Habitação: Secretário esclarece projetos

Atendendo convocação do presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), o secretário Municipal de Habitação, Felipe Penedo, esteve na sede do legislativo para se reunir com vereadores. O encontro na manhã do dia 8 de novembro teve como pauta a construção de casas populares.

Há alguns meses, vereadores relatam questionamentos de munícipes sobre o andamento dos projetos de construções habitacionais, como o verificado durante a sessão ordinária do dia 16 de outubro. Na tribuna, Luiz Basso (PL), indagou “como estão as tratativas para a construção das casas populares, se o projeto está aprovado pelo banco financiador, e previsão para o início e conclusão das obras”; e Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), seguiu a mesma linha: “quais iniciativas foram efetuadas até o momento para que nós vereadores, ao sermos questionados, possamos transmitir aos munícipes informações solidas e evidentes”.

Penedo relatou que o projeto das unidades habitacionais que serão construídas na área do Recanto Flafer, denominado Estação Gramado, está tramitando no banco financiador, a Caixa. Ele explicou que, inicialmente o conjunto seria de apartamentos, mas com a mudança para casas térreas, toda rede de esgoto precisa ser reavaliada e está em estudo como instalar as tubulações de forma segura. O solo da área é úmido e uma alternativa, explicou, é a rede ser implantada no subterrâneo das áreas vizinhas, passar debaixo de terrenos particulares, mas para isso, é necessário a autorização dos proprietários. O Estação Gramado será formado por 175 unidades.

Outro projeto em desenvolvimento no Município é um conjunto habitacional construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). São 84 unidades habitacionais: 40 imóveis ocuparão área no Nova Santa Gertrudes, e 44 entre os bairros jardins Verona e Veneza. Segundo informou o Secretário, o convênio está concluído, faltando “destravar” problema na matrícula do empreendimento.

O déficit habitacional em Santa Gertrudes ultrapassa 1 mil moradias, segundo cadastro realizado pela Prefeitura. As inscrições para os interessados em adquirir imóvel devem ser feitas pelo site da Prefeitura, ou seguir o link https://inscricaohabitacao.santagertrudes.sp.gov.br/login . Só é permitido um cadastro por CPF.

Para estar apto a comprar um dos imóveis é necessário residir em Santa Gertrudes, ou trabalhar na Cidade, há mais de cinco anos, e não ser beneficiário de programa habitacional em qualquer lugar do Brasil, nos últimos 30 anos.

Nas fotos, Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), Luiz Basso, Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), o presidente dr. Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), o secretário Felipe Penedo, e Alan Felipe Basteli (PSD).

Publicado em: 14 de novembro de 2023