Notícias



Código de Posturas começa com mutirão de limpeza

Visualize fotos

Vereadores, Prefeito e Secretário de Obras se reuniram na sede da Câmara, dia 11 de março, para discutir assuntos prioritários ao desenvolvimento sustentável da Cidade e buscar soluções para as necessidades da população.

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), coordenou a reunião que contou com as presenças dos vereadores: Aécio Bisesto (Paraná-PTB), Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), Isaias Lino do Couto (PSC), José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Levy Xavier Ferraz (PRB), Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) e Willian José Bento (PTB), do prefeito Rogério Pascon e do secretário de Obras, Paulo Fernando de Mello Dikerts Filho.

O principal ponto foi a implantação do Código de Posturas, instituído pela Lei 2684, de 2018. São mais de 200 artigos que definem medidas de política administrativa em higiene, segurança, ordem e costumes públicos, normas dos funcionamentos dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços, propriedade dos locais e bens públicos, e relações jurídicas entre o Poder Público e munícipes, em benefício do bem-estar coletivo e individual da população. O Código também cria a aplicação de sanções, multas, penalidades, recursos, auto de infração, entre outros.

Preocupados com limpeza da Cidade e atendendo as constantes reclamações dos moradores devido à falta de limpeza e a consequente grande quantidade de entulhos pelas ruas; os vereadores cobraram do Executivo a solução do problema e, durante a reunião, o prefeito Rogério Pascon anunciou a implantação do Código e o início do funcionamento de ecopontos.

Inicialmente, explicou Pascon, são três espaços para descarte de entulhos, instalados no Centro (Avenida Albino Codo), Indaiá 3 (Rua 2, esquina com a Avenida 4), e no Jequitibás 3 (Rua Olavo Basso, esquina com a Rua Domingos Dezotti). É importante salientar que o volume descartado não pode ultrapassar 1 metro cúbico; para volumes maiores é necessário contratar caçamba.

Para informar a comunidade sobre os direitos e deveres de cada um, cidadão e Poder Público, estão sendo distribuídos panfletos informativos, comunicando o que pode e o que não pode ser feito para manter a Cidade limpa e organizada.

Entre as ações proibidas estão: abandonar veículos na rua; jogar lixo ou entulhos: móveis, colchões etc. nas ruas, calçadas ou terrenos; caminhões trafegarem sem lona; transitar com empilhadeiras na via pública; acumular materiais e fazer massa na rua ou calçada, entre outros. O Prefeito pede a colaboração da população: “se flagrar alguém cometendo alguma dessas irregularidades, denuncie e ajude a manter a Cidade limpa”. As denúncias podem ser feitas pelos telefones: 19-3545-2747 – Guarda Civil, ou 19-3545-1511 – Secretaria de Obras.

Inicialmente, a Prefeitura orientará a população de como agir corretamente, um trabalho de conscientização; a distribuição dos panfletos informativos terá início nas Escolas – para que os alunos informem seus pais e demais familiares; e, a partir da próxima semana serão distribuídos em todas as casas. Pascon enfatiza que Prefeitura contratará fiscais para validar as ações do Código de Posturas, que também terá apoio da Guarda Municipal. A população pode tirar suas dúvidas na Secretaria de Obras pelo telefone 3545-1511.

O Prefeito foi enfático em pedir para que as pessoas não joguem animais mortos nos contêineres de lixo instalados nas ruas; o mau cheiro está causando transtornos aos que moram próximos dos contentores, que são exclusivos para lixo domiciliar. Encerrando, Rogério Pascon informou que, a partir da próxima segunda-feira, (dia 18 de março), haverá um mutirão de limpeza em toda a Cidade. “Vamos deixar tudo limpo, em ordem e conto com a colaboração de todos para manter nossa Cidade limpa e organizada”.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 18 de março de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Estrada: Câmara dá prazo para asfaltar e vai ao MP

23 de maio de 2019

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), deu prazo de 30 dias para que as autoridades competentes tomem atitude de asfaltar a Estrada “José Horácio Pascon” e, se neste período...

Leia Mais

Câmara doa cadeiras para Unidade de Saúde

16 de maio de 2019

Deu entrada durante a 11ª sessão ordinária, o Projeto de Resolução 3/2019, da Mesa Diretora, solicitando autorização dos vereadores para desincorporar bens patrimoniais: 12 cadeiras tipo diretor, c...

Leia Mais

Faltas não justificadas serão descontadas

09 de maio de 2019

Vereador que faltar às sessões terá descontado 1/30 avos do subsídio. O Projeto de Resolução 02, da Mesa Diretora da Câmara de Santa Gertrudes, que determina o desconto do vereador que faltar às se...

Leia Mais

Sicred local visita sede do legislativo

09 de maio de 2019

Equipe do Sicredi Santa Gertrudes esteve visitando a Câmara no dia 7 de maio, apresentando seu trabalho e disponibilizando serviços aos vereadores e funcionários. A Agência local será inaugurada no...

Leia Mais

Recomposição salarial é aprovada em extraordinária

26 de abril de 2019

Em sessão extraordinária, realizada na noite de quinta-feira (dia 25 de abril), foram aprovados, em votação única, por unanimidade dos presentes, os projetos de lei (PLs) 22 e 23, ambos referentes...

Leia Mais

Vereadores discutem meio ambiente na Aspacer

26 de abril de 2019

O meio ambiente é preocupação constante dos legisladores e, para discutir o tema e ter ciência das ações em andamento e dos projetos para diminuir os índices de poluição, os vereadores Willian José...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.