Com objetivo de combater a violência contra a mulher em bares, restaurantes, baladas, casas de espetáculos, eventos e similares, o Governo de São Paulo elaborou o protocolo “Não se cale”, um aliado da população para enfrentar essas situações.
O Programa oferece aos proprietários dos estabelecimentos as diretrizes e cursos para que seus funcionários e colaboradores saibam prestar auxílio adequado às vítimas de assédio, abuso, violência e importunação, desde a saída do local em segurança até o acionamento das redes públicas de saúde e de segurança.
De acordo com o divulgado pelo Governo do Estado, “trata-se de um fluxo completo de ações em prol das vítimas, que prevê inclusive um selo de reconhecimento para estabelecimentos conforme o nível de capacitação das equipes e estabelecimentos”, e explica que “esse protocolo foi concebido a partir do diálogo e dedicação das Secretarias de Estado, órgãos públicos e sociedade civil, por meio do Grupo de Trabalho - Estabelecimento Amigo da Mulher, criado para regulamentação das leis 17.621 e 17.635 e coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo”.
Capacitação
Este curso foi estruturado em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), para que os estabelecimentos e suas equipes conheçam o protocolo “Não se cale” de forma didática, simples e objetiva.
Por meio das aulas, será possível conhecer e aplicar, sempre que necessário, o fluxo de ações adequadas para auxiliar vítimas de assédio, abuso, violência e importunação no estabelecimento.
A formação de profissionais é obrigatória para obtenção de reconhecimento, fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo conforme o nível de capacitação das equipes e estabelecimentos.
Os módulos foram construídos a partir do diálogo e dedicação de Secretarias de Estado, órgãos públicos e sociedade civil, por meio do Grupo de Trabalho “Estabelecimento Amigo da Mulher”, coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo.
O Procon é o órgão fiscalizador. Outras informações, material de divulgação e inscrições no www.mulher.sp.gov.br/naosecale/ .
(Divulgação Governo do Estado de São Paulo)
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 21 de fevereiro de 2024
Publicado por: Silvia Araujo / Divulgação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...
O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), convocou os demais vereadores para uma sessão extraordinária, realizada para discutir e votar projetos em regime de urgência. Sete legisladores comp...
Os projetos que definem o reajuste nos vencimentos dos funcionários da Câmara e da Prefeitura, deram entrada na Casa durante a sessão ordinária desta semana. O Projeto de Lei (PL), 17/2025, do Exec...
Deu entrada na Câmara, durante a 4ª sessão ordinária do ano, o projeto que determina ações sobre cuidados e especifica regras básica para o bem-estar animal, como a proibição de mantê-los acorrenta...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.