Horácio Pascon é alvo de reclamações e pedidos de providências há tempos. Agora, mais um problema está assustando os vereadores, a erosão que pode causar acidentes graves e até a interdição da Estrada, que é a principal via de acesso às áreas rural e industrial, por onde transitam cerca de duas mil pessoas diariamente.

Os vereadores José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Levy Xavier Ferraz (Republicanos), e o presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), ratificaram a preocupação com a vida de quem precisa usar a Estrada diariamente e reivindicaram solução urgente “antes que acidentes fatais aconteçam”. Ratinho, que cobra providências urgentes desde o ano passado (2019), relatou que vem recebendo constantes reclamações de funcionários de empresas e moradores: “as pessoas estão com medo de acidentes, eles me cobram solução; chegou ao ponto que, se tirar o pouco de asfalto que sobrou, a estrada fica melhor”. Segundo o Vereador, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), informou que 1,5 quilômetro de asfalto custa cerca de R$ 10 milhões.

O Presidente tem solicitado e vem sendo atendido pela diretoria da cerâmica Formigres, que faz alguns reparos na Estrada, mas como ele diz, são medidas paliativas, que tornam a via razoavelmente transitável por um período. Gordinho afirmou que, além dos buracos, agora a erosão está tornando o local ainda mais perigoso: “pode desbarrancar tudo e fechar a estrada totalmente”, explicando que os funcionários das cerâmicas moradores da região são os mais prejudicados. Gordinho disse que vem conversando com alguns empresários e eles concordam em pagar parte do serviço, mas querem que todos os proprietários de empresas da região participem; e pediu aos ceramistas chegarem num acordo, já que a Prefeitura não tem verba para fazer o asfaltamento: “estou pensando nos funcionários e nos moradores, eles estão correndo sérios riscos de perder a vida; sem contar os vários veículos que quebram devido aos buracos e ficam parados na Estrada”. Finalizou contando que o prefeito Rogério Pascon vai convidar os ceramistas para uma reunião e acredita que, desta vez, chegarão a um acordo.

Levy ratificou a preocupação dos colegas. “Este nem era assunto para tratar aqui; chegamos ao fundo da linha; falamos neste assunto toda semana e nada se resolve; a Prefeitura não tem como fazer a obra”; enfatizando que o próximo passo é interditar a estrada e ai vai ficar mais caro para os ceramistas que terão que achar alternativa de transporte. Levy concluiu: “vamos chegar num ponto que a Prefeitura terá que fazer outro empréstimo, fazer a obra e proibir o tráfego de caminhões, ai o asfalto vai durar”.

Na tribuna, Ratinho ainda relatou que, após um ano de aprovação do projeto Código de Posturas, os fiscais começarão a autuar; cobrou fiscalização em locais e veículos com som alto; pediu para o Executivo oferecer opção de pagamento de impostos e tributos com cartão débito e crédito, e implantar antes do vencimento do IPTU; “reajuste digno ao funcionalismo”; e agradeceu a execução de obras no pontilhão próximo à Estação de Tratamento de Água.

Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), relatou que vem recebendo várias solicitações de munícipes indagando onde entregar currículos para as vagas na empresa indiana PCL - e tem respondido para “entregar ao Prefeito” -, e sobre o conjunto habitacional Recanto Flafer; solicitando que seja enviado novo ofício ao Executivo e ao secretário de Habitação, cobrando informações com relação à instalação ou não da empresa e a construção das casas populares. O Vereador também indagou qual a data de início das obras de recapeamento e quando será liberado o tráfego de caminhões na Avenida Albino Codo; cobrou troca de lâmpadas queimadas na praça Tereza Biaggio Buschinelli; mais uma vez relatou reclamações de consumidores sobre o preço cobrado pela água distribuída pela BRK, afirmando não ser contra os serviços de tratamento e distribuição, “reclamo do preço, as famílias pagam muito caro, e da falta de instalação de bloqueadores de ar”; e cobrou agilidade na liberação para realização de exames de ressonância magnética: “tem paciente esperando há dois anos para fazer o exame”. Finalizando, parabenizou os empresários ceramistas que investem na Cidade e estão abrindo novos postos de trabalho.

