Sessão solene homenageia comunidade católica

Na presença de fiéis, amigos, familiares, representantes de grupos ligados à Igreja Católica, autoridades e comunidade em geral, o padre Paulo Sérgio Carlos recebeu o título de Cidadão Santa-Gertrudense durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Santa Gertrudes, na noite de 15 de dezembro de 2023.

O último evento do ano no Legislativo seguiu o protocolo regimental da Câmara, conforme especificado no Decreto Legislativo 150, de 13 de outubro deste ano, concedendo o título de Cidadão Santa-Gertrudense ao padre Paulo Sérgio Carlos, como “reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade”, autoria do vereador Alan Felipe Basteli (PSD), e aprovado pela unanimidade dos legisladores.

Responsável pelo cerimonial da 7ª sessão solene de 2023, Edmilson Valdanha convidou o vice-presidente da Câmara, Willian Bento (PTB), a presidir os trabalhos e, para compor a mesa, Alan Basteli, o padre Paulo Sérgio, o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), e os vereadores Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), Luiz Aparecido Basso (PL), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), e Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB).

Alan Basteli iniciou seu pronunciamento explicando: “quando a Câmara realiza solenidade de outorga de título, é para perpetuar na memória e na história o que a pessoa agraciada proporcionou à Cidade e à população e, hoje, padre Paulo, é o senhor quem recebe essa honraria; em um curto período de tempo que está em Santa Gertrudes, pudemos perceber o quanto o senhor já ama essa Cidade e esse povo, e demonstra o seu carinho e sua dedicação”. E concluiu desejando que o Título concedido represente “o apreço que temos por sua dedicação e amor ao nosso Município”, desejando que “sua jornada aqui seja repleta de bençãos e realizações”.

Após a entrega do certificado, Padre Paulo contou que, quando foi nomeado para ser Pároco em Santa Gertrudes, conhecia pouco sobre a Cidade, “só sabia que ficava perto de Rio Claro, tinha muitas indústrias cerâmicas e uma bela fazenda, cenário de novelas [Fazenda Santa Gertrudes]”. Prosseguiu relatando que mesmo sendo uma cidade pequena, em algumas oportunidades, se perdeu pelas ruas: “ainda bem que existem os aplicativos de rotas”, agradeceu.

Aos poucos, disse, foi se familiarizando, conheceu o processo produtivo de produção dos revestimentos e ficou impressionado com a tecnologia envolvida, “mas o melhor estava por vir, conheci pessoas, trabalhadoras, generosas, que se dedicam ao bem do próximo menos favorecido, mas também um povo que festeja, festas animadas, e as comidas, ah, muito boas, e de comida eu entendo, gosto de comer”, brincou.

Finalizando, o Padre, já cidadão gertrudense, agradeceu pelo carinho que recebe, afirmando que se sente amado e querido: “hoje sou uma pessoa melhor do que era há 10 meses e 13 dias”, tempo em que está em Santa Gertrudes. “Importante nos colocar à disposição do Senhor, mesmo com nossas falhas, Ele nos faz melhor, nos faz crescer”, e finalizou orando pelo povo da Cidade e abençoando o Plenário Íria Hansen.

Gino relatou a importância em ter um novo membro na comunidade local e ratificou: “é preciso ter Deus em primeiro lugar e todos estamos cientes que conceder este título é fazer jus a tudo que o Padre tem feito pelo nosso povo. Obrigado e parabéns”.

“É uma alegria e uma honra ter no registro da Câmara o Título de Cidadão ao padre Paulo, pelo seu trabalho social, por levar a palavra de Deus a todas as casas do Município, temos gratidão por isso”, disse Wilian Bento, encerrando a sessão.

Edmilson Valdanha, responsável pelo cerimonial da noite, anotou as presenças dos vereadores e do Prefeito, já citados, dos ex-vereadores Antonio Carlos Candido (Gordinho) – ex-presidente da Casa, Carlos Albeto do Carmo (Carlinhos Bronw), e Glalson Chamon da Silva; e do diácono Wagner Aparecido Pedroso. Os vereadores Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-União Brasil), e Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), foram representados na noite por seus assessores.

Padre Paulo

Nasceu em Santa Bárbara D’Oeste-SP, dia 27 de janeiro de 1979, filho de Luísa Maria Strapasson Carlos e Sérgio Carlos (in memorian). É membro da comunidade de vida “Corpus Christi”.

Foi ordenado diácono em 2012 e ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Fernando Mason, em julho do mesmo ano, na Catedral Diocesana de Piracicaba.

Foi vigário-paroquial da Paróquia São José, em Santa Bárbara d’Oeste; reitor do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição; animador diocesano da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas; membro do Conselho Diocesano de Formação, Ordens e Ministérios; e pároco da Paróquia Santa Catarina, em Piracicaba.

Residiu em Roma (2018-2020), no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde cursou mestrado em teologia com ênfase na área de História da Igreja, na Pontifícia Universidade Santa Cruz.

É pároco da Paróquia São Joaquim, desde fevereiro deste ano, e coordenador do Centro Documental da Diocese de Piracicaba. Realizou o restauro da Capela São Joaquim, a criação de novas pastorais, movimentos e grupos, adquiriu novos terrenos para a Capela Nossa Senhora Aparecida, além de aperfeiçoar a vida pastoral e litúrgica. Também, através de seu pedido ao Bispo Diocesano, Santa Gertrudes se tornou copadroeira da Paróquia.

Publicado em: 19 de dezembro de 2023