Secretário apresenta novo condomínio

Vereadores se reuniram na tarde de sexta-feira, 8 de março, atendendo solicitação do Secretário Municipal de Habitação e Política Urbana para apresentação do empreendimento residencial Estação Gramado, que será construído no bairro Jardim Luciana, na área conhecida como Recanto Flafer.

Os legisladores ouviram do secretário Felipe Penedo de Barros, de Paulo Henrique Costa da Silva – superintendente executivo habitacional da Caixa Econômica Federal, Luiz Augusto Logiodice e Fabricio Moreira – da construtora Resolução Engenharia (responsável pela obra), Luís Henrique Teixeira – presidente da Associação Organizadora e Incorporadora do Condomínio Estação Gramado (proprietária da área), e Marco Antônio Alves Jorge (Kim), arquiteto e urbanista, que serão construídas 175 unidades habitacionais – casas térreas, com 48,8 metros quadrados cada. O condomínio fechado localizado na Avenida Remolo Tonon, contará com garagem, espaço de lazer e quadras esportivas.

O projeto é integrado ao programa Minha Casa, Minha Vida, faixa 2, que atende famílias com renda mensal de dois a quatro salários mínimos, hoje, em torno de R$ 5.648,00. O custo de cada unidade é de R$ 190 mil, sendo até 80% do valor financiado pela Caixa Econômica Federal e também existe a possibilidade de convênio com o Governo do Estado – Programa Casa Paulista - e o comprador receber subsidio de até R$ 16 mil.

Além do valor da construção, cada comprador terá que pagar parte das despesas de infraestrutura “não incidente”, são custos quem não podem ser enquadrados no contrato, no caso, infraestrutura e drenagem da área. No Estação Gramado, estes valores deverão ser cobertos pela Associação que pode repassá-los aos associados.

Os interessados podem realizar o cadastro site da Prefeitura, que já conta com aproximadamente 1.400 inscritos; os dados informados não podem ser alterados após a confirmação do cadastro e terão que ser comprovados quando solicitado. O endereço é o https://inscricaohabitacao.santagertrudes.sp.gov.br/quero-me-cadastrar .

O vereador Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), com a anuência dos demais legisladores, relatou ao Secretário de Habitação que o empreendimento é necessário, mas não atende a maior parte da população que não tem moradia própria. “Nossos moradores não têm condições financeiras de pagar por este tipo de empreendimento, faixa 2, precisamos oferecer à população moradias do Minha Casa, Minha Vida faixa 1, para quem tem renda de até um salário mínimo”.

Penedo relatou que o primeiro passo é a doação de área pelo Município e, como a Prefeitura não tinha, adquiriu dois terrenos e os projetos para construção de unidades do faixa 1 estão tramitando na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

Participaram, também, da reunião os vereadores Alan Basteli (PSD), Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), Luiz Basso (PL), Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), e Willian Bento (PTB); e Alexandro Souza Vieira – vice-prefeito. Os vereadores Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-União Brasil), e Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), foram representados por seus assessores.

Publicado em: 14 de março de 2024