Notícias



Solenidade marca posse do Parlamento Jovem

Visualize fotos

O Plenário “Íria Hansen”, da Câmara de Santa Gertrudes, ficou movimentado na noite de quarta-feira (7 de Agosto), para a sessão solene de posse dos nove estudantes eleitos vereadores mirins para o mandato de 2019, em eleições diretas, realizadas no dia 18 de Junho. O evento foi prestigiado por autoridades, familiares e amigos dos eleitos.

O mestre de cerimônias, Edmilson Valdanha, deu início aos trabalhos. Após a parte protocolar, com a leitura da Lei que instituiu o Parlamento Jovem da Câmara Municipal, aprovada em 1999, foi formada a mesa de honra, ouvidos os hinos do Brasil e Municipal e, após, o presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho), iniciou a sessão solene.

A presidente do PJ, Luana de Oliveira, fez a leitura do juramento, os demais eleitos também prometeram cumprir as leis, assinaram o livro de posse e foram diplomados. Os vereadores e demais autoridades fizeram a entrega dos certificados.

O prefeito Rogério Pascon foi o primeiro a se pronunciar. Contou que em 2007, quando vereador e presidente da Câmara, realizou a primeira eleição do Parlamento Jovem, e observou que as mulheres são maioria na Mesa Diretora. “As mulheres estão dominando o mundo e o Parlamento Jovem”, brincou, prestando homenagem às mulheres presentes no evento. Pascon disse que faltam 507 dias para o fim de seu mandato: “quem sabe eu não passo a Prefeitura para uma mulher?”, disse. O Prefeito afirmou que os jovens do PJ estão no caminho certo, participando do futuro da Cidade: “vocês têm um olhar crítico e vão agregar muito a esta Casa; boa sorte!”, desejou. Ele parabenizou o vereador Willian Bento – coordenador do PJ, por ter assumido a tarefa, à equipe da Secretaria de Educação e demais envolvidos.

A secretária de Educação, Iara Lopes dos Santos, afirmou estar feliz em fazer parte do projeto que envolve diretamente a sua Pasta, agradeceu a Câmara pela iniciativa, ao Prefeito pela oportunidade e aos colegas de trabalho: “sempre posso contar com eles”. Ela também enfatizou a importância das mulheres e o protagonismo no Parlamento Jovem: “será uma experiência que levarão para a vida toda; que traga cidadania para suas vidas; vamos ver vocês no cenário político da nossa Cidade, tenho certeza!”.

“É com alegria que nos reunimos para prestigiar a juventude se tornando a nova força política”, afirmou o coordenador do Parlamento Jovem, Willian Bento, completando: “agradeço ao Presidente por me oferecer a missão que hoje é realidade, à Iara, aos diretores, professores, familiares, aos 630 alunos participantes do processo eleitoral, aos funcionários da Câmara e todos os envolvidos pela parceria”. Willian enfatizou que a iniciativa abre espaço para os jovens mostrarem suas ideias e que tem certeza que farão um grande trabalho. Concluiu desejando sucesso aos vereadores mirins.

A presidente do PJ, Luana também agradeceu. “Quero agradecer a todos que dispuseram um pouco do seu tempo para vir aqui esta noite participar deste momento importante de nossas vidas; estamos decididos a fazer um bom trabalho e ajudar em todos os sentidos”.

Edmilson Valdanha ratificou que a saída para um mundo melhor é a educação. “A Câmara está dando todo suporte necessário aos vereadores mirins, vamos transmitir nossos conhecimentos a vocês e, com certeza, aprender bastante”.