Na ordem do dia da 3ª sessão ordinária do ano, realizada dia 18 de Fevereiro, foi aprovado, em primeira votação, o PL 10, inserindo três empresas na Lei Municipal 2593, de 2015, sobre política de incentivos e desenvolvimento social, e cria o Programa de Desenvolvimento Econômico e Social, de isenção de impostos, do Executivo. Juntas, as empresas devem gerar cerca de 300 novas vagas de empregos. O documento recebeu sete votos favoráveis, sendo que o vereador Levy Xavier se absteve de votar, explicando que não é contra a Lei: “tenho dúvidas sobre o teor do projeto”.

Em votação única, receberam aval quatro projetos de decreto legislativo, concedendo títulos de Cidadãos Santa-gertrudenses aos senhores: José Maciel Pontes, Antonio Evangelista Emerick, Antonio de Paula Sobrinho e Luís Roberto de Sousa, autoria de Aécio Bisesto (Parana-PTB); e, também, o requerimento solicitando do prefeito Rogério Pascon informações sobre o motivo de o bairro Nova Santa Gertrudes II ainda não ter contentores de lixo domiciliar e a previsão para a instalação, autoria de Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), Paraná, Isaias Lino do Couto (PSC), e Ratinho. Os autores enfatizam que o pedido já foi solicitado por vários outros vereadores e a população do bairro ainda não foi contemplada.

Outras solicitações, através de Indicações, foram elaboradas por Willian Bento (PTB), pleiteando a instalação de mais bancos nas salas e área externa do velório Municipal; Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), reivindicou a distribuição pela Prefeitura, de uniformes escolares aos alunos da Rede Municipal; e, Gordinho pleiteou a construção de uma passarela ligando os bairros Parque Industrial e Ipê, que a Prefeitura ofereça cursos profissionalizantes (citando contabilidade, administração, química, mecânica, hidráulica, elétrica, entre outros), e a notificação aos proprietários de terrenos para que construam calçadas; sugerindo a realização de campanhas de orientação em jornais, rádios e mensagens nas contas de água.

Deram entrada o projeto de decreto legislativo 10, assinado pelo vereador Alexandro do Iporanga, concedendo título de Cidadão para Heráclito Soares Barbosa; e o projeto de resolução 2, do Presidente da Casa, que solicita autorização dos legisladores para que a Câmara firme convênio com o Banco do Brasil, para concessão de empréstimo consignado aos servidores.

Fotos: Alguns trechos da Estrada Horácio Pascon.

A próxima sessão ordinária será dia 3 de Março. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 20 de fevereiro de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara realiza Sessão para homenagens

24 de março de 2020

Na noite de terça-feira, 17 de Março, a Câmara realizou uma sessão solene para homenagear munícipes que, de alguma forma, se destacam na sociedade local. Foram entregues uma Comenda, um título de C...

Leia Mais

Vereadores cobram eficiência nos serviços

19 de março de 2020

O incêndio no ecoponto do bairro Indaiá I, no último final de semana, fez com que vereadores retomassem as discussões sobre o local onde foi instalado o espaço de depósito de material e, principalm...

Leia Mais

Cancelamento de eventos / Atendimento ao público

18 de março de 2020

Como forma de prevenção devido à pandemia pelo novo coronavírus, a Covid-19, o atendimento presencial ao público externo na sede da Câmara está suspenso por 14 dias, a partir de hoje, 20 de Março....

Leia Mais

Vereadores dão prazo para início das obras no Flafer

16 de março de 2020

Após constantes cobranças por informações sobre o não início das obras do Condomínio Residencial José Flávio Ferreira, na manhã de terça-feira, 10 de Março, o secretário municipal de Habitação, Pau...

Leia Mais

Retomadas vendas do Condomínio Flafer

12 de março de 2020

A reunião realizada na sede da Câmara, na manhã do dia 10 de Março, onde os vereadores receberam informações sobre o andamento das obras do Condomínio Residencial José Flávio Ferreira, repercutiu d...

Leia Mais

Willian Bento recebe visita do Coronel Martins

06 de março de 2020

O vereador Willian Bento (PTB), recebeu a visita do Coronel da Polícia Militar Dinael Carlos Martins, que esteve na sede da Câmara Municipal na tarde de quarta-feira, 4 de Março. Na oportunidade, d...

Leia Mais

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.