Novembro: mês de combate à discriminação racial

Dez documentos foram aprovados durante a sessão ordinária desta semana, sendo dois projetos, um requerimento e sete moções. Deu entrada o Projeto de Lei 80 (PL), que institui no calendário oficial de eventos o 8 de outubro como Dia do Nordestino, autoria de Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos). O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), encaminhou o PL para os trâmites legais.

Na ordem do dia da 23ª sessão ordinária, realizada dia 9 de outubro, receberam aval, em primeira discussão, o PL 77, de Alan Felipe Basteli (PSD), que institui novembro como o mês de combate à discriminação racial e reflexão sobre questões raciais; e, em votação única, o Projeto de Decreto Legislativo 9, iniciativa do vereador Luiz Basso (PL), concedendo título de Cidadão Santa-Gertrudense ao pastor Ricardo Guarany Nogueira.

Dr. Marcelo apresentou proposta de Moção de Aplausos e Reconhecimento ao médico veterinário Luciano Castellar das Neves, pelos serviços prestados na promoção da Saúde e bem-estar dos animais, e à Regina Belotto, protetora de animais, pelos serviços prestados e dedicação aos animais; Luiz Basso (PL), e Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB),  homenageiam com moções de Aplausos e Reconhecimento as conselheiras tutelares eleitas: Marluci Gomes Cezário, Crislaine Serafim de Jesus dos Santos, Gediane da Silva Honorato de Souza, Edna Vieira da Silva e Maia Aparecida Tonin. Via requerimento, dr. Marcelo solicita implantação de estacionamento na Rua Santa Gertrudes, próximo ao linhão. Todas as proposituras foram aprovadas.

Encerrada a ordem do dia, dr. Marcelo se ausentou e solicitou a Willian Bento (PTB), para assumir a presidência e foi atendido. O Vice-Presidente chamou os vereadores inscritos para a tribuna. Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), iniciou os pronunciamentos e agradeceu aos organizadores, em especial ao padre Paulo Sérgio Carlos e equipe, da Missa Campal em louvor a São Francisco de Assis e bênção dos animais, que aconteceu no dia 8 de outubro, no Parque Ruy Raphael da Rocha. Luiz Basso parabenizou a equipe masculina sub-18, que se sagrou campeã do Torneio Regional de Vôlei; e relatou reunião envolvendo a Polícia Militar, Associação Comercial (Acisg), e Conseg (Conselho Municipal de Segurança), entre outros, onde foi traçado um plano para melhorar a segurança pública, intensificando ações, e apresentar as novas atribuições dos profissionais que participam da Atividade Delegada. Finalizando, Basso convidou a população para a Festa da Crianças, que acontece dia 12, a partir das 14 horas, no Parque Ruy Raphael da Rocha, e lembrou que o dia 12 é, também, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Clayton do Espetinho apresentou reclamação da quadra de areia da Rua Santa Isabel, que “está alagada” e cobrou da Secretaria de Esportes que acione da empresa responsável pela construção, indagando se foi feito sistema de drenagem na quadra e, caso não, para fazer.

Indicações

Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), pede ao Prefeito, destinar um funcionário para trabalhar como zelador na praça da igreja São José.

Clayton do Espetinho propõe instalar um ponto de ônibus próximo a quadra do Jardim Faxina.

Dr. Marcelo solicita instalação de redutor eletrônico de velocidade na Avenida 1, em frente à EE Pedro Raphael da Rocha; de cobertura nos pontos de espera do transporte para as creches; e tapar o buraco no Pontilhão Alcides Milani, sentido Avenida Rêmolo Tonon.

Willian adjunta implantar uma creche ou centro dia do idoso; e, à Secretaria Municipal de Obras, realize procedimento para aumentar a pressão da água na lavanderia da Creche Pinguinho de Gente.

Washington dos Vasos aponta necessidade de reforma e limpeza no bebedouro do parquinho da Rua Santa Isabel; e poda dos galhos da árvore situada defronte a oficina da Rua São Marcos, altura do número 626.

Basso pleiteia melhorar o serviço de limpeza das vias públicas, e que seja realizado diariamente nos seguintes locais: Avenida 1 (entre as ruas 7 e 8); e Avenida Santo António (entre as ruas Vereador Henrique Hegues e Vereador Gregório Aparecido Swenson); instalar redutor de velocidade e uma torneira d’água na Rua Santa Gertrudes, nas proximidades da Avenida Remolo Tonon, próximo das casinhas de abrigo de gatos.

Alan Felipe Basteli (PSD), aponta à Secretaria de Obras, conclusão das obras da calçada na Avenida Santo Antônio, nas calçadas da Emei Lygia Buschinelli e da Creche Pinguinho de Gente Sebastião Garcia; reforçando pedido de 2021, avaliação da situação na Rua Ipeúna, no cruzamento com a Avenida Piracicaba, onde foram obstruídos dois bueiros.

Sivaldo da Água sugere implantação de um programa de cumprimento de penas alternativas, para que as pessoas cumpram a determinação atuando exclusivamente para causas ambientais; ao Executivo, acionar o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), para instalar um guard-rail, na Rodovia Constante Peruchi, entre o Jardim Parque Industrial e o Jardim Paulista; substituir as tartarugas da travessia entre a Rua Nestor Timoni e o semáforo na via lateral a Emef Cecy Apparecida Rocha de Aguiar; e à Secretaria de Educação, solicitar ao Corpo de Bombeiros que realize palestras nas escolas municipais, através do programa “Bombeiro Educador”.

A próxima reunião está agendada para o dia 16 de outubro, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara e, também, pela Rádio Jovem Pan News, 1410,0 AM ou 106,1 FM.

Publicado em: 11 de outubro de 2023