Encerrando a solenidade, o Presidente da Casa, Antonio Carlos, agradeceu a parceria e, em especial aos vereadores pelo apoio na retomada do Parlamento Jovem. “É importante trazer os jovens para participarem do processo legislativo, do desenvolvimento de nossa Cidade; não é fácil, mas juntos vamos conseguir fazer um bom trabalho”, e aconselhou: “receber um não as vezes é importante e faz parte; mas não aceitem o não tem todos os momentos, é essencial procurar o sim, persistir nos nossos sonhos e nos sonhos dos demais. Este País vai mudar, só depende de nós, aliás, já está mudando. Nós podemos tudo, basta trabalhar e se dedicar”. Gordinho enfatizou que a retomada do Parlamento Jovem só foi possível porque todos abraçaram a causa. “Esta Casa é de vocês, usufruam da melhor forma”, concluiu, encerrando a sessão solene.

O Parlamento Jovem 2019 está formado com: Richard Rodrigues Pereira e Bianca dos Reis Bitencourt (Emef “Cecy Apparecida Rocha Aguiar”); Kaique Rafael da Silva, Yngrid Vitória Dias e Rebeca Vitória da Silva (Emef “João Rufino”), Luana de Oliveira e Yan Victor Louback (Emef “Profª Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”), e Ana Julia Ceregatto e Victor Andrade Sant´Anna (Emef “Edna Teresa Fiório”). As sessões ordinárias acontecerão uma vez por mês.

A Mesa Diretora eleita é composta por: Luana de Oliveira – presidente; Rebeca Vitória - primeira secretária; e Ana Julia Ceregatto – segunda secretária. O vice-presidente é Yan Louback.

Participaram da sessão solene: o presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho); o prefeito Rogério Pascon e a primeira-dama Fernanda Lopes Pascon; Iara Lopes dos Santos – secretária de Educação; o vice-prefeito, Glalson Chamon da Silva; o chefe de gabinete do Prefeito, Miguel Ribeirão; os vereadores: Willian Bento – coordenador do PJ; Aécio Bisesto; Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga); José Luis Vieira (Ratinho); Reginaldo Pereira da Silva (Totó); e Levy Xavier Ferraz; e o vereador de Rio Claro – Geraldo Voluntário, além de familiares dos vereadores mirins, amigos, professores, diretores das escolas e demais funcionários.

A mesa de honra da solenidade foi formada por Antonio Carlos Candido, Rogério Pason, Willian Bento, Iara Lopes dos Santos, e os integrantes da mesa diretora do PJ: Luana, Rebeca e Ana Júlia.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 09 de agosto de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Aprovado PL que muda regras para corte de água

17 de outubro de 2019

Cinco projetos de lei (PLs), foram aprovados durante a durante a 24ª sessão ordinária, realizada dia 15 de Outubro. Em segunda votação, receberam aval os PLs - 38 autorizando o Executivo a firmar c...

Leia Mais

PJ reivindica dedetização e troca das lousas

15 de outubro de 2019

Os vereadores do Parlamento Jovem (PJ), se reuniram dia 14 de Outubro, para mais uma sessão ordinária, a segunda desta legislatura. As principais solicitações estão diretamente ligadas a melhorias...

Leia Mais

Audiência: vereadores relatam insatisfação

11 de outubro de 2019

Os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes participaram da audiência pública realizada pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado), para apresentar relatórios e divulgar o ín...

Leia Mais

Preocupação: orçamento 2020 e aumento da água

10 de outubro de 2019

Três projetos de lei (PLs), foram aprovados, por unanimidade, durante a 23ª sessão ordinária, realizada dia 8 de Outubro: dois do Executivo, os PLs 38 e 41. O primeiro autoriza o Município a firmar...

Leia Mais

Água: população é chamada a lutar contra reajuste

03 de outubro de 2019

A tarifa de água pode ser reajustada em 22% e, para tentar impedir o alto índice, vereadores convocaram a população a participar de audiência pública para discutir o assunto e pressionar a Arsesp (...

Leia Mais

CGM Teresa é homenageada pela Câmara

25 de setembro de 2019

A Guarda Civil Municipal, Teresa Ierte de Carvalho foi homenageada pela Câmara, com Moção de Aplauso e Reconhecimento, pelo trabalho à frente do projeto Anjos da Guarda. A autoria é do vereador Wil...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.