Dupla condecoração

Os pastores Ricardo Guarany Nogueira e Albertino André da Silva oficializaram suas cidadanias santa-gertrudenses na noite de 25 de março, em solenidade realizada pela Câmara Municipal, no Plenário Íria Hansen. Autoria do vereador Luiz Aparecido Basso (PL), os decretos foram aprovados por unanimidade dos legisladores.

O Decreto Legislativo 149, outubro de 2023, condecorou o pastor Ricardo Guarany “pelos relevantes serviços prestados à comunidade”; e Albertino André foi homenageado pelo Decreto Legislativo 152, de fevereiro de 2024, em reconhecimento aos serviços prestados.

Abrindo a primeira sessão solene do ano, após a apresentação do Hino Nacional e leitura dos documentos, o mestre de cerimônia da noite, Edmilson Valdanha, passou a palavra ao vereador Willian Bento (PTB), vice-presidente da Casa, e presidente da sessão, que convidou o autor das proposituras a iniciar os trâmites

Basso convidou os pastores Pedro Gaspar, Alex Gabriel de Oliveira e Djair Muniz a fazerem uma oração. Na sequência, enfatizou: “este momento é especial, sinto orgulho e agradeço a Deus por me permitir fazer esta justa homenagem aos pastores; agradeço, ainda, aos meus colegas vereadores por aprovar os decretos que tornaram este momento realidade”.

Após, Luiz convocou o vice-prefeito, Alexandro Souza Vieira, a participar das entregas. O pastor Ricardo Guarany foi convidado ao palco e recebeu o Título de Cidadão Santa-Gertrudense. Em seu pronunciamento, confirmou a importância do trabalho social e espiritual realizado pelas igrejas, afirmando que, seguindo o exemplo de Deus, a igreja faz o melhor para entregar à comunidade, pessoas ordeiras e produtivas. “Fui acolhido por esta Cidade, aqui, tenho amigos da igreja e da vida; agradeço a Deus e meu muito obrigado aos vereadores e às pessoas que compartilham este momento comigo”.

O pastor Albertino foi o segundo a receber a honraria, relatou sua história de vida e o trabalho social com dependentes químicos. Confessou que não esperava ser convidado a se tornar oficialmente cidadão, que foi inesperado e ficou inseguro em aceitar o título, afirmando “ser muita coisa para mim, não me sinto merecedor”, mas prometeu que fará o possível para merecer a homenagem. “Estou muito feliz e honrado”, concluiu.

Encerrados os pronunciamentos, Willian Bento afirmou se sentir alegre com o momento de enaltecer o trabalho dos pastores de “recondução das pessoas ao caminho de Deus; tenho certeza que a comunidade cristã/evangélica de Santa Gertrudes também se alegra em ter os dois pastores no quadro de homenageados”, concluiu o Presidente da Sessão.

A mesa principal foi composta pelos vereadores: Alan Felipe Basteli (PSD), Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), Luiz Basso, Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-União Brasil), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), e Willian Bento; e Alexandro Souza Vieira.

O protocolo da noite anotou as presenças dos vereadores, vice-prefeito e dos pastores já citados, e de Luiz Carlos de Barros – diretor de manutenção de próprios públicos da Prefeitura e ex-vereador; João Batista de Sousa – diretor municipal de projetos e programa social; Rogério Pascon – ex-prefeito e ex-vereador; Glalson Chamon da Silva – ex-vice-prefeito e ex-vereador; dos ex-vereadores Carlos Alberto do Carmo (Carlinhos Brow), e Nivaldo Antônio da Rocha; e dos pastores Paulo Henrique Gonçalves, Paulo Roberto de Souza e Avancine.

O Presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), e o deputado Miguel Lombardi, impossibilitados de comparecer, enviaram cumprimentos aos homenageados.

Pastores

Ricardo Guarany Nogueira nasceu em 20 julho de 1968, Recife – PE, e passou a infância e adolescência em Fortaleza – CE. Voltou ao Recife para cursar o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, concluído em 1996, sendo consagrado pastor no mesmo ano, quando exerceu o ministério na Igreja Batista Jardim, em João Pessoa – PB.

Também exerceu o cargo em Fortaleza - foi capelão do Colégio Batista Santos Dumond, Teresina – PI, Ouro Branco – MG, Campinas – SP.

Chegou em Santa Gertrudes em 2015, quando assumiu como pastor titular da Primeira Igreja Batista e, desde então, tem se dedicado ao mistério pastoral, pregando a Palavra de Deus e levando alento espiritual aos fiéis da comunidade local.

Albertino André da Silva nasceu na cidade de Custódia – PE, em 14 de setembro de 1963, filho de Maria de Lurdes Lima e Antônio André da Silva.

Seguindo o desejo de prosperar, trilhou o mesmo caminho dos irmãos mais velhos, quando completou 18 anos foi para São Paulo trabalhar e, depois decidiu residir em Santa Gertrudes.

Em 1989 teve seu primeiro contato com o evangelho de Jesus Cristo e se tornou obreiro. Casou-se no mesmo ano com Fátima Maria Aparecida André da Silva; o casal tem três filhas: Ester, Rute e Priscila.

Em 2017, fundou o Ministério Reconciliação com Deus, sendo pastor-presidente. Hoje, preside a Igreja Assembleia de Deus – Ministério da Reconciliação com Deus, seguindo o objetivo de ajudar os moradores de rua e as pessoas que lutam contra o vício em drogas.

Publicado em: 27 de março de 2024